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[4r]Jeep Commander 2026 será o primeiro híbrido leve da marca no Brasil

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A Stellantis estreou a tecnologia Bio-Hybrid no Brasil com os Fiat Fastback e Pulse, preparando para ampliar a oferta em breve com os Peugeot 208 e 2008. E quanto à Jeep? A tecnologia também estará na marca, começando com o Commander, que chegará às lojas no segundo semestre e com uma atualização no design.

Segundo o site Autos Segredos, a fabricante elegeu o Jeep Commander 2026 como o primeiro carro nacional eletrificado da marca. Porém, não será o automóvel a utilizar uma tecnologia mais robusta, adotando o sistema híbrido leve flex da empresa. Não será o mesmo que nos Fiat, por usar uma arquitetura de 48 volts, em vez de 12V.

PlataformaBio-Hybrid2

Esta tecnologia funcionará de forma diferente por utilizar dois motores elétricos ao invés de apenas um. Assim como Pulse e Fastback Hybrid, um dos motores elétricos substitui o alternador e o motor de partida. A diferença está no segundo, acoplado ao câmbio E-DCT, gerando mais 28 cv e 5,6 kgfm de torque.

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O segundo motor servirá para entregar mais torque para o carro e por mais tempo, já que a bateria terá 0,9 kWh de capacidade – como comparação, o Toyota Corolla Hybrid tem 1,3 kWh. A função é dar um auxílio, sem mover o veículo por conta própria, como em um híbrido pleno.

2025-Jeep-Meridian-Facelift-2-1068x610O Meridian vendido na Índia mudou antes do Commander, mexendo nos faróis, grade e para-choqueDivulgação/Jeep

Outra diferença é que irá trabalhar com o motor 1.3 turbo de 176 cv, ao invés do 1.0 turbo de 120 cv usado no sistema de 12V. Por isso, seguindo a lógica de nomes da Stellantis, o sistema deve ser batizado como T270 Hybrid, com o número servindo de referência aos 270 nm (27,5 kgfm) de torque.

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Hoje, este motor equipa apenas a versão de entrada Longitude do Jeep Commander, com cinco lugares.

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Além da mecânica, o Commander receberá sua primeira reestilização. Ainda não se sabe se o SUV adotará o mesmo visual de seu primo indiano, o Meridian, ou se terá um estilo próprio. O Autos Segredos fala de um novo farol dianteiro, luzes de iluminação diurna na vertical e um redesenho para o para-choque dianteiro.

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Novo câmbio de dupla embreagem

Magna Stellantis_7HDT300Câmbio e-DCT tem sete marchas e foi desenvolvido pela Magna. A intenção é nacionalizá-lo a longo prazoMagna/Divulgação

O Commander híbrido será equipado com um câmbio de sete marchas fornecido pela Magna-Getrag que permite que o motor elétrico atue sozinho em determinadas situações, como dando partida, durante manobras em marcha ré ou condução em marcha lenta, e também em congestionamentos usando o sistema “stop & go”.

Outra particularidade dessa transmissão é que esse câmbio tem um sistema de arrefecimento independente e sob demanda para as embreagens e o motor elétrico, com um único circuito de óleo para resfriamento e lubrificação, o que o torna mais eficiente. Cabe a um sistema de gestão eletrônica coordenar a operação do motor turboflex e dos motores elétricos da forma mais eficiente possível.

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