Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
RobôAutoforum

[4r]Chevrolet prepara-se para deixar a China após fracasso do Onix Plus e Tracker

Recommended Posts

O mercado chinês continua em transformação e quem está se dando mal são as fabricantes tradicionais, que estão muito atrás na eletrificação em comparação com as montadoras locais. A Chevrolet é uma delas e a situação está tão difícil que a GM estaria considerando encerrar as vendas da marca na China.

É o que dizem diversos sites chineses, citando uma fonte familiarizada com o planejamento da Chevrolet no país. A fabricante supostamente teria adiado indefinidamente todos os projetos que não tiveram sua a produção iniciada recentemente e ainda estaria pronta para tirar de linha, aos poucos, outros modelos.

Chevrolet Trailblazer RSChevrolet Trailblazer RSDivulgação/Chevrolet

A joint venture SAIC-GM estaria preparando três novos veículos. Um deles seria o Trailblazer EV (Projeto C223), o segundo um SUV (Projeto C1YC-2) e o terceiro é a nova geração do Trailblazer (Projeto D2UC-2 ICE) – este último, um modelo monobloco diferente do que é vendido no Brasil, baseado na S10.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

O desempenho da Chevrolet na China tem piorado a cada ano. Em 2018, a marca vendeu 641.320 veículos e tinha 2,8% de participação no mercado. Dois anos depois, em 2020, já emplacou metade disso, com 309.155 veículos vendidos. Em 2024, chegou a 52.774 unidades comercializadas, uma queda de 68,7% ante 2023. Neste ano, de janeiro a abril, emplacou apenas 5.314 veículos e sua participação de mercado ficou em 0,1%.

Chevrolet-Monza-2022

Este resultado parcial de 2025 representa aproximadamente 1.300 carros emplacados por mês, 97,6% a menos do que em 2018, quando a Chevrolet vendia cerca de 54.300 unidades mensais. E 80% das vendas da Chevrolet este ano foram do Monza.

Continua após a publicidade

Atualmente, a Chevrolet tem somente um carro elétrico à venda na China, o Menlo EV, um SUV cupê exclusivo para o país e que foi o primeiro elétrico a carregar o logo da marca no país. Além dele, o outro carro eletrificado é o Equinox PHEV, outro modelo exclusivo do mercado chinês.

Chevrolet Equinox Plus PHEV híbrido<span class="hidden">–</span>Divulgação/Chevrolet

Esta falta de opções eletrificadas deixou a marca norte-americana fora do novo status quo da industria automotiva chinesa, em um cenário em que a adoção de carros elétricos chegou a quase 50% em 2024.

Continua após a publicidade

Oficialmente, o gerente geral da SAIC-GM, Lu Xiao, negou os rumores e disse que não iria desistir da Chevrolet. Porém, algumas mídias chinesas afirmam que muitas pessoas dentro da joint venture vêem a declaração como uma forma de conter os danos e garantir aos clientes que a SAIC-GM ainda cuidará do pós-venda.

Assine as newsletters QUATRO RODAS e fique bem informado sobre o universo automotivo com o que você mais gosta e precisa saber. Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter
Carregando
Aceito receber ofertas produtos e serviços do Grupo Abril.

Cadastro efetuado com sucesso!

Você receberá nossa newsletter todas as quintas-feiras pela manhã.

Esta decisão afetaria, inicialmente, apenas a Chevrolet. Tanto a Cadillac quanto a Buick ainda têm força no país, ambas com mais modelos elétricos e híbridos plug-in disponíveis no portfólio, além de ter uma imagem melhor.

Continua após a publicidade

Como fica o Brasi?

Com o possível fim da operação da Chevrolet na China, aparecem as dúvidas sobre o futuro da família Onix. O modelo atual foi desenvolvido junto com os chineses, inclusive na criação da plataforma.

Sem a participação do país, a divisão brasileira pode voltar a fazer todo o desenvolvimento de uma próxima geração do Onix e do Tracker, da mesma forma em que criou a picape Montana e agora trabalha em um SUV compacto abaixo do Tracker, previsto para 2026. Um dos caminhos é uma parceira com a Hyundai, que já está sendo alinhavada e envolve o Brasil.

Publicidade

View the full article

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...