Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
RobôAutoforum

[4r]VW Jetta Variant 2.5 é perua dos sonhos por menos de R$ 40.000

Recommended Posts

VW Jetta VariantFrente antiga (foto) mudou em 2011, com novos faróis, grade e para-choquesMarco de Bari/Quatro Rodas

Praticamente extinto, o segmento de peruas médias foi disputado na década passada por Toyota Fielder, Renault Megane Grand Tour e Peugeot 307 SW. Mas acima delas havia uma alternativa mais cara, recheada de torque, potência e equipamentos: a vistosa VW Jetta Variant.

Feita no México e derivada do Golf de quinta geração (que não veio ao Brasil), estreou em 2008 por um preço alto, mas compensado pela mecânica bem acertada e pelo alto padrão de acabamento.

A Jetta Variant preza pela esportividade: ape­sar de rígidas, as suspensões Mc­Pher­son à frente e multilink atrás  garantem excelente comportamento dinâmico, auxiliadas pela direção elé­trica e controles de tração, estabilidade e ABS com distribuição de frenagem, tudo para acompanhar o sonoro 2.5 de cinco cilindros e 170 cv a gasolina.

VW Jetta VariantPorta-malas leva até 505 litros de bagagemMarco de Bari/Quatro Rodas

É responsável pelo bom desempenho, como o 0 a 100 km/h em 10,3 segundos, mas penaliza o consumo: 7,4 km/l na cidade e 10,7 na estrada.

Bem equipada, a perua só tinha quatro opcionais: teto solar panorâmico, faróis de xenônio, bancos de couro e pintura metálica. Tudo mais era de série: seis airbags, ar bizona, rodas de aro 17 e um padrão de acabamento acima da média.

Continua após a publicidade
VW Jetta Variant

Com 2,58 metros de entre-eixos o espaço é bom para quatro adultos e o porta-malas comporta 505 litros.

As melhores versões estão a partir da linha 2011: reestilizada, recebeu faróis, grade e para-choque novos e rodas exclusivas. Por dentro, painel redesenhado, volante do Passat CC, som com tela de 6,5 polegadas e dez alto-falantes e couro de série.

Ganhou ainda sensor dianteiro de estacionamento e o Coming & Leaving Home, que liga os faróis quando o motorista chega ou deixa o veículo.

VW Jetta Variant
Continua após a publicidade
VW Jetta Variant

A Jetta é uma perua de muitas virtudes e poucos defeitos: a alta desvalorização a deixou barata (compra-se uma a partir de R$ 32.707), ela não apresentou problemas crônicos em seus seis anos de mercado e é muito bem vista pelas oficinas, que elogiam sua robustez e confiabilidade.

A Jetta só decepciona mesmo no custo de uso: o consumo é alto e as peças de reposição são caras até no paralelo.

VW Jetta Variant

Problemas e defeitos da VW Jetta Variant

Câmbio – A transmissão sequencial de seis marchas é famosa pela suavidade, por isso trancos entre as trocas indicam desgaste no corpo de válvulas e solenoides. A troca de toda a caixa pode chegar a R$ 6.000.

Continua após a publicidade

Trizetas – Rodar com o corpo de válvulas desgastado provoca trancos, que por sua vez desgastam as trizetas, ocasionando vibração das rodas dianteiras. Muitas vezes, só a troca dos semieixos resolve.

Teto panorâmico – O entupimento dos drenos causa a infiltração de água no teto, que pode comprometer toda a forração interna. Outros problemas são os estalos provocados por sujeira e lubrificação incorreta e a inutilização da cortina.

Lavadores de farol – Essenciais para o correto funcionamento da luz de xenônio, são danificados em colisões dianteiras e nem sempre reparados: vale checá-los, pois cada um custa ao menos R$ 730.

Ar-condicionado – Verifique se ele resfria e se os displays estão legíveis. Caso o compressor esteja travado, o conserto não sai por menos de R$ 2.700.

Freios – Ruído em piso irregular é indício de pastilha solta, causada pela ausência ou defeito na presilha. Basta repor ou substituí-la, que custa R$ 36 a unidade.

Continua após a publicidade
VW Jetta Variant

A voz do dono 

  • Nome: Osiris Brasil
  • Idade: 71 anos
  • Profissão: médico
  • Cidade: São Paulo (SP)

O que eu adoro – “Um carro completo em todos os sentidos: torque, potência, estabilidade e um padrão de conforto garantido por itens como ar bizona e bancos aquecidos. O pacote de segurança também é ótimo.”

O que eu odeio – “O consumo é bem elevado, principalmente para quem se empolga com o ronco do motor. As peças de reposição são caras e por se tratar de uma perua, a procura é baixa, acentuando sua desvalorização.”

Preço médio dos usados (FIPE)
2008 2009 2010 2011 2012 2013
Jetta Variant 2.5 20V A/T R$ 38.675 R$ 41.305 R$ 46.899 R$ 53.693 R$ 55.036 R$ 64.502

 

Publicidade

View the full article

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...