Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
RobôAutoforum

[4r]Novo BMW M5 dribla a física e é muito rápido e ágil mesmo com 2.500 kg

Recommended Posts

Vivemos a era do sobrepeso. Não falo apenas das consequências do sedentarismo e do alto consumo de calorias, mas pelo simples fato de a eletrificação estar aumentando o peso dos automóveis. Ao mesmo tempo que os motores elétricos, baterias e módulos prometem um ganho de potência, uma melhora no desempenho e uma notável redução de consumo, o peso aumenta e até excede tudo que os engenheiros passaram décadas otimizando. Esforço perdido? Nem tanto. 

Esta sétima geração do BMW M5 apela às peças de fibra de carbono mais pelo estilo do que para poupar seu peso total, como era feito no passado. O antigo M5 CS era era 104 kg mais leve que o Competition trocando materiais em diversas partes do carro. Nesta nova geração, a forma mais fácil de obter este ganho seria reduzindo a bateria de 18,6 kWh. Sim, estamos falando de um híbrido plug-in.

BMW M5 2025<span class="hidden">–</span>Divulgação/BMW

Ainda há um motor V8 4.4 biturbo sob o capô, mas amansado para entregar 585 cv (o antigo chegava aos 635 cv) e 76,5 kgfm, e sob a vigilância de um motor elétrico de 194 cv e 28,5 kgfm (mas que pode entregar até 45,8 kgfm) instalado entre o V8 e o câmbio automático de oito marchas. Se o motorista permitir, o elétrico levará o sedã até os 140 km/h sozinho e ser responsável por percorrer até 65 km sem acionar o motor a gasolina.

Isso de permitir tem a ver com os modos de condução. Com os mais comedidos, pode demorar ou você nem ouvir o motor V8, caso a bateria esteja cheia. O motor elétrico, inclusive, pode acionar as quatro rodas sozinho.

BMW M5 2025<span class="hidden">–</span>Divulgação/BMW
Continua após a publicidade

Com os modos mais esportivos, o V8 acorda já na partida e válvulas podem deixar o ronco ainda mais grave e gutural. É híbrido, mas faz barulho como se não fosse.

Mas essa eletrificação não fez o BMW M5 perder antigas habilidades, como a de poder desligar a tração integral (junto com o controle de estabilidade, diga-se) e ter o total de 727 cv e 101,9 kgfm despejados nas rodas traseiras para permitir uma experiência pura de direção e, eventualmente, fritar os pneus traseiros. O diferencial traseiro ativo também pode ajudar nisso, mas é um dos muitos sistemas que ajudam a disfarçar o peso extra.

BMW M5 2025<span class="hidden">–</span>Divulgação/BMW

Além dos controles eletrônicos devidamente ajustados, a suspensão foi propositalmente enrijecida, o motor elétrico atua nas arrancadas para o carro parecer mais leve, a direção é muito responsiva e rápida (são praticamente duas voltas de batente a batente), os pneus são exclusivos para este carro e ainda tem o eixo traseiro esterçante em até 1,5° para também diminuir o arrasto traseiro e encolher o entre-eixos virtualmente.

Tudo isso ajuda a domar o carro, mas é impossível não notar que este é um sedã esportivo com peso de um SUV grande.

Continua após a publicidade
BMW M5 2025<span class="hidden">–</span>Divulgação/BMW

Acontece que toda a parafernália elétrica aumentou o peso do BMW M5 em 484 kg. São 2.435 kg no total, mais de 1 tonelada extra na comparação com a primeira geração, lá de 1984. Um mal necessário: desta forma, o M5 atende às normas de emissões de diversos mercados e ainda dribla impostos vinculados às emissões do carro. É mais pesado para pesar menos no bolso.

Compartilhe essa matéria via:

O melhor que a BMW poderia fazer era não comprometer a distribuição de peso e a dinâmica do carro. Conseguiram.

Eletrificação não é um problema para a M

Até existir algum tabu sobre a eletrificação de carros esportivos em alguns fabricantes, mas os números de vendas da Motorsport mostram que isso não é um problema. O carro “assinado” pela M mais vendido de 2024 foi o i4 M50, um elétrico de 544 cv. Com 206.582 unidades, a M respondeu por 9,4% das vendas da BMW em 2024.

Continua após a publicidade

Inimigo do Newton

BMW M5 2025<span class="hidden">–</span>Divulgação/BMW

Isaac Newton apenas definiu os maiores desafios do dia a dia do BMW M5: lidar com a dinâmica do seu corpo e a estática. Quando os dois motores se unem para tirar este sedã da inércia, é assustador. A força resultante realmente consegue acelerar este sedã (que passa longe de ter massa desprezível) muito, mas muito rápido.

Assine as newsletters QUATRO RODAS e fique bem informado sobre o universo automotivo com o que você mais gosta e precisa saber. Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter
Carregando
Aceito receber ofertas produtos e serviços do Grupo Abril.

Cadastro efetuado com sucesso!

Você receberá nossa newsletter todas as quintas-feiras pela manhã.

