Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
RobôAutoforum

[4r]Mercedes-Benz GLB 220 muda motor para ser lembrado entre SW4 e Commander

Recommended Posts

Talvez o Mercedes-Benz GLB não venha à cabeça quando se pensa em SUVs premium de sete lugares, diferentemente de Toyota SW4, Chevrolet Trailblazer e Jeep Commander. Mas bem que ele poderia fazer parte do primeiro escalão, já que tem preços semelhantes aos dos rivais, e ainda mais luxo.

Mais do que isso: na linha 2025, o SUV passa a ser vendido na configuração GLB 220 (contra a antiga 200), ou seja, tem um novo motor, mais potente, e tração integral, para reforçar o pacote. Ele parte de R$ 369.900 na versão de entrada Progressive e de R$ 399.900, na AMG Line. Testamos a versão mais cara.

A configuração topo de linha é facilmente reconhecida pelo kit visual de apelo esportivo. A grade adota uma trama pontilhada, enquanto o para-choque tem nichos maiores e mais pronunciados. Os faróis, full-led e com fachos baixo e alto automáticos, são os mesmos. De lado, as rodas são de 19”, com desenho assinado pela AMG, e calçadas com pneus 235/50.

Mercedes-Benz GLB 220 2025Mercedes-Benz GLB 220 2025Fernando Pires/Quatro Rodas

A traseira não tem exclusividades no desenho, mas torna mais fácil a identificação de um GLB 2025: além do nome GLB 220, há a inscrição 4Matic, mostrando a presença da tração integral.

O interior do GLB 220 AMG Line é caprichado, com acabamento em preto e detalhes em vermelho. Os bancos têm revestimento sintético e em camurça, além de ajustes elétricos com memórias para motorista e passageiro da frente. Ficam devendo, porém, aquecimento, ventilação e massagem.

Continua após a publicidade
Mercedes-Benz GLB 220 2025Mercedes-Benz GLB 220 2025Fernando Pires/Quatro Rodas

O painel mistura texturas e materiais em uma composição de bom gosto e qualidade, arrematada pelo esquema de luzes, que oferece várias opções de cores e combinações. Interessante, mas exagerado. Mas, quem quiser, pode reduzir a intensidade da luz ou até apagar, fazendo isso por seções.

Compartilhe essa matéria via:

No topo do painel há duas telas de 10,25”, uma para o quadro de instrumentos, outra para a central multimídia, que tem Android Auto e Apple CarPlay sem fio. O volante tem comandos sensíveis ao toque e a alavanca de câmbio fica na coluna de direção, posicionamento clássico de um Mercedes.

Mercedes-Benz GLB 220 2025Mercedes-Benz GLB 220 2025Fernando Pires/Quatro Rodas
Continua após a publicidade

Entre os equipamentos, há carregador de celular por indução, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, ar-condicionado bizona, sistema de som Burmester com 12 alto-falantes e 710 W, alerta de pontos cegos, assistente de permanência em faixa, alerta de colisão com frenagem automática, piloto automático adaptativo e teto solar panorâmico. Faltou atualizar o sistema de câmeras: só há na traseira, e com resolução abaixo do esperado para a categoria.

Mercedes-Benz GLB 220 2025Mercedes-Benz GLB 220 2025Fernando Pires/Quatro Rodas

O espaço traseiro precisa ser negociado para que os dois ocupantes da terceira fileira viajem com o mínimo de conforto. Por isso, a segunda fila tem trilhos que ajudam a liberar espaço na terceira fila. Caso a última fila não esteja sendo utilizada, há mais espaço não apenas para a segunda fila, que pode acomodar passageiros até de pernas cruzadas, mas também no porta-malas, de 565 litros. Com a terceira fileira posta, o espaço para bagagens é mínimo – sem especificação por parte da Mercedes-Benz.

Mercedes-Benz GLB 220 2025Mercedes-Benz GLB 220 2025Fernando Pires/Quatro Rodas

Não por acaso, ficou para o final a maior novidade do GLB 220. O SUV deixa de usar o motor 1.3 turbo de 163 cv e 27,5 kgfm, feito em parceria com a Renault, para acomodar um 2.0 turbo de 190 cv e 30,6 kgfm. O câmbio de dupla embreagem agora é de oito marchas (antes, eram sete), e a tração passa a ser integral, com direito a modo de condução off-road (além do Comfort, Eco, Sport e Individual).

