Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
RobôAutoforum

[4r]É certo pisar na embreagem para dar partida no motor do carro?

Recommended Posts

Pisar na embreagem ao dar a partida é uma das dicas que ouvíamos dos nossos pais e avós a respeito a carros com pouca dose de tecnologia. Saiba que os carros evoluíram, ganharam injeção direta, aceleradores eletrônicos, assistência elétrica na direção, porém simples recomendações ainda garantem a maior duração dos componentes.

Aquela pisada no pedal da embreagem ainda ajuda, não só por questões de segurança – vai que o carro está engrenado? Ao desacoplar o sistema na hora de virar a chave, o conjunto fica mais leve, especialmente na primeira partida do dia. Muitos carros manuais, inclusive, só ligam ao pisar na embreagem.

Isso quer dizer que o motor de partida poderá trabalhar mais “leve”. Imagine o esforço: após tanto tempo parado, há menos vestígio de lubrificante em muitas partes do motor. Além disso, óleo, motor e câmbio não estão na temperatura ideal e ao ligar você estará arrastando algumas engrenagens.

A longo prazo, pisar na embreagem vai fazer o sistema durar mais.

E como ficam os carros automáticos nessa? Bem, na hora da partida o conversor de torque (que é quem acaba fazendo a função da embreagem) deixa o motor trabalhar “solto”, sem o peso do câmbio (que também depende da circulação do seu lubrificante). Isso também vale para a maioria dos câmbios CVT, porque alguns têm acoplamento por embreagem. E os câmbios de dupla embreagem estarão desacoplados na partida do motor.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Aliás, dar partida no motor com ar-condicionado e faróis desligados também permanece válido. Apesar de mais modernas e com corrente maior, as baterias são mais exigidas em tais situações, o que reduz sua vida útil. Muitos carros já desligam esses sistemas automaticamente na hora da partida.

Mas nem pense em descansar o pé na embreagem enquanto estiver dirigindo. Por mais leve que seja a pressão exercida, ainda basta para gerar o acionamento mínimo do sistema. Ou seja: atrito e desgaste desnecessários do conjunto. Só pise na embreagem para arrancar com o carro, para trocar as marchas e, claro, quando estiver prestes a parar o carro, para não forçar o motor até desligar.

Publicidade

View the full article

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...