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[4r]Inédita M3 CS Touring de 550 cv recupera o tempo perdido pela BMW

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A BMW apresentou a inédita M3 CS Touring, sobrenome utilizado por seus carros nascidos para brilhar em circuitos de velocidade. Baseada na já esportiva perua de 537 cv, acrescenta um tempero a mais ao motor de seis cilindros em linha, que chega aos 550 cv, ajuste de chassi específico, recursos de design exclusivos e economia de peso resultante do uso de vários componentes de plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP).

O capô, o divisor dianteiro, as entradas de ar dianteiras, as capas dos espelhos retrovisores externos e o difusor traseiro são todos feitos em CFRP, criando também um contraste com o resto da pintura da carroceria.

BMW M3 CS TouringBMW M3 CS TouringDivulgação/BMW

As letras pretas na parte superior das duas barras horizontais da grade são delimitadas por uma linha de contorno vermelha, assim como o emblema do modelo na parte dianteira e traseira. E em uma referência clara ao automobilismo, os faróis de LED brilham com a mesma luz amarela distinta dos carros de corridas GT.

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Dentro da cabine, os bancos tipo-bacquet M Carbon (com ajuste elétrico e aquecidos) e também as aletas de troca de marchas do volante em CFRP, frisos de acabamento interno e console central também contribuem para a “dieta”, que resulta em perda de cerca de 15 kg em relação à M3 Competition Touring M xDrive convencional.

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BMW M3 CS TouringBMW M3 CS TouringDivulgação/BMW

Os bancos dianteiros têm apoios de cabeça integrais, um emblema “CS” iluminado e superfícies em couro Merino. O volante M Alcantara padrão em design de três raios – com aro de fundo plano e marcador central vermelho na posição de 12 horas – faz com que se respire ainda mais o ambiente de corridas.

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Foi usada a versão mais recente do sistema de controle/operação BMW iDrive baseado no sistema operativo 8.5, e o assistente pessoal permite que um grande número de funções sejam controladas por voz. A tela inicial da multimídia de 14,9 polegadas inclui widgets para a configuração do veículo, pressão dos pneus e temperatura.

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BMW M3 CS TouringBMW M3 CS TouringDivulgação/BMW

O botão de configuração M no console central permite acesso direto às configurações do motor, chassi, direção, freios e M xDrive. Duas configurações ​​individuais podem ser guardadas junto aos ajustes pessoais para o som do motor, DSC e caraterísticas de troca de marchas.

De série há também o sistema M Drive Professional com funções otimizadas para pista como o M Drift Analyser e o M Laptimer. Somado a isso, o M Traction Control de 10 níveis permite elevar ainda mais a diversão ao volante e é possível escolher entre os programas Road, Sport e Track.

BMW M3 CS TouringBMW M3 CS TouringDivulgação/BMW
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No motor de seis cilindros em linha 3.0 o cárter é muito rígido e apresenta uma construção de deck fechado sem mangas, um virabrequim leve forjado e um cabeçote de cilindro com núcleo impresso em 3D.

Os cilindros também economizam peso graças ao revestimento de ferro pulverizado com arco de arame para reduzir perdas por atrito. O sistema de arrefecimento e o suprimento de óleo também são projetados para lidar com as fortes cargas de aceleração.

BMW M3 CS TouringBMW M3 CS TouringDivulgação/BMW

A pressão máxima dos dois turbocompressores aumentou para 2,1 bar e alguns ajustes específicos no gerenciamento do motor permitiram, então, elevar a potência em 13 cv, enquanto o torque máximo é de 66,3 kgfm entre 2.750 e 5.950 rpm.

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Isso significa que o M3 CS Touring pode disparar de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos e de 0 a 200 km/h em 11,7 segundos. A aceleração média de 80 a 120 km/h pode acontecer em meros 2,7 segundos na 4ª marcha e 3,5 segundos na 5ª. A velocidade máxima dessa versão é limitada eletronicamente a 300 km/h.

BMW M3 CS TouringBMW M3 CS TouringDivulgação/BMW

A transmissão M Steptronic de oito marchas inclui a função Drivelogic. Um botão integrado na alavanca seletora de marchas torna possível alterar as características de troca de marchas da transmissão, com uma escolha de três configurações. Além de opções esportivas ou mais focadas no conforto, o motorista também pode ativar uma configuração especial para dirigir em pista.

O sistema de tração integral M xDrive emprega uma embreagem multidisco controlada eletronicamente na caixa de transferência para garantir uma distribuição totalmente variável da potência entre as rodas dianteiras e traseiras.

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BMW M3 CS TouringBMW M3 CS TouringDivulgação/BMW

Em conjunto com o Diferencial M Ativo no eixo traseiro – cuja operação também é totalmente variável – a prioridade dada à tração traseira favorece a dinâmica de comportamento típica de um M. E o modo 4WD Sport reforça ainda mais esse efeito, enquanto em 2WD, o carro se pode comportar mais como um tração traseira clássico, especialmente se o sistema DSC (Controle Dinâmico de Estabilidade) estiver desativado.

BMW M3 CS TouringBMW M3 CS TouringDivulgação/BMW

A potência de frenagem é assegurada pelos freios M Compound com pinças pintadas em vermelho ou preto. Há também a opção de freios M Carbon Ceramic (com pinças em vermelho ou dourado fosco). Também na lista de equipamento padrão constam as rodas de liga leve M forjadas com um design exclusivo e acabamento bronze dourado fosco ou preto fosco.

Medindo 19 polegadas na frente e 20 polegadas na traseira, as rodas são equipadas como padrão com pneus de pista (275/35 ZR19 na frente, 285/30 ZR20 na traseira). Como alternativa, os clientes também têm a opção (gratuita) de pneus ainda mais esportivos. Na lista de opções também é possível escolher pneus ultra-track.

BMW M3 CS TouringBMW M3 CS TouringDivulgação/BMW

As entregas do modelo de produção limitada (que poderá ficar entre 1.800 e 2.000 unidades) começarão já em março de 2025 por valores próximos a 150.000 euros (cerca de R$ 925.000 em conversão direta), 40.000 euros (ou R$ 247.000) a mais do que a M3 Competition Touring. O mercado alemão é o principal destino dessa super perua, que será produzida ao lado de todas as outras variantes do M3 Sedan e Touring, na fábrica de Munique.

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