Continua após a publicidade
Mercedes-Benz GLB 220 2025Mercedes-Benz GLB 220 2025Fernando Pires/Quatro Rodas

Mas o motor não opera sozinho. Ele é acompanhado por um sistema elétrico de 48 V que o classifica como um híbrido leve, mesmo princípio agora popularizado pelos Fiat Pulse e Fastback. Na prática, um motor elétrico substitui o motor de partida e o alternador, auxiliando o 2.0 turbo em situações como partida e arranque. Ele também permite que o motor a combustão seja desligado a velocidades baixas e/ou de cruzeiro.

Mercedes-Benz GLB 220 2025Mercedes-Benz GLB 220 2025Fernando Pires/Quatro Rodas

O novo conjunto dá ao GLB uma dirigibilidade muito mais condizente com seu preço e segmento, em relação ao antigo. As acelerações ficaram mais rápidas e vigorosas, apesar de o motor emitir ruídos além do que se espera. Prova disso é que, em nossos testes, ele foi de 0 a 100 km/h em 8,2 segundos – antes, levava 10 s.

Assine as newsletters QUATRO RODAS e fique bem informado sobre o universo automotivo com o que você mais gosta e precisa saber. Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter
Carregando
Aceito receber ofertas produtos e serviços do Grupo Abril.

Cadastro efetuado com sucesso!

Você receberá nossa newsletter todas as quintas-feiras pela manhã.

Continua após a publicidade

O câmbio também melhorou e está mais rápido e mais decidido, mesmo que, em velocidades mais baixas, exite em subir as marchas. Ainda assim, o consumo também melhorou: agora, ele fez as médias de 10,4 km/l na cidade e 14,5 km/l na estrada. Antes, eram 10,5 km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada.

Mercedes-Benz GLB 220 2025Mercedes-Benz GLB 220 2025Fernando Pires/Quatro Rodas

Porém, apesar da melhora no desempenho, o GLB passa longe de pretensões esportivas. A direção leve e a suspensão macia e silenciosa (apesar de uma rigidez necessária para garantir estabilidade) tornam o modelo bastante agradável tanto para se rodar na cidade quanto para percorrer centenas de quilômetros em rodovias.

O GLB 200 já cumpria bem o seu papel de carro de luxo familiar, mas, na linha 2025, como GLB 220, ele corrige os problemas de desempenho, reforça bons atributos e mostra que pode ser considerado no segmento.

Mercedes-Benz GLB 220 2025Mercedes-Benz GLB 220 2025Fernando Pires/Quatro Rodas
Continua após a publicidade

Veredicto

O Mercedes GLB 2025 corrige sua maior falha e agora merece ser considerado. Vai bem em desempenho, consumo e espaço, com preços na média e luxo acima dela.

Ficha técnica – Mercedes-Benz GLB 220

Motor: gasolina, 4 cilindros, turbo, 1.991 cm³, 190 cv a 5.500 rpm, 30,6 kgfm a 1.800 rpm; sistema elétrico 48 V
Câmbio: 8 marchas, tração 4×4 permanente
Direção: elétrica
Suspensão: duplo A (dianteira), multilink (traseira)
Freios: disco nas quatro rodas
Pneus: 235/50 R19
Dimensões: comprimento, 463,4 cm; largura, 202 cm; altura, 169,2 cm; entre-eixos, 282 cm; peso, 1.765 kg; porta-malas, 565 litros; tanque de combustível, 60 litros

Testes Quatro Rodas – Mercedes-Benz GLB 220

Aceleração
0 a 100 km/h: 8,2 s
0 a 1.000 m: 29,4 s / 178,4 km/h
Velocidade máxima: 214 km/h (dado de fábrica)
Retomadas
D 40 a 80 km/h: 3,5 s
D 60 a 100 km/h: 4,7 s
D 80 a 120 km/h: 6,1 s
Frenagens
60/80/120 km/h a 0: 13,9/24,5/55 m
Consumo
Urbano: 10,4 km/l
Rodoviário: 14,5 km/l
Ruído interno
Neutro/RPM máx.: 41,7/66,8 dBA
80/120 km/h: 61,4/66,6 dBA
Aferição
Velocidade real a 100 km/h: 99 km/h
Rotação do motor a 100 km/h: 1.500 rpm
Volante: 2,7 voltas
Seu Bolso
Preço básico: R$ 399.900
Garantia: 3 anos

Publicidade

View the full article

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...