Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Entre para seguir isso  
RobôAutoforum

[4r]10 pneus muito diferentes criados para aplicações muito específicas

Recommended Posts

Dragster

Os 11.000 cv de potência de um dragster o fazem se deslocar 300 metros em cerca de 4 segundos e alcançar mais de 500 km/h. Seus pneus traseiros, que têm medidas como 36 polegadas de altura e 17,5 polegadas de largura, são aparafusados nos aros para grudarem no asfalto e transmitirem a ele toda a força do motor. Nesse processo, os pneus se deformam: o diâmetro da banda aumenta, a largura diminui e a lateral fica contorcida.

semislick track day<span class="hidden">–</span>Divulgação/Quatro Rodas

Track Day

Os pneus feitos especialmente para track days contêm um composto mais macio, melhorando a performance na pista, ao contrário dos convencionais, que perdem rendimento depois de aquecidos, o que acontece em poucas voltas de uso severo.

Rally Dakar<span class="hidden">–</span>Divulgação/Quatro Rodas

Rali

Nas competições de rali, os pneus são desenvolvidos em parceria com as equipes, cada qual com seu modelo específico, e precisam aguentar diversos tipos de terreno como pedras, areia e terra, além da velociade – às vezes, em uma mesma prova.

Continua após a publicidade
Pirelli F1<span class="hidden">–</span>Divulgação/Quatro Rodas

Fórmula 1

A F1 demanda pneus específicos para cada situação (tipo de pista e condições climáticas). A Pirelli fabrica cinco tipos entre pneus lisos, intermediários e para a chuva. Em 2023, a categoria consumiu 6.847 jogos de pneus, que rodam por no máximo 300 km.

Genius Tyres Ignorante<span class="hidden">–</span>Divulgação/Quatro Rodas

Trilha off-road

Para condições off-road extremas, há os pneus recapados com cravos, como os da linha “Ignorante” da Genius Tyres, que utiliza cravos de 4 cm de profundidade e pontos de tração intercalados, garantindo mais tração, além de bandas pré-moldadas com cravos laterais incorporados.

Continua após a publicidade
Lamborghini Urus Performante<span class="hidden">–</span>Divulgação/Quatro Rodas

Sob medida

Superesportivos usam materiais e tecnologia de ponta em seu desenvolvimento. Com seus pneus, que devem atingir altas velocidades e temperaturas, não poderia ser diferente. No caso do Lamborghini Urus, a Pirelli conta que utilizou os mais avançados recursos para os pneus 325/30Z R23.

Monster Truck<span class="hidden">–</span>Divulgação/Quatro Rodas

Monster Truck

Muitas toneladas, torque e saltos incríveis.Esses são alguns dos desafios enfrentados pelos pneus utilizados pelos performáticos Monster Trucks, que utilizam pneus padronizados de 66 polegadas de largura. Pesam 360 quilos e rodam com apenas 8 libras de pressão.

Continua após a publicidade
Mini<span class="hidden">–</span>Divulgação/Quatro Rodas

Tamanho não é documento

O Mini lançado pela BMC em 1959 abalou o mercado com soluções inovadoras como o motor posicionado transversalmente, aumentando o espaço da cabine. Outra particularidade foram os pequenos pneus com medida de 165/70 R10.

BMW i3<span class="hidden">–</span>Marco de Bari/Quatro Rodas

Elétricos

Os elétricos, como o BMW i3, demandam pneus com características particulares, com alta aderência nas frenagens e nas arrancadas (com torque elevado e instantâneo), suporte para o peso das baterias e economia de energia.

Continua após a publicidade
Maior Pneu do mundo<span class="hidden">–</span>Divulgação/Quatro Rodas

Maior do mundo

A Firestone desenvolveu o pneu 70/70-57 SRG DT para equipar a maior pá carregadeira do mundo, a Le Tourneau L-2350, da Komatsu. Cada pneu tem 4 metros de diâmetro e 1,78 m de largura, pesa aproximadamente 8 toneladas. 

Publicidade

View the full article

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...