Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
RobôAutoforum

[4r]Os Eleitos: confira os carros campeões de satisfação em 2024

Recommended Posts

O prêmio Os Eleitos existe há 24 anos. Quando surgiu, em 2001, o Renault Scénic, que foi o Grande Campeão, trazia como novidades freios ABS e airbags, de série. CD player era opcional. Não existiam sistemas de auxílio ao motorista (ADAS) e nem conectividade. E carro elétrico era coisa de um passado remoto ou de um futuro ficcional. Este ano, pela primeira vez, tivemos entre os carros  modelos 100% elétricos. E, acompanhando essa evolução, a pesquisa se atualizou.

Para os eleitores deixou de ser necessário informar o número do Renavan dos veículos. Esse código era exigido para nos certificarmos de que o questionário seria respondido pelo próprio dono do carro. Agora, porém, conseguimos essa informação tendo apenas a placa do veículo, um número menor e mais fácil de ser informado.

O questionário também foi simplificado. As perguntas ficaram mais curtas e diretas, o que reduziu o tempo do preenchimento, sem prejudicar a apuração do grau de satisfação dos motoristas. As notas dos atributos que antes iam de 0 a 10 passaram a ser de 0 a 5, a mesma lógica adotada pelas plataformas digitais que avaliam produtos e serviços, às quais as pessoas estão acostumadas. E, para arrematar, graças a novos programas de estatística, aumentamos a rapidez no processamento e a precisão na leitura dos dados.

Na prática, mais pessoas responderam ao questionário, o que permitiu reunirmos mais informações de um mesmo carro e isso também se refletiu na quantidade de veículos finalistas, uma vez que com o maior número de respostas permitiu que mais modelos atingissem o volume considerado estatisticamente suficiente. Esse fator, do número de respostas, também foi ajustado, de modo a obtermos dados mais precisos sobre os carros. Antes, a metodologia estabelecia um número mínimo para todos os modelos. Agora, esse número varia de acordo com o volume de vendas dos veículos no mercado, embora ainda exista um limite mínimo estatisticamente necessário.

Compartilhe essa matéria via:

Este ano, recebemos 4.800 respostas válidas, ou seja, que atendiam as regras da pesquisa. Com maior volume de dados, foi possível obter um retrato mais nítido dos modelos e do mercado nacional, que passa por uma grande transformação. A chegada de novas marcas, novos produtos e diferentes filosofias de atendimento alterou parâmetros de avaliação por parte dos consumidores. Você verá isso espelhado nos resultados apresentados a seguir.

PONTUAÇÃO

Os Eleitos premia os melhores carros e o atendimento pós-vendas das marcas na opinião dos proprietários dos veículos. A pesquisa pede que os motoristas avaliem seus modelos sob 23 aspectos, divididos em nove categorias: custos, confiança na marca, cobertura de rede, design/modelo, desempenho, segurança, dirigibilidade, conforto e manutenção (veja abaixo). E o pós-vendas sob oito aspectos.

Os índices de satisfação publicados são obtidos pelas respostas dos motoristas, conforme a importância que eles dão a cada item: expectativa e realidade. Donos de SUVs médios são mais exigentes que os de hatches compactos, no que diz respeito a espaço interno, por exemplo. Dessa forma, os índices permitem que carros de segmentos diferentes sejam comparáveis, à medida que medem a capacidade dos modelos satisfazerem seus proprietários.

Índices de satisfação entre 80 e 100 demonstram que o carro alcançou o que os motoristas esperavam. Acima de 100 indicam que  o modelo superou as expectativas. E abaixo de 80 revelam insatisfação.

Continua após a publicidade

Atributos pesquisados:

Estes são os 23 itens avaliados, divididos em nove categorias, para a obtenção dos índices de satisfação.

  • Custos – Preço de revenda; Preço de compra; Preço de seguro; Preço de peças; Consumo urbano; consumo rodoviário
  • Confiança na marca – Ser um fabricante confiável
  • Cobertura da rede – Ser um fabricante com ampla rede de concessionárias
  • Design/Modelo – Ser um projeto moderno; Design do carro
  • Desempenho – Rapidez no arranque
  • Segurança – Estabilidade nas curvas; Transmitir segurança; Presença de itens de segurança
  • Dirigibilidade – Facilidade de ultrapassagem; Oferecer boa visibilidade; Facilidade de acesso aos comandos
  • Conforto – Acabamento interno; Baixo nível de ruído; Espaço interno; Espaço do porta-malas; Presença de equipamentos
  • Manutenção – Durabilidade/resistência das peças
Assine as newsletters QUATRO RODAS e fique bem informado sobre o universo automotivo com o que você mais gosta e precisa saber. Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter
Carregando
Aceito receber ofertas produtos e serviços do Grupo Abril.

Cadastro efetuado com sucesso!

Você receberá nossa newsletter todas as quintas-feiras pela manhã.

