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[4r]Dutra terá pedágio eletrônico que fica mais caro em congestionamentos

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A rodovia Presidente Dutra terá o primeiro pedágio eletrônico Free Flow por trecho percorrido no Brasil. A confirmação foi feita pela diretora-presidente da CCR Rio-SP, Carla Fornasaro, durante o Seminário sobre Free Flow, promovido pela Fetcesp, Federação das Empresas de Transportes de Cargas do Estado de São Paulo, nesta quinta-feira (20).

O novo sistema eletrônico será instalado no trecho da rodovia que corta a região Metropolitana de São Paulo e a inauguração será em julho de 2025. “Trata-se de um modelo completamente novo, que vai beneficiar principalmente os motoristas que percorrem trajetos curtos pela Dutra. São 350.000 veículos que passam diariamente por esse trecho de São Paulo”, afirma Fornasaro, durante a apresentação. 

Ao todo serão 21 pórticos distribuídos entre os km 205 (Arujá) e 230 (São Paulo), e estarão estrategicamente localizados para efetuar a cobrança apenas dos motoristas que escolherem trafegar pela pista expressa da Dutra. Desta forma, quem ficar nas pistas marginais não terá cobrança.

NOVA DUTRA CCR 2Pórtico instalado no acesso para a pista expressa da Nova DutraCCR RIO-SP/Divulgação

“A ideia é fazer uma gestão de trânsito com o apoio da tecnologia, afinal esse trecho é um dos mais congestionados de toda a extensão da rodovia”, afirma Cléber Chinelato, gerente da CCR, em entrevista exclusiva.

Segundo o executivo, os motoristas serão informados por meio de grandes painéis digitais de quais são as tarifas do Free Flow para destinos diferentes, como Av. Tiradentes em Guarulhos ou Aeroporto Internacional, e os mesmos terão a opção de seguir pela pista marginal (local) sem nenhuma cobrança ou pela via expressa (pedagiada) sendo cobrado proporcionalmente pelo trecho percorrido.

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“A intenção é tornar a via expressa um trecho de trânsito rápido, portanto essa será a vantagem do motorista optar pela via pedagiada”, diz Chinelato.

Tarifas diferentes por faixa de horário

A proposta do novo modelo de Free Flow da CCR vai além e já vai começar em julho com tarifas dinâmicas definidas por faixas de horário. “Ainda não temos os preços definidos, mas já sabemos que teremos tarifas maiores nos horários de pico de congestionamento e menores nos períodos mais tranquilos”, explica Chinelato.

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A intenção é ter uma via de maior fluidez na expressa. Se estiver congestionada, a cobrança proporcional da tarifa do Free Flow poderia evitar que mais carros se desloquem para ela. Já quando a expressa estiver livre a tarifa será menor para incentivar o acesso de mais condutores. 

As obras no acesso da Via Dutra à cidade de São Paulo foram iniciadas em 2024 e devem ser concluídas em julho de 2025 e custarão R$ 1,4 bilhão. Elas estão criando ligações diretas entre as pistas expressas e avenidas estratégicas, além de nove novas alças de acesso entre a via expressa e local, 230 câmeras inteligentes e a instalação de iluminação em toda a sua extensão.

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E os viajantes de longa distância?

Eles não serão afetados por esse sistema, pois assim que passarem pela praça de pedágio de Arujá o sistema eliminará o registro de passagem pelos pórticos e só será cobrada a tarifa de pedágio normal, que já é realizada atualmente sem ônus para esses usuários. 

Como pagar pelo Free Flow?

A CCR Rio-SP também administra a Rio-Santos (BR 101), que tem três pórticos em operação com o sistema Free Flow. O mesmo método de pagamento será usado da Nova Dutra.

Free flow - Rio-SantosFree Flow já em operação na Rio-SantosCCR/Divulgação

“Se o usuário tiver o tag das empresas de pagamento automático ativo, o débito da tarifa será automático, se não tiver o motorista pode pagar pelo app da CCR ou da Carteira Digital de Trânsito, pelo site, whatsapp e até em dinheiro em postos de atendimento da CCR”, afirma Carla Fornasaro. 

De acordo com determinação do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), o condutor tem até 30 dias para realizar o pagamento de pedágios eletrônicos (Free Flow). 

O não pagamento da tarifa após a passagem pelo pórtico, está sujeito a multa de trânsito no valor de R$ 195,23 e 5 pontos na carteira (Artigo 209 do Código de Trânsito Brasileiro), além de multa e encargos moratórios pelo atraso.

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