Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
RobôAutoforum

[4r]Mais etanol? Veja como serão os testes com a nova gasolina E30

Recommended Posts

Em breve poderemos, ou não, ter uma nova gasolina nas bombas dos postos de combustíveis brasileiros. A gasolina E30 promete ser uma solução mais ecológica para substituir a atual E27. A nova composição aumenta o percentual de etanol na mistura da gasolina de 27% para 30%, e começará a ser testada pelo Instituto Mauá de Tecnologia neste mês.

De acordo com a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), o relatório final dos testes será entregue no final de fevereiro. Se tudo der certo, em abril já teremos a gasolina E30 nas bombas.

Para entender melhor como serão feitos esses testes, conversamos com Renato Romio, gerente do laboratório de motores e veículos do Instituto Mauá de Tecnologia.

Sobre a nova gasolina, ela não tem nenhuma mudança drástica em sua composição. Romio confirma que apenas será aumentado em três pontos percentuais a concentração de etanol o que, segundo ele, é uma taxa muito pequena.

Ou seja, tecnicamente não há nada de muito novo na gasolina. Tanto é que eles usarão a própria gasolina E27 nos testes e apenas adicionarão mais etanol na mistura. A taxa é variável, podendo chegar aos 32%.

Teste AlceOs modelos usados nos testes são confidenciais, mas datam desde o início do PL2 até o PL8Acervo/Quatro Rodas

Atualmente, a legislação brasileira tolera até 27,5% de etanol na mistura. É como se fosse uma “margem de erro”, mas não significa que a concentração da gasolina será tão maior do que os 30% definidos pelo governo.

Continua após a publicidade

Os carros usados no teste

As “cobaias” dos testes já estão definidos: 15 carros e 13 motos de marcas e gerações diferentes. Os modelos são confidenciais, mas tratam-se de veículos que datam desde a época do Proconve L2 (que ocorreu entre 1992 e 1996) até o atual PL8. Ou seja, testarão carros que podem ter mais de 30 anos.

“A ideia é completar o relatório feito em 2014 (época da implementação da gasolina E27), que não abrange os veículos L7 e L8. Inclusive, em 2014 já usaram o E30, completando com os veículos lançados posteriormente.”, explica o engenheiro do Instituto Mauá.

Segundo Romio, serão usados modelos nacionais e importados, todos com motores exclusivamente a gasolina, uma vez que os carros flex já estão adaptados ao etanol. Como critério de seleção, o engenheiro cita o volume de vendas e as diferentes tecnologias usadas no motor (injeção direta, multiponto, monoponto, entre outras).

Compartilhe essa matéria via:

E se algum deles falhar nos testes? “A saída é utilizar a gasolina com 25% de etanol (Premium). Isso vai para o fabricante, eles terão que informar os modelos que, talvez, funcionem ou não com a nova gasolina E30. Isso vai vir mais como um feedback dos proprietários caso a gasolina seja aprovada.”, explica Romio.

Continua após a publicidade

Ou seja, como o próprio engenheiro disse: “você não pode deixar de evoluir com o combustível por conta dos carros antigos”. Mas Romio tranquiliza e diz que as chances de que algo de errado aconteça são muito baixas, uma vez que o aumento da mistura é quase irrelevante.

Os carros nacionais são os que menos preocupam, uma vez que já estão acostumados a usar a nossa gasolina com maior quantidade de etanol. Os carros importados, porém, são projetados para usar outros tipos de mistura. Nos EUA, a adição de etanol é de 15%, enquanto na Europa são 10%.

Romio ainda brinca: “não vão dar mais problemas do que já costumam dar”, enfatizando que o aumento da mistura será muito pequeno para vermos grandes alterações.

Como serão os testes?

Os modelos passarão por diferentes seções de testes, dentro e fora das pistas. Para medir as emissões, usarão a norma NBR 6601, o mesmo que é feito para a homologação de veículos leves, e que é feito em um dinamômetro.

Mas é na pista que serão feitas as avaliações mais relevantes que vão, de fato, evidenciar alguma alteração no comportamento dos modelos. As passagens de 0 a 100 km/h e, sobretudo, as retomadas, vão medir se há perda de potência. Também farão testes para saber se a gasolina E30 afetará a dirigibilidade dos veículos e a troca de marchas.

Continua após a publicidade
O semáforo demorava 40 segundos para abrir, tornando o circuito mais monótonoTestes de 0 a 100 km/h e retomadas vão servir para saber se há alguma perda significativa de potência nos motoresRenato Pizzutto/Quatro Rodas

Outro teste é o de lombada, para saber se o carro não começará a dar “cabeçadas” em marcha lenta. Também na marcha lenta vão medir os índices de emissões e possíveis falhas no motor. O mesmo vale para a partida a frio.

Já para saber do efeito da gasolina nos componentes do motor, o Instituto vai usar os dados OBD (On-Board Diagnostics). Esse é o famoso scanner, que permite ver se o carro acusa algum código de erro. Nesse caso, os mais prováveis são no bico injetor e na ignição.

A durabilidade dos motores com o novo combustível, porém, não será testada, uma vez que isso exige um processo mais longo.

Apesar disso, as projeções são boas: “estamos otimistas, achamos que não teremos problemas”. Segundo Romio, os maiores desafios são logísticos, como o cronograma mais apertado.

Continua após a publicidade

Os carros sentirão a mudança na gasolina?

O especialista afirma que sim, com mudanças na potência e no consumo dos carros com a gasolina E30. Porém, serão imperceptíveis e o mesmo vale para as emissões. Romio explica que eles não esperam diminuições significativas nos gases poluentes que saem dos escapamentos. Aliás, essa nem é a proposta mudança.

O que será afetado é o ciclo do carbono. A gasolina é um combustível de origem fóssil, que tem como matéria prima o petróleo. Quando ela é queimada pelos motores há a liberação de CO2 na atmosfera.

O etanol, por outro lado, vem da cana de açúcar. Quando ele é queimado, também emite CO2, mas ele é absorvido novamente pela cana, gerando assim um ciclo “neutro”.

CanaAs emissões não vão diminuir nos escapamentos, mas o ciclo do carbono ficará mais próximo da neutralidade com a gasolina E30Reprodução/Internet

Claro que na conta “oficial” entram também as emissões dos caminhões que transportam o combustível aos postos, entre outros processos, mas vamos considerar apenas a parte mais simples por um motivo didádico.

Continua após a publicidade

Ao aumentar a porcentagem de etanol na mistura da gasolina, mais CO2 está sendo neutralizado por meio do plantio da cana. E é aí onde estará o impacto desse combustível no meio ambiente.

Para Romio, a porcentagem ideal da mistura para atingir a melhor eficiência energética seria em torno de 30% a 35% de etanol, ou seja, com a E30 o Brasil estaria no caminho para uma redução dos efeitos do aquecimento global.

Como muito se fala na indústria, o etanol é o principal aliado da descarbonização do Brasil, principalmente se aliado com os carros híbridos. Romio entende que é o potencial desse combustível que diferencia e dá uma certa vantagem ao nosso país. “A Europa não consegue fazer isso, eles tem que apelar para os carros elétricos. Com o etanol conseguimos fazer mais do que a Europa.”

Publicidade

View the full article

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...