Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

CleanSound

O que é Delay?

Recommended Posts

Pessoal vejo muito falar de DELAY inclusive são gerados graficos nos softwares de caixas acusticas especialmente para mensurar essa variavel.

O que é isso Delay? É bom ou é ruim?

Desculpem a burrice.... :banghead

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Delay ou Time Aligment é assim:

Como vc não está posicionado no meio do carro, ou seja, centro dos falantes, o som parece sair todo do lado esquerdo inclusive a voz, pois vc está proximo ao tweeter e midbass esquerdo. O delay adiciona um atrazo na resposta de cada canal. Com isso vc acerta a imagem sonora. Aí a voz do cantor passa a "sair" do meio do painel. Vc percebe onde está posicionado cada instrumento no palco de um show por exemplo...

Compartilhar este post

Link para o post

Simples.

O som tem uma velocidade, certo? No carro beira 340m/s

Os falantes estão à distâncias diferentes, com relação a você, certo?

Da 8a. série você tem que v = s/t , lembra?! velocidade = espaço / tempo

Ou seja, o "som" de cada transdutor vai chegar em tempos distintos ao ouvido.

O que o "delay" (time allignment) faz?! Atrasa em questão de mili-segundos determinado canal afim de equilibrar todas as distâncias, virtualmente.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Simples.

O que o "delay" (time allignment) faz?! Atrasa em questão de mili-segundos determinado canal afim de equilibrar todas as distâncias, virtualmente.

Abraços

Sim eu sei que delay é atraso do som. Mas com relação ao sub??? Como analisar aquele grafico que o WINISD gera?

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que ele tá falando do delay da caixa dutada.

Eu não sou perito em som, mas analizando os gráficos do winISD entendi que esse delay representa o atraso em cada frequencia provocado pela caixa dutada. Acho que tem a ver com a variação de fase do sistema caixa+falante+duto e não com a velocidade do som que é cnstante para qualquer frequencia.

Agora é só esperar alguém que saiba certo pra responder certo.

Sds,

Evandro

Compartilhar este post

Link para o post

é basicamente o mesmo, só que se tiver delay alto o som do sub vai "embolar" em relaçao ao restante do sistema

Compartilhar este post

Link para o post
Simples.

Abraços

Sim eu sei que delay é atraso do som. Mas com relação ao sub??? Como analisar aquele grafico que o WINISD gera?

Ué amigo, já que já sabes o que é delay devia no mínimo intuir que o mostrado nos gráficos de simuladores nada mais é que o atraso que a caixa vai projetar na resposta do sub em determinada frequência, devido ao tempo de retorno do cone (excursionamento, controlado pelo damping factor entre outros...), por isso quanto menor a frequência, maior o atraso, graças a um maior deslocamento do cone.

No projeto procure deixar abaixo de 20ms em torno de 20hz e não terás problemas ;)

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Simples.

Abraços

Ué amigo, já que já sabes o que é delay devia no mínimo intuir que o mostrado nos gráficos de simuladores nada mais é que o atraso que a caixa vai projetar na resposta do sub em determinada frequência, devido ao tempo de retorno do cone (excursionamento, controlado pelo damping factor entre outros...), por isso quanto menor a frequência, maior o atraso, graças a um maior deslocamento do cone.

No projeto procure deixar abaixo de 20ms em torno de 20hz e não terás problemas ;)

Abraços

Justamente... Era isso que eu queria saber.. Desculpe se eu não soube me expressar.

COMO AJUSTAR UMA CAIXA DUTADA PARA QUE ELA POSSUA UM DELAY QUE NÃO ATRAPALHE O SOM.

Falam que o NAR em uma caixa de 56l dar uma Delay ruim. Mas que abaixasse para 53 l o delay iria diminuir...

A caixa selada sofre esse problema?

Compartilhar este post

Link para o post

Resposta em frequência

tf2tz.gif

Atraso

delay2jb.gif

tudo aí.

Quanto ao ajustar, quais as variáveis que você projeta? Volume e duto, certo? Então é o famoso cobertor curto, cobre a cabeça, tira dos pés ;)

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Group Delay ou Atraso de Grupo

Toda transmissão mutiplexada possui essa caracteristica

Devido a caracteristicas eletro fisicas frequencias diferentes viajam a velocidades ligeiramente diferentes...

Isso vale pra luz, Pro Som, Pro RF....

No caso do grafico do software de caixas, a linha mosta o tempo que cada frequencia aplicada ao mesmo tempo no driver chegará ao ouvido que está á um metro de distância (se você não alterou o parâmetro do software.)

Quanto maior a diferença do tempo de chegada da frequenci mais rápida para a mais lenta, menos definição e inteligibilidade você vai ter na audição do sonofletor.

Uma diferença acima de 20ms em sonofletor de graves, torna praticamentem inunsável, fica o famoso grave "embolado"

Acho que era isso que queria saber...

[]

Sandro

Compartilhar este post

Link para o post

A caixa que eu projetei para o par de keybass panther 8" que vou comprar tem f3=30,95 e delay de 19,41ms, sera que eu vou ter algum problema com essa caixa?

Compartilhar este post

Link para o post

Devido a caracteristicas eletro fisicas frequencias diferentes viajam a velocidades ligeiramente diferentes...

No caso do grafico do software de caixas, a linha mosta o tempo que cada frequencia aplicada ao mesmo tempo no driver chegará ao ouvido que está á um metro de distância (se você não alterou o parâmetro do software.)

Quanto maior a diferença do tempo de chegada da frequenci mais rápida para a mais lenta, menos definição e inteligibilidade você vai ter na audição do sonofletor.

