Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
RobôAutoforum

[4r]É possível reservar vagas na rua, recarregar e até assinar um carro por aplicativos

Recommended Posts

Você já deve ter visto um anúncio de TV com a promessa de que todas as suas buscas por hotéis se resolvem em um ambiente digital único. No mundo das quatro rodas, diferentes plataformas oferecem a mesma praticidade. E aqui não falamos apenas de busca por um seminovo ou a cotação de seguro, que já são bem conhecidos. O “Trivago automotivo” avançou para áreas como carros por assinatura, peças, monitoramento de pontos de recarga de elétricos, pagamento de débitos e até reservas de estacionamento.

Veja agora alguns desses serviços que prometem facilitar a vida do motorista. São plataformas digitais, por aplicativo ou site, que se valem de base de dados ampla e algoritmos poderosos para tentar fisgar e cativar usuários com funcionalidade e conveniência.

Assinatura de veículos 

O segmento de carro por assinatura ainda engatinha no país. Mas as plataformas em torno do serviço já pipocam. Uma delas é a ComparaCar, que rastreia os veículos e planos disponíveis de boa parte das empresas que atuam no setor.

No site e no app, é possível pesquisar por ofertas de automóveis por assinatura. Entre os filtros, duração dos planos, franquia de quilometragem, serviços adicionais e tipo de veículo. Pela busca, a página expõe as principais ofertas com os pontos principais de cada serviço.

“Cada empresa tem como se fosse uma página com os highlights e passamos para os clientes uma proposta que resume e que detalha esses pontos principais. Uma minuta do contrato já fica disponível e o cliente pode dar match na oferta que mais interessa”, explica Alan Lewkowicz, CEO da ComparaCar.

Assinatura de veículosAs opções de aluguel são cada vez mais numerosasDivulgação/Quatro Rodas

A promessa é a de reunir as principais ofertas e agilizar a contratação do serviço. Inclusive com a possibilidade de análise de crédito dentro da plataforma. O envio de documentos pode ser feito pelo próprio ambiente digital e o perfil é aprovado, diz a empresa, em poucos segundos.

Continua após a publicidade

De acordo com o executivo, o processo todo de aprovação até a contratação do carro leva apenas algumas horas, conforme o plano e a empresa. Ao todo, são mais de 5.000 planos e mais de 300.000 usuários. Desde que o site entrou no ar, em janeiro de 2023, foram mais de 2.000 contratos assinados.

Hoje, a ComparaCar diz que trabalha com quase todas as companhias de assinatura veicular, seja de montadoras, locadoras ou seguradoras – só Mitsubishi e Kinto ainda estão em negociações. Mesmo assim, a empresa garante que expõe ofertas não só dos serviços parceiros e homologados.

“Criamos um card de ofertas genéricas para mostrar os valores ‘a partir de’, mesmo de empresas em que não somos homologados”, afirma Márcio Klepacz, CTO da ComparaCar.

Compartilhe essa matéria via:

Os dois executivos dizem que o serviço nasceu não só com o apelo de vender praticidade, mas da percepção de uma falta de transparência no ramo de carros por assinatura. “Se existe um produto ou serviço com muitas variáveis, só o fato de agrupá-las economiza-se tempo. E também percebemos a ausência de carros por assinatura nos grandes portais, que são dominados por bancos, o que faz com que muitos deles não sejam imparciais nas ofertas e buscas”, diz Alan.

Continua após a publicidade

Autopeças 

Tem aquele dono de carro que é apegado. Ele mesmo faz questão de ver, pesquisar e adquirir as peças do seu carro. Algumas plataformas surgiram para atender esse tipo de consumidor. Com mais de 1,5 milhão de componentes, o site Compre sua Peça tenta abranger a demanda da forma mais variada possível. Além de itens automotivos, a companhia vende artigos para veículos pesados, náutica e máquinas.

