Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

The Bomb

Circuito Atenuador

Recommended Posts

Como vi nos artigos e alguns aqui do forum me ajudaram... eu fiz o cirquito atenuador pra regular o ganho do amp

Poooo num da ceerto.... eu coloco o multimetro e chega a quase 60v e num pode passar de 1v.... eu mecho no potenciomentro e num muda nada... sera q liguei errado o potenciometro???

Alguem pode me ajudar?? valeu

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

sugestão faz uma figura da sua montagem e coloca ae pra gente poder t ajudar...

qq coisa tamu ae

abs :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

V6e como vc ligou o potenciômetro... com o eixo dele virado pra vc, o primeiro terminal vai ligado ao terra e ao - da saída do amp, o do meio vai pro computador, o da direita é o que vai ligado ao + do amp. Quanto mais pra esquerda, mais ele atenua.

Compartilhar este post

Link para o post
V6e como vc ligou o potenciômetro... com o eixo dele virado pra vc, o primeiro terminal vai ligado ao terra e ao - da saída do amp, o do meio vai pro computador, o da direita é o que vai ligado ao + do amp. Quanto mais pra esquerda, mais ele atenua.

Xiiii errei ai!!!!

dexa eu descobri como posta foto q eu coloco aki

Compartilhar este post

Link para o post
Tah ai a foto

Foto do circuito

Já tentou medir a resistencia para ver se esta ok? Coloca na escala para medir resistencia (20K), uma ponta na entrada positiva e a outra ponta na saida positiva, gire o potenciometro e veja se a resistencia varia!

Mais uma coisa, solde um fio no terceiro pino do potenciometro (o qual não esta sendo usado) e a outra ponta solde na entrada ou saida do negativo.

Compartilhar este post

Link para o post

ok eu consegui fazer funcionar!!!

Agora regulando apareceu uma duvida...

deixei em 1v no multimetro e fui subindo o ganho no amp... ai qnd passa de 1v no multimetro eu abaixei no potenciomentro... agora ai q tá.. se o ganho to amp tiver no talo e o pontenciometro tive baixinho não da distorção... e qndo o ganho do amp ta baixo e o potenciomentro ta no talo da distorção!!

qp0rra eh essa???

Compartilhar este post

Link para o post

deixei em 1v no multimetro e fui subindo o ganho no amp... ai qnd passa de 1v no multimetro eu abaixei no potenciomentro... agora ai q tá.. se o ganho to amp tiver no talo e o pontenciometro tive baixinho não da distorção... e qndo o ganho do amp ta baixo e o potenciomentro ta no talo da distorção!!

qp0rra eh essa???

Opa... só um detalhe... solde um fio fino qualquer, entre o pino do potenciômetro que vc "deixou" e o - do corzus e terra do cabo. Isto já vai deixar seu circuito mais "amistoso".

Em relação a regulagens... Este circuito, se vc ligar o pino que falta ali, vai funcionar mais ou menos como um divisor entre 10 e infinito (o "infinito" não vai existir do jeito que está aí, o que pode elimitar a escala de leituras possíveis).

Do jeito que está hoje, vc teria, no máximo, uma resistência em série com a entrada de 110K ohms. Assumindo que a entrada da sua placa de som possui 10K ohms de impedância, vc tem uma divisão entre 10 e 11 APENAS. Se a sua placa tem 100K de impedância de entrada, a situação é pior... vc tem apenas entre 1 e 1,1 de fator de divisão, o que não é nada! Portanto, do jeito que está hoje, tua leitura vai ser algo imprevisível.

Solda isto aí, regula direitinho, e aproveita.

Compartilhar este post

Link para o post

deixei em 1v no multimetro e fui subindo o ganho no amp... ai qnd passa de 1v no multimetro eu abaixei no potenciomentro... agora ai q tá.. se o ganho to amp tiver no talo e o pontenciometro tive baixinho não da distorção...  e qndo o ganho do amp ta baixo e o potenciomentro ta no talo da distorção!!

qp0rra eh essa???

Opa... só um detalhe... solde um fio fino qualquer, entre o pino do potenciômetro que vc "deixou" e o - do corzus e terra do cabo. Isto já vai deixar seu circuito mais "amistoso".

Em relação a regulagens... Este circuito, se vc ligar o pino que falta ali, vai funcionar mais ou menos como um divisor entre 10 e infinito (o "infinito" não vai existir do jeito que está aí, o que pode elimitar a escala de leituras possíveis).

Do jeito que está hoje, vc teria, no máximo, uma resistência em série com a entrada de 110K ohms. Assumindo que a entrada da sua placa de som possui 10K ohms de impedância, vc tem uma divisão entre 10 e 11 APENAS. Se a sua placa tem 100K de impedância de entrada, a situação é pior... vc tem apenas entre 1 e 1,1 de fator de divisão, o que não é nada! Portanto, do jeito que está hoje, tua leitura vai ser algo imprevisível.

eu ja soldei... fiz como vc falou mas acontece isso q eu falei ai em cima....

Compartilhar este post

Link para o post

deixei em 1v no multimetro e fui subindo o ganho no amp... ai qnd passa de 1v no multimetro eu abaixei no potenciomentro... agora ai q tá.. se o ganho to amp tiver no talo e o pontenciometro tive baixinho não da distorção...  e qndo o ganho do amp ta baixo e o potenciomentro ta no talo da distorção!!

qp0rra eh essa???

Então... vc já calibrou a placa de som?

Compartilhar este post

Link para o post

qp0rra eh essa???

Então... vc já calibrou a placa de som?

ixi... tem q fazer isso eh??? como faz?? num eh soh abri o TrueRTA e bota pra toca o player?

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...