Jump to content

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Sign in to follow this  
RobôAutoforum

[4r]Stellantis inaugura espaço para desenvolver carros híbridos flex no Brasil

Recommended Posts

A Stellantis inaugurou, na última terça-feira (11), o chamado  TechMobility – Centro Stellantis de Desenvolvimento de Produto & Mobilidade Híbrida-Flex, dentro da fábrica de Betim (MG). Este será o centro de desenvolvimento responsável pelas novas tecnologias de futuros carros híbridos flex do grupo, seja para híbridos leves (MHEV), plenos (HEV) ou plug-in (PHEV).

A Stellantis é dona de 14 marcas, entre elas Fiat, Jeep, Peugeot, Citroën e Ram. Além do desenvolvimento de novos carros híbridos nacionais, o local também servirá para capacitar os profissionais da fábrica. A previsão da empresa é que o centro de desenvolvimento começará a operar ainda neste semestre.

O evento teve a participação do Chairman da Stellantis, John Elkann, e do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Elkann ainda anunciou a contratação de 400 novos engenheiros para a empresa no Brasil, além de mais 1.500 outros funcionários.

Faz um ano que a Stellantis anunciou o investimento de R$32 bilhões para o Brasil e a América Latina entre 2025 e 2030. Parte desse investimento está no centro de desenvolvimento de híbridos e também será usado no lançamento de 40 produtos e oito novos conjuntos mecânicos, a maioria deles eletrificados. 

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante cerimônia de inauguração do Centro de Desenvolvimento de Tecnologia Híbrida Flex e anúncio de contratações da Stellantis. Polo Automotivo Stellantis, Betim - MG.<span class="hidden">–</span>Ricardo Stuckert / PR/Divulgação

Os primeiros carros híbridos flex da Stellantis foram os Fiat Pulse e Fastback Hybrid, com sistema híbrido leve 12V e fabricados em Betim. Esse mesmo conjunto mecânico, que combina o motor 1.0 turbo de 130 cv e 20,4 kgfm com um motor-gerador com 4 cv e 1 kgfm também chegará aos Peugeot 2008 e 208 nos próximos meses, ambos fabricados na Argentina.

Continua após a publicidade

Um chassi MHEV 12V foi apresentado ao Presidente Lula durante o evento.

Os próximos Stellantis híbridos flex

Os próximos modelos eletrificados seriam os Jeep Compass e Fiat Toro fabricados em Goiana (PE). Neste caso, o sistema é chamado pela Stellantis de Bio-Hybrid e-DCT e deverá estrear na Fiat Toro 2026 já no segundo semestre, de acordo com o Autos Segredos.

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

Este conjunto já dois motores elétricos. O primeiro é o motor-gerador de 12V atuando em conjunto com o motor a combustão, como no híbrido leve. O outro motor elétrico, porém, tem 20 cv e trabalha com arquitetura 48V e vai dentro do câmbio automatizado de dupla embreagem chamado de e-DCT com 7 marchas.

Continua após a publicidade
Magna Stellantis_7HDT300Câmbio e-DCT tem sete marchas e foi desenvolvido pela Magna. A intenção é nacionalizá-lo a longo prazoMagna/Divulgação

Esse câmbio permite que o motor elétrico atue sozinho em determinadas situações, como dando partida, durante manobras em marcha ré ou condução em marcha lenta e é empregado nos Jeep Compass e Renegade E-Hybrid e também no Fiat 500X na Europa, mas combinado ao motor 1.5 GSE Turbo que trabalha em ciclo Miller e não existe no Brasil. Essa é uma das alterações que podem ser feitas no Brasil, onde utilizará o motor 1.3 GSE turboflex.

BIO-HYBRIDPlataforma híbrida plug-in tem a mesma concepção do Compass 4XEPaulo Campo Grande/Quatro Rodas

Também está nos planos futuros o conjunto chamado Bio-Hybrid Plug-in. Não é tão novidade, pois é um sistema que já existe no Brasil com o Compass 4XE. Mas no futuro será aplicado combinado com motor a combustão flex (provavelmente, o mesmo 1.3 turboflex).

Continua após a publicidade

Na atual geração, usa uma bateria de lítio de 380V com aproximadamente 12 kWh de capacidade, que é recarregada pelo sistema de regeneração nas desacelerações, pelo motor térmico ou por recarga em tomadas ou carregadores.

Assine as newsletters QUATRO RODAS e fique bem informado sobre o universo automotivo com o que você mais gosta e precisa saber. Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter
Carregando
Aceito receber ofertas produtos e serviços do Grupo Abril.

Cadastro efetuado com sucesso!

Você receberá nossa newsletter todas as quintas-feiras pela manhã.

Seu motor elétrico mais robusto, porém, tem 60 cv e é montado no eixo traseiro, compondo a tração 4×4. Mas também pode impulsionar o carro sozinho por cerca de 45 km. Não causaria surpresa ser oferecido nos Compass e Renegade (como na Europa), mas seria interessante uma aplicação na Fiat Toro ou na Ram Rampage.

Publicidade

View the full article

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
Sign in to follow this  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Create New...