Na verdade, me pegou desprevenido. Em uma reta livre, acionei um M Mode 2 (um dos acertos pré-definidos pela central e ativado por uma borboleta específica no volante) e a reação ao pisar no acelerador foi tão forte que, no susto, esqueci de fazer a troca sequencial. Cortou o giro, coisa que esse V8 só faz a 7.200 rpm, e a troca de marcha foi acompanhada por uma reverberação de respeito na cabine.

BMW M5 2025<span class="hidden">–</span>Divulgação/BMW
Continua após a publicidade

Um pouco menos surpreendente é o controle que se tem do carro. O grande feito da BMW (e da divisão Motorsport, claro) foi conseguir preservar a precisão que fez o M5 ser o que é hoje. Ainda é um carro obediente aos comandos, seja de direção ou de acelerador e, acredito eu, a bateria instalada à frente do eixo traseiro, também contribuiu para garantir a neutralidade do carro nas curvas.

BMW M5 2025<span class="hidden">–</span>Divulgação/BMW

O M5 não faz mais do que brincar com suas percepções. Você sente o peso do carro, mas ele prova que isso não é exatamente um problema para ele. Ainda assim me fez refletir que, por mais extraordinário que seja um carro de quase 2.500 kg acelerar de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos, o antigo M5 Competition cumpria o mesmo em 3,1 segundos com o mesmo V8 gerando 625 cv.

Os superpoderes do M5 ficam meio disfarçados na cabine, quem em muitos aspectos ainda é de um tradicional sedã executivo alemão. Ainda há uma atenção especial aos passageiros do banco traseiro, com direito uma persiana elétrica no vidro traseiro e duas manuais para cobrir todos os cantos dos vidros laterais. Há duas zonas de temperatura e saídas centrais e nas colunas, além do toque macio do couro merino revestindo os bancos.

BMW M5 2025<span class="hidden">–</span>Divulgação/BMW
Continua após a publicidade
BMW M5 2025<span class="hidden">–</span>Divulgação/BMW

Na frente, o ambiente é mais de esportivo. Os bancos são mais esportivos, têm abas mais envolventes, mas preservam o conforto. A BMW também abusa da iluminação para permitir a customização da cabine: além das cores do acabamento, que podem ser escolhidas na hora da compra, há barras retroiluminadas no painel e nas portas que permitem a seleção de cores vivas e até mesmo a combinação de cores, como o branco, azul e vermelho da Motorsport para aumentar a diferenciação para um Série 5 ou i5.

Também trataram de camuflar as saídas de ar-condicionado nas barras iluminadas e os únicos comandos à mostra ali são táteis, bem discretos, que fecham ou abrem o fluxo de ar. O direcionamento do ar ainda é manual e o comando para isso é bem discreto, abaixo das saídas de ar. O ajuste da velocidade e da temperatura deve ser feito na central multimídia ou por comando de voz, para os mais acostumados aos carros da BMW.

BMW M5 2025<span class="hidden">–</span>Divulgação/BMW

Uma coisa interessante de observar na BMW é um bom senso em manter alguns comandos físicos redundantes e muito úteis. O que mais tem no console entre os bancos são botões de acesso rápido a funções como modos de condução, seletor de tração e de assistências, e outros para controlar as mídias. Eles sabem que ninguém precisa ficar refém só dos toques na central multimídia.

BMW M5 2025<span class="hidden">–</span>Divulgação/BMW

Desde que os modos de condução foram inventados, ninguém mais ficou condenado a dirigir um esportivo da forma mais esportiva o tempo todo. O BMW M5 consegue usar a eletrônica para ir do conforto de um sedã elétrico a um dos esportivos de rua mais chucros da atualidade, basta querer.

BMW M5 2025<span class="hidden">–</span>Divulgação/BMW

Mas se a eletrificação foi a solução para o BMW M5 manter seu motor V8 biturbo, para o Brasil isso se tornou um problema. Como a legislação de emissões brasileira mistura exigências europeias e norte-americanas, nem a especificação para os EUA e nem a configuração para a Europa estariam adequadas para o lançamento por aqui. Pelo menos por enquanto.

Ainda há esperança para a BMW dar um jeito. Mas fica o aviso: nos Estados Unidos, parte dos 119.500 dólares sem impostos, R$ 723.960 no câmbio atual. Poderia facilmente passar dos R$ 1,3 milhão no Brasil.

Ficha Técnica – BMW M5 PHEV

Motor: gasolina, dianteiro, longitudinal, V8, 4.395 cm³, 585 cv entre 5.600 e 6.500 rpm, 76,5 kgfm entre 1.800 e 5.400 rpm; elétrico de 194 cv e 28,5 kgfm; potência combinada, 727  cv; torque combinado, 101,9 kgfm
Bateria: 18,6 kWh com recarga a até 7,4 kW em 3h15
Câmbio: automático, 8 marchas, tração integral
Direção: elétrica, com esterçamento traseiro em 1,5°
Suspensão: Duplo A (diant.), multilink (tras.) com amortecedores magnetoreativos
Freios: discos ventilados
Pneus: 285/40 R20 (diant.) 295/35 R21 (tras.)
Peso: 2.485 kg
Dimensões: comprimento, 509,6 cm; largura, 197 cm; altura, 151 cm; entre-eixos, 300,6 cm; porta-malas, 466 l, tanque, 68 l

Publicidade

View the full article

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...