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Duke

Torque nos Parafusos do Cabeçote

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Tava lendo uma tabela que achei sobre os torques nos parafusos do cabeçote... ,mas aí fiquei pensando ... o torque varia ~ de 1-3 kgfm.Qual o fundamento pra isso?Se aplicar mais torque ou menos nos parafusos o que expecificamente acontece?

 

 

 

Obrigado ;)

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se aplicar mais torque aperta mais, se aplicar menos aperta menos

agora se aplicar pouco torque, corre o risco de ficar frouxo o parafuso e quando tu tiver rasgando uma estrada a 270km/h a tua roda cair e danou-se...

 

Já se aplicar torque demais, pode quebrar o parafuso, espanar a rosca, engripar o parafuso, esmagar uma junta, isso em parafusos "normais"

se pegar um parafuso de capa de comando e apertar demais, pode acelerar o desgaste dele, nesse tipo de caso é pra controlar a folga.

 

No caso do cabeçote, é pra não "arrochar" o parafuso e detonar a junta, depois fica sempre aquele vazamento de oléo

 

E de maneira geral, é pra apertar um parafuso a ponto de ficar suficientemente apertado, mas que não vai trazer nenhuma consequencia negativa

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o torque é para que se aperte todos os parafusos do mesmo jeito para q nao haja vazamentos nem problemas com a junta....

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tudo bem....

mas existem 3 ciclos de reapartos de tantos em tantos km.

Se a junta é uma parte fixa e "mole" pq o parâmetro é kilometragem e não por tempo de fixação do cabeçote?

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é que o que pode afroxar o parafuso são as vibrações do cabeçote

se ficasse parado, nada ia afroxar o cabeçote

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Tmb ocorre um certo "esticamento" dos parafusos...

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