Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
RobôAutoforum

[4r]Stellantis compra fábricas dos câmbios eDCT usados por seus compactos híbridos

Recommended Posts

Um câmbio automatizado de dupla embreagem com motor elétrico integrado se tornou peça fundamental para a eletrificação de grande parte dos carros da Stellantis, conglomerado que controla marcas como Peugeot, Citroën, Fiat, Jeep, Ram e Opel. Tão estratégico que, agora, a empresa comprou as fábricas deste câmbio.

Trata-se do câmbio eDCT (de Electrified Dual Clutch Transmission), que poderá será usado em quase toda a gama de modelos híbridos da Stellantis, dos híbridos leves (MHEV 48V) aos híbridos plug-in (PHEV).

Esse câmbio foi criado a partir de uma joint venture com a empresa belga Punch Powertrain, especialista na produção de transmissões automotivas, estabelecida em 2018 ainda nos tempos da PSA. Agora, a Stellantis tem controle total desta empresa, chamada e-Transmissions. Isso inclui, também, as fábricas destes câmbios em Metz, na França e em Turim, no complexo de Mirafiori, na Itália.

Câmbio eDCT e transmitions<span class="hidden">–</span>Divulgação/Stellantis

Este movimento da Stellantis visa controlar todo o processo de desenvolvimento e produção do câmbio eDCT, que hoje é usado até mesmo no novo Fiat Grande Panda europeu. Quando a joint venture foi criada, havia o interesse em fornecer a tecnologia para outros fabricantes, um interesse que pode não existir agora.

Por enquanto, contudo, esse câmbio é combinado apenas aos motores herdados da PSA Peugeot Citroën, caso das variações do motor três cilindros 1.2 PureTech. Por outro lado, é totalmente compatível com a plataforma Smart Car/CMP, que é a base de todos os carros compactos mais recentes da Stellantis, como os Peugeot 208 e 2008, e os Citroën C3, Basalt e Aircross.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Há mais por vir. Está em desenvolvimento uma versão do câmbio eDCT para aplicação em carros híbridos plug-in, com motor elétrico de 320V que pode gerar entre 125 cv e 156 cv integrado. Esse câmbio substituirá os câmbios automáticos de 8 marchas usados hoje nos Peugeot 3008 e 508 PHEV, por exemplo. Essa novidade está prevista para estrear na Europa ainda em 2025.

O que há de especial no câmbio eDCT?

Divulgação<span class="hidden">–</span>Divulgação/Stellantis

A criação deste câmbio de dupla embreagem eletrificado sempre visou alcançar uma redução de consumo e aumento de eficiência com baixo custo de produção. A arquitetura de um câmbio de dupla embreagem facilita isso, pois permite a desconexão entre as rodas e o motor a combustão – o que é mais difícil de ser feito com um câmbio automático ou CVT.

Continua após a publicidade

O câmbio eDCT desenvolvido junto com a Punch tem seis marchas e um motor elétrico de 28 cv e 5,5 kgfm integrado, funcionando com tensão de 48V. Ainda que seja destinado a híbridos leves, esse motor é capaz de mover, sozinho, os carros equipados com ele seja em arrancadas, velocidade constante ou por até 1 km a velocidades abaixo dos 30 km/h – comum em cenários urbanos.

Divulgação<span class="hidden">–</span>Divulgação/Stellantis

Nos cálculos da Stellantis, alguns modelos conseguem deixar o motor de combustão interna desligado por 50% do tempo em ciclos urbanos. Também pode estacionar usando apenas o motor elétrico. Só não funciona elétrico por mais tempo porque a bateria é pequena (são 898 Wh de capacidade, menos de 1 kWh, sob o banco do motorista) e o motor elétrico não é tão forte.

Assine as newsletters QUATRO RODAS e fique bem informado sobre o universo automotivo com o que você mais gosta e precisa saber. Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter
Carregando
Aceito receber ofertas produtos e serviços do Grupo Abril.

Cadastro efetuado com sucesso!

Você receberá nossa newsletter todas as quintas-feiras pela manhã.

Continua após a publicidade

O motor elétrico integrado ao câmbio também atua para compensar o atraso do turbo e regenera a energia cinética nas frenagens e desacelerações, contudo, não é ele quem dá partida no motor a combustão. Para isso, há um motor de partida por correia junto ao motor, que permite que ligue mais rápido e de forma mais silenciosa.

Jeep e Fiat nacionais com câmbio híbrido diferente

PlataformaBio-Hybrid2Bio-Hybrid e-DCT, que combina o BSG com um câmbio de dupla embreagem com motor elétrico integradoDivulgação/Stellantis

A estratégia de eletrificação dos carros da Stellantis no Brasil, ao menos em um primeiro momento, não contempla o câmbio da Punch Powertrain. Quando revelou os tipos de conjuntos híbridos que terá no Brasil, em 2023, a fabricante mostrou um outro conjunto híbrido leve 48V que equipará os Jeep Renegade, Compass, Commander e Fiat Toro nacionais.

A peça principal seria o mesmo câmbio 7HDT300 usado nos Jeep Compass e Renegade E-Hybrid e também no Fiat 500X na Europa, mas combinado ao motor 1.5 GSE Turbo que trabalha em ciclo Miller e que não existe no Brasil – pelo menos por enquanto. Este câmbio dá conta do torque dos motores da família GSE turbo. 

Continua após a publicidade
Magna Stellantis_7HDT300Câmbio e-DCT tem sete marchas e foi desenvolvido pela Magna. A intenção é nacionalizá-lo a longo prazoMagna/Divulgação

É um câmbio de sete marchas fornecido pela Magna-Getrag que permite que o motor elétrico atue sozinho em determinadas situações, como dando partida, durante manobras em marcha ré ou condução em marcha lenta, e também em congestionamentos usando o sistema “stop & go”.

Outra particularidade dessa transmissão é que esse câmbio tem um sistema de arrefecimento independente e sob demanda para as embreagens e o motor elétrico, com um único circuito de óleo para resfriamento e lubrificação, o que o torna mais eficiente.

Cabe a um sistema de gestão eletrônica coordenar a operação do motor turboflex e dos motores elétricos da forma mais eficiente possível. E também a gestão da regeneração para recarregar a bateria, que também tem aproximadamente 1 kWh.

Publicidade

View the full article

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...