No caso dos automóveis, a empresa afirma que trabalha com todos os fornecedores com diversidade de itens. No site, é possível filtrar por peças de motores, sistema de arrefecimento e suspensão até rodas, pneus e baterias, passando por módulos e sensores.

“Nossa base é completa e dinâmica, cruzando informações de diversas fontes confiáveis, que são tratadas e transformadas em dados úteis para atender as demandas”, garante Iago Átila, fundador do Compre Sua Peça.

São mais de 5.000 fornecedores cadastrados, que incluem componentes originais e fabricantes independentes. Segundo o executivo, o prazo de entrega varia entre o mesmo dia e até sete dias úteis – conforme a distância e as dimensões da peça.

A empresa, inclusive, pretende lançar um aplicativo. “O objetivo é oferecer funcionalidades que atendam a todo o mercado”, diz Iago, ressaltando que o Compre sua Peça atende a consumidores finais, mas também frotistas e reparadores.

Continua após a publicidade

Já o Mecanizou tem foco na venda de componentes específico para mecânicos e oficinas. A plataforma promete mais de 1 milhão de peças e afirma ter mais de 1.500 reparadores como clientes.

Pela peculiaridade do público-alvo, uma das diferenças fica no tempo de disponibilidade da peça. No site da companhia, há promessa de entregas em 55 minutos, também conforme estoque e tipo do componente.

Eletropostos 

O advento da eletrificação trouxe os desafios da infraestrutura. E fez nascer uma oportunidade de negócio: plataformas dedicadas à recarga dos automóveis plug-in. Porém, são aplicativos que precisaram ir além de indicação dos eletropostos.

Hoje, boa parte das ferramentas digitais (PlugShare, Tupi e o da Volvo Car, entre outros) não informa só a localização do equipamento. Boa parte delas ainda monitora se ele está funcionando adequadamente e se está disponível, além de trazer informações sobre tipo de conector, potência e preço por kW.

“Além disso, é possível acompanhar cada etapa da recarga, desde o início até a finalização, com detalhes precisos sobre a energia utilizada. Esse nível de monitoramento garante mais segurança, confiabilidade e praticidade para os usuários”, defende o diretor comercial da Moby, Lincon Souza.

Continua após a publicidade

A empresa é uma das novatas nesse segmento. Está em operação comercial há pouco mais de cinco meses, tem 11 eletropostos em funcionamento e mais de 220 clientes cadastrados. Mas quer ampliar as atividades no ano que se aproxima.

“A partir de 2025, instalaremos carregadores públicos em locais estratégicos, como estacionamentos, rodovias, postos de combustíveis, shoppings e parques. Nossa meta é atingir 500 carregadores públicos nos próximos 12 meses, por meio de modelos como comodato, assinatura ou venda direta.”

Serviços diversos 

Outros aplicativos incorporaram a alma agregadora de fato. São plataformas que oferecem diferentes tipos de serviços para os usuários. A Zapay, por exemplo, nasceu em 2017 com a proposta de oferecer serviços da parte burocrática do automóvel. Hoje, além de permitir consulta e pagamento de débitos como multas, IPVA e licenciamento, ainda oferece parcelamento em até 12 vezes.

Emissão de CRLV, alerta de multas, consulta de histórico de veículo quanto a recalls e leilões e contratação de TAGs de pedágio também passaram a fazer parte do escopo de serviços da plataforma digital, que hoje contabiliza mais de 4 milhões de downloads.

Celular ao volante

Continua após a publicidade

A Zul+ é outro app do tipo que possibilita regularização e atualização de documentos e débitos do veículo. A empresa também expandiu suas áreas de atuação e passou a oferecer contratação de seguros e consórcios.

Como o aplicativo pertence à Es-tapar, ainda avançou na frente de vagas de estacionamento. Por meio do app, é possível fazer a reserva em aeroportos e arenas esportivas. E também o pagamento da Zona Azul, uma área de vagas públicas da cidade de São Paulo.

Publicidade

View the full article

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...