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[4r]Kia EV3 é SUV elétrico muito funcional que pode ser lançado no Brasil

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A Kia segue a todo vapor renovando sua linha de elétricos, que deve ter nove carros, do EV1 ao EV9, com a revelação mundial dos modelos acontecendo em ordem decrescente – dos maiores e mais caros, aos menores e mais baratos, embora os lançamentos nos diferentes mercados possam ocorrer de modo desordenado. Mês passado, enquanto publicávamos a avaliação do SUV médio EV5, a marca apresentou na Europa o compacto EV3. O Kia EV5 já está no Brasil e o EV3 é apenas uma possibilidade, por enquanto.

Oficialmente, sua vinda ainda está sendo analisada. Mas o irmão maior EV9 virá, com certeza. A previsão é de que chegue no ano que vem. Nós também andamos no EV9, o teste de impressões ao dirigir saiu na edição nº 777, de janeiro deste ano.

Kia EV3Acabamento apenas insinua a existência de molduras nas caixas de rodasDivulgação/Quatro Rodas

Com 4,3 metros de comprimento, o EV3 posiciona-se como concorrente direto de carros como o Volvo EX30 e o Peugeot e-2008 e estará, inicialmente, disponível na Europa com tração dianteira, com dois tamanhos de bateria: 58,3 e 81,4 kWh. O primeiro com uma autonomia média de 436 km e o segundo, de 605 km, o que passa a ser um valor de referência neste segmento. A força do motor, em qualquer dos casos, é de 204 cv/28,8 kgfm.

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Mais tarde, porém, a gama do Kia EV3 será ampliada com duas versões com tração nas quatro rodas (ou seja, juntando um motor elétrico sobre o eixo traseiro tracionando as respectivas rodas): uma com 265 cv/39,3 kgfm (170 cv/20,4 kgfm à frente e 95 cv/18,9 kgfm atrás) e outra (GT) com 292 cv/47,7 kgfm (197 cv/28,8 kgfm à frente e 95 cv/18,9 kgfm atrás), em ambos os casos alimentadas pelo maior conjunto de baterias disponível (81,4 kWh) e, naturalmente, com performances superiores.

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Kia EV3<span class="hidden">–</span>Divulgação/Quatro Rodas

Ao volante, apreciamos a vasta extensão de telas digitais, composta por três seções: duas de 12,3” nas extremidades (a da esquerda é a instrumentação, a da direita a da multimídia); e uma de 5” ao centro (para alguns ajustes do sistema de ar-condicionado, estando os comandos restantes para esta função numa zona central abaixo da tela, através de comandos físicos).

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Alguns equipamentos a bordo são incomuns em modelos deste segmento, como o head-up display (mesmo sendo opcional), o aquecimento/ventilação dos bancos dianteiros e as câmeras que recolhem imagens a partir dos retrovisores quando acionamos os piscas. Outros recursos são originais do projeto, como a mesa sobre o apoio de braços central e a possibilidade de reclinar por completo as costas do banco do passageiro dianteiro. Em um plano baixo, entre os dois bancos dianteiros, há um compartimento aberto e entradas USB.

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Kia EV3Motorista tem três telas agrupadas à sua frenteDivulgação/Quatro Rodas

Espaço não falta. Um passageiro de 1,80 metro senta-se atrás com três dedos de sobra entre o topo de sua cabeça e o teto solar (que é fixo nessa região, se abrindo apenas na fila de bancos dianteira). O porta-malas é de 460 litros. Elogios devem ser feitos à insonorização, notável para um carro deste segmento, já que se ouve muito pouco do ruído exterior (graças aos vidros dianteiros duplos) ou do motor (que, mesmo sendo elétrico, também produz ruídos). O capô tem revestimento acústico interno.

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Logo nos primeiros quilômetros percebe-se que o Kia EV3 tem desempenho suficiente para se mover com agilidade especialmente na cidade, como é habitual na propulsão elétrica. Ele vai de 0 a 100 km/h em 7,7 segundos e mesmo em avenidas rápidas não terá dificuldades em acompanhar o trânsito. Mas sua velocidade máxima é limitada em 170 km/h.

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Kia EV3Descanso de braço extensível vira mesa, a iluminação ambiente percorre painel e laterais das portas. Carregamento por induçãoDivulgação/Quatro RodasKia EV3<span class="hidden">–</span>Divulgação/Quatro RodasKia EV3<span class="hidden">–</span>Divulgação/Quatro Rodas

Há quatro modos de condução, Eco, Normal, Sport e Snow, aos quais se junta um programa Individual (My Mode, que se ajusta na tela central), que permite configurar os dois únicos parâmetros ajustáveis que interferem na dinâmica (resposta do motor e da direção). Quando alternamos entre os modos (através do botão na face inferior do volante), a variação na resposta do motor é sentida clara e imediatamente, sendo menos óbvio no caso da direção (corretamente desmultiplicada, dando 2,7 voltas entre batentes). Até porque a direção se sente demasiado leve: em Eco e Normal chega a parecer que as rodas nem estão em contato com a via, especialmente no perímetro urbano. Depois, ganha peso a velocidades mais altas, especialmente junto ao ponto central.

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Kia EV3Compartimento dianteiro leva 25 litros. No porta-malas cabem 460 l de bagagem. Traseira acomoda dois adultos com confortoDivulgação/Quatro RodasKia EV3<span class="hidden">–</span>Divulgação/Quatro RodasKia EV3<span class="hidden">–</span>Divulgação/Quatro Rodas

O pedal do freio demora um pouco a reagir (como em muitos elétricos), mas é positivo o fato de se poderem ajustar os níveis de desaceleração regenerativa por meio de hastes atrás do volante. A da direita diminui, a da esquerda aumenta (de 0 a 3) e pode-se ativar o modo “pedal único” (deixando a haste da esquerda pressionada durante 1 segundo), que é muito útil na cidade, permitindo esquecer o pedal em 90% das situações. A suspensão causou muito boa impressão, conseguindo conjugar estabilidade e conforto, mesmo com as rodas de 19”.

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O preço estimado do EV3, na Europa, é entre 39.000 (R$ 239.530) e 53.000 euros (R$ 325.520), partindo da versão de entrada, com 58,3 kWh, e chegando à mais completa, com 81,4 kWh. Trata-se de uma opção interessante, nessa faixa de preço, para uma pequena família, oferecendo design com forte personalidade e interior amplo para até cinco ocupantes.

Veredicto Quatro Rodas – Kia EV3

Menor que os irmãos já conhecidos, EV9 e EV5, o EV3 se encaixa no perfil de consumidor familiar e urbano do mercado

Ficha Técnica – Kia EV3

Preço: a partir de 39.000 euros (R$ 239.530)
Motor: diant. elétrico (PSM), 204 cv e 28,8 kgfm
Baterias: íons de lítio (NMC), 58,3 kWh e 81,4 kWh Carregamento: (0 a 100%) AC (11 kW), 7h15; (10 a 80%) DC (126 kW), 31 min
Câmbio: aut. 1 marcha, tração dianteira
Direção: elétrica
Suspensão: McPherson (diant.), multibraços (tras.),
Freios: disco ventilado
Pneus: 215/50 R19
Dimensões: comprimento, 430 cm; largura, 185 cm; altura, 156 cm; entre-eixos, 268 cm; peso, 1.885 kg; porta-malas, 460 litros
Desempenho*: 0 a 100 km/h, 7,7 s; velocidade máx., 170 km/h
*Dados de fábrica

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