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[4r]Quando Quatro Rodas foi atrás dos dez carros mais antigos do Brasil

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Em 1961, QUATRO RODAS lançou um concurso procurando o automóvel mais antigo do Brasil. Foram 12 meses recebendo cartas com fotos. Veja aqui os vencedores:

1o – Voiture Clément Nº 475 1895

Clément foi um grande construtor de carruagens de Paris. O modelo, encontrado no estado da Bahia, é o de número 475 e tinha todo o motor e parte mecânica construídos pela Panhard & Levassor. Este foi o automóvel mais antigo encontrado no Brasil em nosso concurso. O Voiture Clément pertencia aos herdeiros de José Henrique Lanat, industrial francês que o importou.

2o – Chase Truck F 1896

Chase<span class="hidden">–</span>Reprodução/Quatro Rodas

Um dos primeiros carros a circular em Porto Alegre (RS), o Chase Modelo F 1986, de fabricação americana, só chegou ao Brasil em 1906. Era equipado com motor três-cilindros. Seu proprietário da época do concurso o comprou em 1923 e o tinha em bom estado de conservação até então.

3o – OldsMobile 1903/1906

Reprodução<span class="hidden">–</span>Reprodução/Quatro Rodas

Este Oldsmobile de ano de fabricação entre 1903 a 1906 pertencia à General Motors do Brasil e estava participando de um desfile comemorativo na cidade de Avaré, no interior de São Paulo, quando foi flagrado pelo leitor Marcio Leite Froes. Era equipado com motor de um cilindro e transmissão por corrente.

4o – Le Zebre 1904

Reprodução<span class="hidden">–</span>Reprodução/Quatro Rodas
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Este foi o primeiro carro enviado para nosso concurso e também um dos primeiros modelos restaurados no Brasil. Ele foi adquirido em um ferro-velho em Minas Gerais por Roberto Giorgi, que na época pagou 50.000 cruzeiros pela relíquia. Era francês e tinha motor de 1 cilindro e 5 cv.

5o – Ford T 1919

Reprodução<span class="hidden">–</span>Reprodução/Quatro Rodas

Este modelo T é todo original e possui motor de quatro cilindros. Foi adquirido em 1923 por seu então proprietário Antônio Caires, que o utilizava sem parcimônia, realizando viagens para Brasília, partindo de Araraquara “em menos de 26 horas”, uma façanha para o carro e para o motorista.

6o – Ford 1922 “Bigode”

Reprodução<span class="hidden">–</span>Reprodução/Quatro Rodas

Sr. Lafaiete, de Santa Rita de Sapucaí (MG), enviou fotos de seu “ford de bigode” e contou que utilizava o carro com frequência, inclusive em viagens interestaduais e nunca ficou na mão. Além disso, se colocou à disposição para fornecer peças da Ford de seu estoque pessoal a quem interessar.

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7o – Chevrolet K 1925

Reprodução<span class="hidden">–</span>Reprodução/Quatro Rodas

Chegou ao Brasil em 1933, em Porto Alegre (RS), e seu atual dono, José Dioclécio Pereira de Souza, que nos mandou a foto, o havia comprado recentemente por 100.000 cruzeiros. O veículo encontrava-se em perfeitas condições e só havia feito retífica de motor uma única vez.

8o – Maxwell 1926

Reprodução<span class="hidden">–</span>Reprodução/Quatro Rodas

Este exemplar da extinta Maxwell Motor Company (1904-1925) ficou parado por anos, por falta de motorista, em Perdões (MG), até que o leitor Antonio Afonso de Carvalho o adquiriu. Possui motor de quatro cilindros, que geram 30 cv.

9o – Fiat 520 1928

Reprodução<span class="hidden">–</span>Reprodução/Quatro Rodas
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O Fiat 520 Double Phaeton foi adquirido em 1958 e passou dois anos sendo restaurado. O dono, Otto Werner Nolte, contou que, depois de recuperado, viajou com o carro, de Niterói (RJ) até Itajaí (SC), durante três dias, sem nenhum problema.

10o – Garden Motor Co. 1928

Reprodução<span class="hidden">–</span>Reprodução/Quatro Rodas

Fabricado em Saint Louis, nos EUA, em 1928, foi adquirido em 1930 por Floriano Aguiar Mattos, de Niterói (RJ), que garantiu que 31 anos depois ainda funcionava perfeitamente: “Gosta de gasolina, mas não dá despesas de oficina”, disse.

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