Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
RobôAutoforum

[4r]Teste: o que falta no Fiat Argo 1.3 CVT, o automático mais barato do Brasil

Recommended Posts

A Fiat prepara para 2026, no Brasil, um compacto inédito baseado no novo Grande Panda europeu. Por aqui, ele substituirá, de uma só vez, Mobi e Argo, ocupando o lugar dos dois hatches também na fábrica de Betim (MG).

Enquanto isso não acontece, os veteranos buscam novidades para resistirem por ao menos mais um ano. O Mobi passa a ter, enfim, motor 1.0 de três cilindros, e o Argo investe em coisas mais discretas – mas que acabam por diferenciar o modelo de sua feição anterior.

Testamos a versão Drive 1.3 do Argo 2026, a mais barata com câmbio automático, e que parte de R$ 102.990. Sem alterações visuais em lataria, a maior novidade do Argo 2026 está no conjunto de iluminação, na dianteira: as versões com motor 1.3 ganham faróis full-led de série.

Fiat Argo Drive 1.3 CVT 2026<span class="hidden">–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas

Além da aparência mais moderna e refinada (com traços que remetem a seu sucessor, o Grande Panda), os faróis também dão mais segurança ao hatch, já que a iluminação evolui de forma significativa. Há boa intensidade da luz, altura adequada do facho e uma eficiente cobertura lateral. O facho alto também cumpre muito bem seu papel, já que têm sido frequentes faróis com funções altas sem tanta eficiência.

Não há, porém, acendimento automático e os faróis de neblina, também de led, são opcionais.

Continua após a publicidade
Fiat Argo Drive 1.3 CVT 2026<span class="hidden">–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas

De série, o Argo Drive 1.3 é equipado com piloto automático, assistente de partida em rampas, ar-condicionado analógico, computador de bordo, direção elétrica, monitoramento de pressão dos pneus, vidros elétricos dianteiros, volante multifuncional e rodas de 15” de aço, com calotas. Também é de fábrica a central com tela de 7”, que tem como novidade a conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay.

Compartilhe essa matéria via:

A unidade cedida para testes estava equipada com o pacote opcional S-Design, que custa R$ 4.090 e oferece bom custo/benefício. Ele acrescenta, além dos já falados faróis de neblina de led, vidros elétricos traseiros, ar digital, retrovisores externos elétricos, volante com revestimento sintético, rodas de liga leve de 15” escurecidas, sensores de ré, chave presencial, alças de segurança no teto e logotipos escurecidos.Câmera de ré não é oferecida nem como opcional e há apenas dois airbags, a maior falta do modelo.

Fiat Argo Drive 1.3 CVT 2026<span class="hidden">–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas
Continua após a publicidade

Por dentro, o acabamento mescla materiais (e, agora, tem colunas e teto em preto), mas é simples e tem problemas de montagem, com rebarbas e vãos irregulares, e dispensa até apoios macios para os braços nas portas.

O quadro de instrumentos analógico também mostra simplicidade, apesar de ser funcional. Mas há um cuidado curioso nos poucos porta-objetos, que têm o assoalho emborrachado. Isso faz com que os objetos não rolem ou se tornem barulhentos.

Fiat Argo Drive 1.3 CVT 2026<span class="hidden">–</span>Fernando Pires/Quatro RodasFiat Argo Drive 1.3 CVT 2026<span class="hidden">–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas

Quanto ao espaço, duas pessoas de até 1,75 m podem viajar com conforto suficiente no banco traseiro. O porta-malas, por sua vez, tem 327 litros líquidos ou 300 litros VDA, que é a medida padrão da indústria.

Continua após a publicidade

A suspensão dá, o banco tira Na mecânica, nada muda. O modelo segue equipado com motor 1.3 aspirado de 98/107 cv (gasolina/etanol) e 13,2/13,7 kgfm (g/e), e câmbio automático CVT com sete marchas simuladas.

Fiat Argo Drive 1.3 CVT 2026<span class="hidden">–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas

Não é, definitivamente, um conjunto feito para esportividade, e sim para conduções urbanas, com esporádicas rodagens rodoviárias. Pensando assim, o Argo cumpre bem o seu papel, com uma condução urbana ágil e confortável.