Uma diferença acima de 20ms em sonofletor de graves, torna praticamentem inunsável, fica o famoso grave "embolado"

[]

Sandro

Opa prof. Pacheco (hehe), vamos ver se entendi certo.....explicando no gráfico, em relação ao delay, a caixa de 40 L teria um delay melhor pois tem um menor tempo de diferença de chegada da frequêcia aos ouvidos humanos na proporção de 1 metro?

Compartilhar este post

Link para o post

[]

Sandro

diz aí....

Sandro me diz uma coisa....

hipoteticamente falando ,

se alguem usar um sub respondendo de 20hz - 50hz e todo o group delay estiver alto ....tipo:

20Hz - 27m/s

30Hz- 23m/s

40Hz- 18m/s

50Hz - 15m/s

o que acontecerá nesse caso.....?

a caixa não iria embolar ...certo?

Abraço

Helio

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo, 1ms faz MUITA diferença no som, viu hehe Então pode ter certeza que seu grave vai embolar e muito ;)

E dj_vini, é exatamente isto ;) Quanto maior o delay (escala y do gráfico), maior o tempo que esta determinada frequência (supostamente isolada) demoraria pra chegar ao seu ouvido.

Compartilhar este post

Link para o post
Amigo, 1ms faz MUITA diferença no som, viu hehe Então pode ter certeza que seu grave vai embolar e muito ;)

E dj_vini, é exatamente isto ;) Quanto maior o delay (escala y do gráfico), maior o tempo que esta determinada frequência (supostamente isolada) demoraria pra chegar ao seu ouvido.

Desisto da caixa de 59,1L então?

Com uma caixa de 50L eu consigo reduzir o delay para 17,59ms, mas o f3 sobe para 33,20Hz :( !

Compartilhar este post

Link para o post

Com uma caixa de 50L eu consigo reduzir o delay para 17,59ms, mas o f3 sobe para 33,20Hz :( !

Como já aprendi com uma pessoa que não precisa falar quem....a janta nunca vem de graça...hehe :rever1:

Compartilhar este post

Link para o post

Que sub é? Xo tentar te ajudar no projeto

Compartilhar este post

Link para o post

E ai galera no que consiste em inverter a fase do Sub??? Quando usariamos este artificio?

Compartilhar este post

Link para o post

diz aí....

Sandro me diz uma coisa....

hipoteticamente falando ,

se alguem usar um sub respondendo de 20hz - 50hz e todo o group delay estiver alto ....tipo:

20Hz - 27m/s

30Hz- 23m/s

40Hz- 18m/s

50Hz - 15m/s

o que acontecerá nesse caso.....?

a caixa não iria embolar ...certo?

Abraço

Helio

A Primeira coisa a definir é a faixa que vai usar a caixa

Dentro da faixa diminua o valor minimo do maximo, não pode dar mais de 20ms

MAS como cada caso é um caso, dpendendo da aplicação pode sim ...

Egua, esse sandro só diz que não pode pra depois dizer que pode... :pirou:

A diferença de group delay, no caso da acustica, está diretamente ligada a estensão... pouco GD grave seco, Muito GD embolado...

No caso da caixa que citou será uma caixa extensa mas ainda não embolada, mas com alguns problemas de transientes em picos seguidos.

Alias muitos audiofilos tem bronca com caixa bass reflex exatamente por conta desse atraso de grupo maior que das Susspensão acusticas ou TL.

Mas como a janta nunca é de graça, como diria o professor frederico... extende-se o grave, cria-se coloração e aumenta o roll off.. ou seja como diz o Alvaro.. pra cobrir a orelha descobre o pé...

Por isso é bom ter bem claro em mente o que quer pra fazer a caixa correta.

[]

Sandro

Compartilhar este post

Link para o post

Que sub é? Xo tentar te ajudar no projeto

É o Keybass Panther de 8" (link direto aqui). Gosto de ouvir bastante PSY e um pouco de Trance (no primeiro caso tem batidas muito rapidas mas não chega a descer tanto, chuto que fique no maximo na casa dos 40Hz e no segundo caso são batidas mais profundas mas não tão rapidas, só que em algumas musicas elas descem bem) e as vezes Hip-Hop. Vou postar aqui o grafico do delay:

delaypanther0ls.th.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Dentro da faixa diminua o valor minimo do maximo, não pode dar mais de 20ms

Valeu Sandrão ,

era isso mesmo que gostaria de saber.... :legal:

Abraço

Helio

Compartilhar este post

Link para o post

E ai pessoal que tem mais experiencia com caixas, a de 59,1L vai embolar ou não?

Compartilhar este post

Link para o post

Opa, pra trance vc quer uma caixa bem rapida, principalmente pq os baixos das musicas sao bem rapidos... ainda mais na full-onzera...heheheh

Compartilhar este post

Link para o post
Opa, pra trance vc quer uma caixa bem rapida, principalmente pq os baixos das musicas sao bem rapidos... ainda mais na full-onzera...heheheh

Acabei pensando no "custo x benefício" da caixa e cheguei a conclusão que a melhor opção pra mim é a band-pass de 4º ordem. Desce igual a de 50L mas tem o delay menor ainda e posso projetar os graves para dentro da cabine através dos furos do tampão aonde estão os falantes de 6" atualmente (dizem que o isolamento entre a cabine e o porta-malas do civic é enorme). Amanhã estarei comprando os falantes e resta esperar aparecer uma boa oportunidade para comprar o MTX MXA6004.

Ganho:

gain0vl.jpg

Delay:

delay5ic.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...