Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Entre para seguir isso  
RobôAutoforum

[4r]Fora de linha no Brasil, Sandero é o carro mais vendido da Europa pela primeira vez

Recommended Posts

Aposentado no Brasil e sucesso na Europa. O Dacia Sandero é oficialmente o carro mais vendido do Velho Continente e por muito. No ano passado, segundo informações da Jato Dynamics, o hatch superou o segundo colocado em mais de 50.000 unidades.

Ao todo, o Sandero emplacou 268.101 unidades, enquanto o segundo colocado, Renault Clio, registrou 216.371 vendas. Quem fecha o pódio é outro hatch: o Volkswagen Golf, com 215.715 unidades vendidas.

Na Europa, o Sandero vive sua terceira geração. Aqui no Brasil, ele viveu com até 2023, ainda na segunda geração, quando foi retirado de linha. A Renault manteve a família Sandero ativa até o início deste ano, mas optou por cancelar a produção do Stepway também.

É a primeira vez que o modelo da Dacia consegue o título de carro mais vendido da Europa. Em 2023, ele ficou no quase, sendo superado apenas pelo Tesla Model Y. Aliás, o SUV elétrico não conseguiu desempenhar tão bem em 2024, tendo uma queda de 17% em duas vendas, terminando o ano na quarta colocação com 209.214 emplacamentos.

Renault ClioRenault Clio foi o segundo colocado, garantindo uma dobradinha do Grupo RenaultDivulgação/Quatro Rodas
Continua após a publicidade

E por falar em elétricos, o segmento teve uma leve queda na participação de mercado de 2023 para 2024, indo de 15,7% para 15,3%. Mas não foram só eles, os híbridos plug-in também caíram de 7,7% para 7,3%. Já os híbridos convencionais foram os únicos eletrificados que cresceram, subindo de 9,9% para 11,8%.

Compartilhe essa matéria via:

De acordo com a Jato, a queda dos elétricos se dá pelo fim dos incentivos dos países europeus, além do seu alto custo. Porém, a tendência é que eles voltem a subir em 2025, quando teremos lançamentos de modelos mais baratos, como o Renault 5 E-Tech e o Fiat Grande Panda.

Continua após a publicidade
Novo Golf PHEVVolkswagen Golf fecha o top 3Divulgação/Volkswagen

Houve crescimento entre os carros movidos a gasolina, que aumentaram sua participação de 47,9% para 48,4%. Já os modelos a diesel seguem em queda, e representam 14,2% do mercado europeu, uma queda de 1,7% em relação a 2023.

Assim como no Brasil, os SUVs também são a preferência do europeu. Dos 50 carros mais vendidos, 27 eram SUVs. Os utilitários fecharam o ano com uma participação recorde de 54% (ou seja, 6,92 milhões de carros), um aumento de 4% em comparação com 2023.

Continua após a publicidade
2025-Tesla-Model-Y-Juniper-1-2048x1152Model Y teve boa queda nas vendas, mas conseguiu fechar 2024 como o elétrico mais vendido e o quarto no ranking geral da EuropaDivulgação/Tesla

Quem também cresceu em participação foram superminis. Em 2024 foram 2 milhões de unidades vendidas dessa categoria, correspondendo a 15,5% do mercado (aumento de 1,3%). Sedãs e hatches tiveram quedas de 3,3% e 1,1%, respectivamente, e fecharam 2024 com participações de 6% e 13,9%, nessa mesma ordem.

Assine as newsletters QUATRO RODAS e fique bem informado sobre o universo automotivo com o que você mais gosta e precisa saber. Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter
Carregando
Aceito receber ofertas produtos e serviços do Grupo Abril.

Cadastro efetuado com sucesso!

Você receberá nossa newsletter todas as quintas-feiras pela manhã.

Continua após a publicidade

Entre as montadoras, o título ficou com a Volkswagen, com 1.354.966 unidades. A Toyota foi a segunda com 916.522 emplacamentos. Fechando o top 3 temos a BMW, que vendeu 770.249 carros em 2024.

50 carros mais vendidos na Europa em 2024

50 carros mais vendidos na Europa<span class="hidden">–</span>Jato Dynamics/Reprodução
Publicidade

View the full article

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...