Assine as newsletters QUATRO RODAS e fique bem informado sobre o universo automotivo com o que você mais gosta e precisa saber. Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter
Carregando
Aceito receber ofertas produtos e serviços do Grupo Abril.

Cadastro efetuado com sucesso!

Você receberá nossa newsletter todas as quintas-feiras pela manhã.

Na estrada, ele também segue bem: não há fôlego de sobra, mas permite ultrapassagens seguras e, em velocidades de cruzeiro, o câmbio CVT mantém o giro baixo para maior conforto acústico e melhor consumo de combustível.

Continua após a publicidade
Fiat Argo Drive 1.3 CVT 2026<span class="hidden">–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas

Fiat Argo Drive 1.3 CVT 2026

Caso seja necessária agilidade maior, o modo Sport (acionado por um botão no volante) eleva o giro do motor e deixa o hatch com respostas mais rápidas. Nos nossos testes, feitos com gasolina, ele foi de 0 a 100 km/h em 14,2 segundos. As médias de consumo ficaram em 12,8 km/l, na cidade, e 14,5 km/l, na estrada.

A direção leve reforça a proposta citadina, bem como sua suspensão confortável, com amortecedores de cursos longos, mas com robustez. Ou seja, o hatch absorve bem as irregularidades e passa sem pancadas por superfícies ruins, mas trabalha em silêncio e não chacoalha exageradamente, mostrando que aquilo não é um problema para ele.

Fiat Argo Drive 1.3 CVT 2026<span class="hidden">–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas
Continua após a publicidade

Por outro lado, leva-se um tempo para se encontrar a posição ideal de dirigi-lo, já que a coluna de direção só tem ajuste de altura, e não de profundidade. Some isso aos bancos dianteiros com espuma mais fina, o que prejudica o conforto no assento e na lombar.

O Argo 2026 mudou pouco, mas incluiu itens relevantes e se mantém como uma boa opção de automático de entrada. Porém, sua lista de equipamentos é modesta e o pacote opcional é quase que obrigatório – só não corrige a falta de mais airbags.

Veredicto – Um dos carros automáticos mais baratos do país, o Argo 2026 segue atraente. Mas o porta-malas pequeno e a falta de mais airbags e de ajustes na coluna de direção são os maiores vilões do modelo.

Teste de desempenho e consumo – Fiat Argo Drive 1.3 CVT

Aceleração
0 a 100 km/h 14,2 s
0 a 1.000 m 35,9 s / 143,1 km/h
Velocidade máxima 170 km/h
Retomadas
D 40 a 80 km/h 6 s
D 60 a 100 km/h 7,9 s
D 80 a 120 km/h 11,8 s
Frenagens
60/80/120 km/h a 0 17,5/29,1/61,9 m
Consumo
Urbano 12,8 km/l
Rodoviário 14,5 km/l
Ruído interno
Neutro/RPM máx. 45,5/68,7 dBA
80/120 km/h 66,8/73,1 dBA
Aferição
Velocidade real a 100 km/h 99 km/h
Rotação do motor a 100 km/h 2.100 rpm
Volante 2,7 voltas
Seu Bolso
Preço básico R$ 102.990
Garantia 3 anos

Ficha técnica – Fiat Argo Drive 1.3 CVT

  • Motor: flex, diant., transv., 4 cil. , 8V, 1.332 cm3; 98/107 cv a 6.000/6.250 rpm (gasolina/etanol), 13,2/13,7 kgfm a 4.000/4.250 rpm (g/e)
  • Câmbio: aut., CVT, 7 marchas simuladas, tração dianteira
  • Direção: elétrica Suspensão: McPherson (diant.), eixo de torção (tras.)
  • Freios: disco vent. (diant.) e tambor (tras.) Pneus: 185/60 R15
  • Dimensões: compr., 403,1 cm; larg., 172,4 cm; alt., 151,4 cm; entre-eixos, 252,1 cm; porta-malas, 327 l; tanque de combustível, 45 l; peso, 1.140 kg
Publicidade

View the full article

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...