Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
RobôAutoforum

[4r]Motor 1.0 turbo do Hyundai Creta e HB20 perde potência com novas regras do PL8

Recommended Posts

Assim como aconteceu com o motor T270 1.3 turbo da Stellantis, os motores da Hyundai que equipam o HB20, HB20s e o Creta tiveram uma redução de potência para se adequar às novas regras de emissões do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos (Proconve L8). A nova lei está valendo desde o dia 1º de janeiro de 2025.

O 1.0 aspirado e 1.0 turbo (TGDi) foram os motores que precisaram passar por modificações para continuarem disponíveis no mercado brasileiro. O 1.6 TGDi, porém, não precisou de revisões por já se adequar ao Proconve L8.

Kappa 1.0 aspirado

Utilizado nas versões mais simples do HB20 e HB20s, o 1.0 aspirado segue com seus 80 cv no etanol e 75 cv na gasolina. Porém, a potência máxima do motor só pode ser alcançada em 6.200 rpm, contra os 6.000 rpm anteriores.

HB20S Comfort PlusHB20S Comfort PlusDivulgação/Quatro Rodas

Já o torque está maior, quando abastecido com gasolina. O motor agora entrega 9,6 kgfm (0,2 kgfm a mais que o anterior). No etanol o torque segue com os mesmos 10,2 kgfm.

Motor Potência (E/G) Torque (E/G)
PL8 (2025 – ) 1.0 aspirado 80 cv/75 cv 10,2 kgfm/9,6 kgfm a 6.200 rpm
PL 7 (2022 – 2024) 1.0 aspirado 80 cv/75 cv 10,2 kgfm/9,4 kgfm a 6.000 rpm
Continua após a publicidade
Assine as newsletters QUATRO RODAS e fique bem informado sobre o universo automotivo com o que você mais gosta e precisa saber. Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter
Carregando
Aceito receber ofertas produtos e serviços do Grupo Abril.

Cadastro efetuado com sucesso!

Você receberá nossa newsletter todas as quintas-feiras pela manhã.

1.0 turbo TGDi

O motor 1.0 turbo da Hyundai também passou por algumas mudanças de potência, mas somente quando abastecido com gasolina. Aqui a potência foi diminuida, passando a ser de 115 cv na gasolina. Antes era de 120 cv – como é no etanol, que não passou por mudanças.

19- HYUNDAI CRETA - COMFORT - PRATA BRISK<span class="hidden">–</span>Divulgação/Hyundai

Para ambos os combustíveis a potência máxima é entregue a 6.000 rpm, enquanto o torque máximo é alcançado a 1.500 rpm. Falando nele, o torque se mantém o mesmo, sendo de 17,5 kgfm tanto para gasolina quanto para o etanol.

Continua após a publicidade
Motor Potência (E/G) Torque (E/G)
PL8 (2025 – ) 1.0 TGDI 121 cv/115 cv 17,5 kgfm a 1.500 rpm
PL 7 (2022 – 2024) 1.0 TGDI 120 cv/120 cv 17,5 kgfm a 1.500 rpm

Novo consumo

Em conjunto da redução de torque e potência, o consumo melhorou (bem pouco) em alguns dos casos. Começando pelos HB20 e HB20s aspirados, o consumo de combustível está melhor na gasolina e no etanol.

hb20comfort<span class="hidden">–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas

O motor 1.0 Kappa faz agora 9,7 km/l na cidade e 10,9 km/l na estrada. Isso no etanol. Na gasolina, são 13,4 km/l na cidade (o mesmo do PL7) e 15,4 km/l na estrada.

Continua após a publicidade
Consumo de combustível do 1.0 aspirado Kappa (HB20 e HB20S)
Motor Etanol Gasolina
1.0 aspirado Kappa (PL 8) 9,7 km/l na cidade e 10,9 km/l na estrada 13,4 km/l na cidade e 15,4 km/l na estrada
1.0 aspirado Kappa (PL 7) 9,6 km/l na cidade e 10,8 km/l na estrada 13,4 km/l na cidade e 15,3 km/l na estrada
Compartilhe essa matéria via:

A família HB20 com motor 1.0 turbo, porém, teve uma pequena piora no consumo com etanol e gasolina na cidade, passando a fazer 9,2 km/l e 13 km/l, contra 9,6 km/l e 13,5 km/l, respectivamente. Na estrada o consumo melhorou em ambos os casos.

Consumo de combustível do 1.0 TGDi (HB20 e HB20S)
Motor Etanol Gasolina
1.0 TGDi (PL 8) 9,2 km/l na cidade e 10,7 km/l na estrada 13 km/l na cidade e 15,2 km/l na estrada
1.0 TGDi (PL 7) 9,6 km/l na cidade e 10,4 km/l na estrada 13,5 km/l na cidade e 14,6 km/l na estrada
Continua após a publicidade

Hyundai HB20S Platinum Plus

E, por fim, o consumo do Hyundai Creta 1.0 turbo, que, apesar de não ter a fama de ser um carro econômico, melhorou ligeiramente após a introdução dos ajustes necessários para cumprir o PL8.

Consumo de combustível do 1.0 TGDi (Creta)
Motor Etanol Gasolina
1.0 TGDi (PL 8) 8,4 km/l na cidade e 9 km/l na estrada 12 km/l na cidade e 12,7 km/l na estrada
1.0 TGDi (PL 7) 8,3 km/l na cidade e 9,1 km/l na estrada 11,9 km/l na cidade e 12,6 km/l na estrada
Hyundai Creta Platinum 2025Hyundai Creta Platinum 2025Divulgação/Hyundai

Como já foi dito, o motor 1.6 TDGi introduzido na linha Creta no último ano não precisou de alterações, pois já estreou seguindo as novas regras do Proconve L8.

Publicidade

View the full article

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...