Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Entre para seguir isso  
Anderson.bass

Qual relação de tamanho entre área do duto e área do cone usar ?

Recommended Posts

Estudando um pouco sobre caixas acústicas dutadas, me deparei com uma parte aparentemente mal falada ou explicada onde só consegui algumas respostas com inteligência artificial, e a inteligência artificial me sugere que uma caixa acústica dutada deve ter um duto com 20% a 40% da área do alto falante como área do duto, a grosso modo, se o alto falante tem uma área de 100cm quadrados, o duto deve ter algo entre 30% da área do alto falante, que seria 30cm quadrados, não isso exatamente mas alguém tem conhecimento sobre isso para compartilhar ? (Detalhe, fiz um teste com um pequeno sub de 8p, fiz uma caixa onde a sintonia do duto ficou em 60hz e a área do duto 40% da área do alto falante, a inteligência artificial me explicou que uma porcentagem maior aumenta o range em que o duto vai operar, ex, sintonia de duto em 60hz, range (40hz - 80hz), a caixa que fiz ficou tocando muito bem desde 40hz a 150hz...

Editado por Anderson.bass

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, mais um dos casos onde a resposta é: depende!.
Muita área de duto pode não "frear" o cone do falante, se o qms desse for baixo, pode ter problemas de excesso de deslocamento.
Um duto com mais área pode também pedir comprimento longo demais, que por vezes acaba inviabilizando a construção do projeto.
Se usar algum software de simulação, ele mostra a velocidade do ar no duto. Abaixo de 25m/s vc não vai ter ruído, e é basicamente isso o mínimo de área que sugiro usar.
Sobre aumentar o range, não necessariamente vai acontecer. Se estiver falando de um subwoofer com Fs baixa, bobina com enrolamento de 4 ou mais camadas, e conjunto móvel pesado, dificilmente esse sub irá subir bem pela combinação de suas características físicas, o mesmo acontece no cenário contrário, onde um falante de cone muito leve, não será capaz de descer tanto.
Quer trilhar o caminho das pedras?
Busque estudar um bom programa de simulação e construir algumas caixas por diversão, compare resultados! .
Ou se quiser, hoje no BR temos o Elisa, do Marcello Lacerda, que é um serviço pago, que faz todo o serviço de cálculos pra você e te entrega excelentes resultados.

Eu normalmente não sigo uma proporção, sigo algumas regras que criei analisando o que minha experiência trouxe.

Compartilhar este post

Link para o post

o que na verdade o ia te sugeriu foi aumentar a fb da caixa - frequencia de sintonia - para aumentar o ganho da caixa em alguns db's nos 60hz.

o duto é um ressonador, a ideia de estudar o duto ideal x caixa ideal exige acima de tudo fazer essas caixas e ouvir - lembre-se que cada carro pode soar diferente.

entao minha sugestao seria seguir a caixa do manual ou pagar o elisa para projetar sua caixa.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...