Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
RobôAutoforum

[4r]CEO da Ram quer nova picape média e reviver 1500 com motor Hemi

Recommended Posts

O CEO da Ram, Tim Kuniskis, fez revelações que podem mexer com os corações dos entusiastas da marca. Durante o Salão do Automóvel de Detroit, nos Estados Unidos, o executivo diz querer muito uma nova picape de tamanho médio para concorrer com Ford Ranger, Chevrolet Colorado e outras. Mas não só isso, ele também abriu possibilidade para um retorno do famoso V8 Hemi.

Atualmente, em sua linha, a Ram trabalha apenas com picapes de porte grande para cima, pelo menos nos Estados Unidos. No Brasil, a marca lançou a Rampage, aproveitando o chassi monobloco da “irmã” Fiat Toro. Para os EUA, a Rampage é considerada pequena demais, sendo compatível com o Ford Maverick, por exemplo. O que Kuniskis quer mesmo é um modelo médio para ficar abaixo da 1500.

“Tudo é mais caro. Os caminhões são muito mais caros – o pão sobe, você ainda tem que comer, certo? Os caminhões sobem, você começa a procurar alternativas. Eu costumava ter uma alternativa de preço com o Ram Classic. Eu não tenho mais isso.”, explicou o executivo em entrevista ao Motor1.

Ram-1200-MexicoRam 1200 é a nossa Titano, mas não deve ser a opção de picape média para os EUADivulgação/Ram

A Ram Classic também era vendida no Brasil e tratava-se da 1500 de geração anterior, vendida por um preço mais em conta. Mas ainda era uma 1500, com o mesmo porte.

“Não seria ótimo se eu tivesse um caminhão de tamanho médio que fosse incrível e capaz de preencher essa lacuna?”, disse o executivo. “Sim, eu adoraria ter um”, respondeu a si mesmo.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Atualmente, a alternativa mais fácil para a Ram seria a picape 1200 montada na China. Apesar do nome, nós a conhecemos como Fiat Titano. Isso mesmo, as duas são o mesmo carro, dividindo o DNA também com a Peugeot Landtrek. Essa que por sua vez deriva da chinesa Changan Kaicene F70. Ou seja, de Ram ela tem só o nome.

Os mais saudosistas têm outra solução em mente: a Dodge Dakota. Em uma época em que o nome Ram era dado à maior picape da marca Dodge, a Dakota fazia sucesso no Brasil.

Dodge Dakota visão traseiraDodge Dakota foi a última picape média da marca, quando a Ram ainda nem era uma marca independenteFernando Pires/Quatro Rodas
Continua após a publicidade

A Dakota chegou aqui em sua segunda geração, construída em Campo Largo, no Paraná, entre 1998 e 2001. Ela aproveitou o sucesso da Ranger e da S10. Em sua versão mais apimentada, a R/T era o único carro nacional com um motor V8, esse que tinha 5,2 litros e entregava 232 cv e recebia o nome de Magnum.

Em sua terra natal, a Dakota durou até a terceira geração, descontinuada em 2011. Apesar de ser um nome forte — tanto para nós brasileiros quanto para os americanos — ainda não há nada concreto sobre o seu retorno. Nasa, exceto o desejo de Kuniskis em ter uma picape média no mercado novamente.

V8 Hemi de volta na 1500?

Já que falamos em picapes com motor V8, recentemente nos despedimos do V8 Hemi, usado na Ram 1500 e em muscle cars como os Dodge Challenger e Charger, por exemplo.

O propulsor não era condizente com as atuais normas de emissões e tão pouco foi pensado para isso, como afirmou Kuniskis. “O Hemi nunca foi projetado para rodar naquela picape (atual 1500) nessa arquitetura eletrônica, então isso é um grande desafio”.

Continua após a publicidade
Ram 1500 LaramieMotor V8 Hemi foi aposentado da 1500 e a sua volta é complicada, mas não impossívelDivulgação/Ram

Desafio esse que, de acordo com o próprio Kuniskis é possível de ser superado, mas pode levar um tempo. “Mesmo que você dissesse, vamos fazer isso, não podemos fazer isso imediatamente”. Entre os problemas, o executivo cita ainda a falta de fornecedores que mudam suas especialidades quando uma montadora decide aposentar um motor específico.

O V8 5.7 que equipava a 1500 saiu de linha, mesmo tendo recebido um sistema híbrido leve, que entregava 395 cv. Mesmo assim, a montadora o substituiu pelo seis cilindros em linha do motor Hurricane, que consegue chegar aos 420 cv.

Assine as newsletters QUATRO RODAS e fique bem informado sobre o universo automotivo com o que você mais gosta e precisa saber. Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter
Carregando
Aceito receber ofertas produtos e serviços do Grupo Abril.

Cadastro efetuado com sucesso!

Você receberá nossa newsletter todas as quintas-feiras pela manhã.

Continua após a publicidade

 

 

Quem quiser ter uma Ram com V8 Hemi ainda pode comprar. A única versão disponível no mercado americano é o 6.4 de 405 cv, esse que pode ser encontrado nas versões Heavy Duty (ou simplesmente HD) das picapes 2500 e 3500. Ele ainda não saiu de linha devido à demanda, já que também é utilizado nos caminhões 4500 e 5500.

Publicidade

View the full article

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...