Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
RobôAutoforum

[4r]Nissan fechará sete fábricas e poderá demitir até 20.000 para sair de crise

Recommended Posts

A Nissan divulgou um novo plano de reestruturação global, denominado Re:Nissan, nesta semana. Trata-se da sua reação ao prejuízo recorde de 5 bilhões no ano fiscal de 2024 e ao risco crescente de um colapso financeiro. 

A meta da Nissan é obter lucro operacional e ter fluxo de caixa livre positivo na divisão de automóveis até o ano fiscal de 2026; atingir um total de 500 bilhões de ienes (aproximadamente R$19,4 bilhões) em economias de custos em comparação a 2024; contenção de custos fixos e variáveis; e redução de 20.000 postos de trabalho; e a diminuição de 17 para 10 fábricas até o ano fiscal de 2027.

A Nissan anunciou mais de 10.000 demissões que, junto às anteriores, já somam cerca de 20.000, que representa aproximadamente 15% da força de trabalho global da empresa. 

nissan kicks platinum CVT 2025

As fracas vendas de 2024 foram agravadas por encargos contábeis, custos de reestruturação e tarifas, que dificultaram ainda mais a situação da empresa, em especial nos Estados Unidos. 

Em março, o ex-presidente e CEO, Makoto Uchida, renunciou depois que as negociações de fusão com a Honda fracassaram e a Nissan teve que iniciar uma busca por um novo parceiro estratégico. Desde então, Ivan Espinosa assumiu o comando e está tentando estabilizar a empresa. 

Continua após a publicidade

Nissan Frontier 2026

Teaser da Nissan Frontier 2026

Re:Nissan: o que está em pauta?

A reestruturação depende de uma redução de custos variáveis, o que levará à suspensão temporária de alguns projetos futuros; realocação de 3.000 pessoas para redução de despesas; reestruturação da cadeia de suprimentos, reduzindo o número de fornecedores para concentrar volumes;  e a criação de uma área de transformação com 300 especialistas focados em decisões de custo. 

A produção também será afetada. De 17 fábricas, a Nissan ficará somente com 10 até 2027,  e encerrou projetos como, por exemplo, a fábrica de baterias de ferro-lítio, que está localizada em Kyushu (Japão). Por último, ajustará turnos, realizará cortes e reorganizará equipes.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

A fabricante japonesa passará a focar em reduzir a complexidade e os custos de engenharia, diminuirá o número de plataformas de veículos de 13 para 7 até 2035 e reduzirá o desenvolvimento para 37 meses no caso de um veículo de uma nova linha e 30 meses para os modelos seguintes.

Nissan LeafNissan LeafDivulgação/Nissan

Entre os modelos esperados para essa nova fase estão o novo Nissan Skyline, um SUV global de porte médio e um SUV compacto da marca Infiniti, a divisão de luxo da Nissan. 

Continua após a publicidade

A empresa também diz que buscará estratégias que foquem nas necessidades específicas de cada região. Essa abordagem prioriza mercados chave como Estados Unidos, Japão, China, Europa, Oriente Médio e México. O comunicado, no entanto, não cita o Brasil, que continuará, de certa forma, dependente do México.

A empresa diz que seguirá colaborando com Renault e Mitsubishi no desenvolvimento de produtos conjuntos, como o novo carro elétrico baseado na próxima geração do Leaf, que será vendido pela Mitsubishi nos Estados Unidos. 

Ex-presidente comenta sobre o assunto

Carlos Ghosn, ex-presidente da Renault-Nissan, que fugiu do Japão dentro de uma caixa, em 2019, comentou sobre os atuais problemas da empresa. Em entrevista ao canal francês BFM Business, Ghosn descreveu a situação da Nissan como “desesperadora”.

Carlos Ghosn sempre alegou que japoneses tentaram se vingar por seus planos de fundir a Nissan com empresas estrangeirasCarlos Ghosn sempre alegou que japoneses tentaram se vingar por seus planos de fundir a Nissan com empresas estrangeirasNorsk Elbilforening/Flickr
Continua após a publicidade

Ghosn afirmou que os problemas enfrentados pela empresa são culpa dos gestores que assumiram o cargo depois dele, e ainda criticou a “lentidão das decisões”.

Segundo ele, a empresa chegou ao ponto de “suplicar ajuda a um de seus maiores concorrentes no Japão”, fazendo referência ao fracasso da fusão com a Honda. O ex-CEO ainda comparou a situação com uma hipotética aliança entre Renault e Peugeot na França, e que não faria sentido.

Publicidade

View the full article

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...