Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
RobôAutoforum

[4r]Uso de fibra de carbono em carros pode ser proibido na Europa

Recommended Posts

A União Europeia considera proibir o uso de fibra de carbono em veículos a partir de 2029. Há um entendimento de que o material, usado pela indústria especialmente para redução de peso, é perigoso devido a riscos ambientais e à saúde humana. A medida está em fase de discussão e faz parte de uma revisão da Diretiva de Veículos em Fim de Vida, que visa tornar os processos de reciclagem e descarte de carros mais sustentáveis.

A fibra de carbono é mais leve que o alumínio e mais resistente que o aço, características que a tornam popular também nos setores aeroespacial e de energia eólica. No entanto, o processo de descarte preocupa autoridades europeias. A fibra geralmente é ligada a resinas. Quando queimada ou fragmentada, ela libera filamentos microscópicos que podem causar curtos-circuitos em equipamentos de reciclagem e irritação em humanos, caso entrem em contato com a pele ou mucosas.

Rodas de fibra de carbono do Porsche 911 Turbo Exclusive SeriesConjunto de fibra será exclusivo do novo Porsche 911 Turbo S Exclusive SeriesDivulgação/Porsche

Impacto na indústria

Apenas no setor automotivo, a fibra de carbono representa entre 10% e 20% das aplicações, segundo dados da consultoria Nikkei Asia. A demanda tende a crescer, especialmente com a expansão de veículos elétricos, que dependem de materiais leves para compensar o peso das baterias. As empresas japonesas Toray Industries, Teijin e Mitsubishi Chemical controlam 54% do mercado global de fibra de carbono. A Europa responde por 50% da receita automotiva da Toray, tornando a empresa vulnerável à proibição.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

A proposta enfrenta forte oposição de fabricantes, que questionam a viabilidade de substituir a fibra de carbono em prazos curtos.

Algumas soluções de materiais seriam o grafeno e o kevlar, que já são usados pela indústria na concepção de componentes específicos. Materiais híbridos, como ligas de alumínio de alta resistência e aços ultra-leves, são alternativas em estudo para reduzir o peso de veículos sem comprometer a segurança.

Assine as newsletters QUATRO RODAS e fique bem informado sobre o universo automotivo com o que você mais gosta e precisa saber. Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter
Carregando
Aceito receber ofertas produtos e serviços do Grupo Abril.

Cadastro efetuado com sucesso!

Você receberá nossa newsletter todas as quintas-feiras pela manhã.

Continua após a publicidade

A regulamentação ainda pode ser modificada durante negociações entre o Parlamento Europeu e os 27 Estados-membros.

Alguns materiais considerados nocivos para a saúde humano e o meio-ambiente já são proibidos na indústria pela União Europeia. É o caso da fibra de vidro, além de metais pesados, como chumbo, mercúrio, cádmio e cromo hexavalente.

Publicidade

View the full article

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...