Hatches Compactos

Eleitos 2024 BYD DOLPHIN<span class="hidden">–</span>Fernando Pires / Fabio Black/Quatro Rodas

“Completamente satisfeito. Uso o carro há dez meses e ele superou todas as expectativas.” André Senna, Palmas (TO)

1º BYD DOLPHIN  (101,84)

Lançado em 2023, o Dolphin terminou o ano de estreia como um dos carros mais vendidos do mercado, condição para se tornar elegível nesta pesquisa. Já na primeira aparição, ele se consagra como vencedor entre os hatches compactos e também como Grande Campeão. Dos 23 itens avaliados, o BYD tirou notas acima de 9 em 13. Em três quesitos – ser um projeto moderno, rapidez no arranque e presença de itens de segurança – obteve 9,66 pontos. As piores médias ficaram em itens como preço de revenda (6,38), espaço do porta-malas (7,10) e ser um fabricante com ampla rede de concessionárias autorizadas (7,17).

Continua após a publicidade

2º VW POLO  (100,65)

A planilha de atributos do Volkswagen Polo demonstra vitalidade em aspectos importantes como confiança na marca (9,00), cobertura da rede (9,04) e transmitir segurança (9,00). Além desses, o VW se saiu bem em presença de equipamentos (9,54), segurança (9,00) e consumo urbano (9,21). Mas o hatch perdeu pontos preciosos em acabamento (7,25), preço de compra (7,46) e espaço interno (7,75). No final, a pontuação total, foi suficiente para que ele terminasse em segundo lugar, um posto acima do conquistado ano passado.

3º HYUNDAI HB20   (100,55)

Segundo colocado em 2023, o HB20 caiu um posto, alternando a posição com o Polo. Este ano, seus proprietários se mostram menos satisfeitos, mas ainda assim lhe deram uma pontuação consistente, com médias ao redor de 8 na maioria dos quesitos analisados. O Hyundai se saiu melhor em confiança na marca (9,25) e no conteúdo embarcado, com 9,15 em presença de equipamentos e 9,13 em presença de dispositivos de segurança. As notas mais baixas ficaram em preço de seguro (7,75) e nível de ruído (7,78).

Sedãs Compactos

Eleitos 2024 - ViRTUS<span class="hidden">–</span>Fernando Pires / Fabio Black/Quatro Rodas

“Virtus Exclusive é muito rápido, econômico e tecnológico, além de ter espaço interno e porta-malas excelente.” Gisele Nuud, Paranavaí (PR)

1º VW VIRTUS   (100,65)

A única nota 10 atribuída a um veículo nesta edição de Os Eleitos coube ao Virtus, no quesito espaço no porta-malas. Com seus 521 litros de capacidade, o bagageiro deste sedã é unanimidade entre os proprietários, que também se disseram satisfeitos com a segurança: transmitir segurança (9,80) e a presença de dispositivos de segurança (9,73). Assim como o porta-malas, o espaço interno foi elogiado (9,73) e a confiança na marca levou nota 9,69. Ser um fabricante com ampla rede de concessionárias autorizadas lhe valeu nota 9,65. E as queixas recaíram principalmente sobre os custos de compra (8,16) e das peças (8,35). Mas a pior média foi para o acabamento do carro (7,37).

2º NISSAN VERSA  (100,63)

O Versa é um sedã compacto que sempre apostou na relação custo/benefício, com suas dimensões acima da média da categoria. E, embora a Nissan tenha o Sentra, como sedã médio, é o Versa que faz maior volume de vendas. As maiores notas do compacto foram em design (9,56), capacidade do porta-malas (9,51) e espaço interno (9,28). Os custos pesaram na média geral, com notas 7,68 em preço de peças, 7,85 em preço de revenda e 8,02 em preço de seguro. Mas o sedã também ficou devendo em desempenho, com 7,68 em rapidez de arranque e 7,83 em facilidade de ultrapassagens.

Continua após a publicidade

3º HONDA CITY (100,44)

Com a escassez de sedãs médios, os compactos passaram a ocupar o espaço que antes cabia aos sedãs maiores. A Honda foi uma que reposicionou sua opção no segmento, o City, depois que passou a importar o Civic, em nova configuração híbrida. E, nesta pesquisa, o City demonstrou ter fôlego para a missão. O compacto somou 9,74 em presença de dispositivos de segurança e consumo rodoviário, 9,70 em confiança na marca e espaço do porta-malas e 9,66 em espaço interno. Seus donos se mostram insatisfeitos com o preço das peças (7,40), preço de compra (7,70) e nível de ruído interno (7,96).

Sedãs médios

Eleitos 2024 - Sedas Medios CorollaEleitos 2024 - Sedas Medios Corolla<span class="hidden">–</span>Fernando Pires / Fabio Black/Quatro Rodas

“O Toyota Corolla Hybrid une tecnologia híbrida avançada com o conforto e a confiabilidade que se espera da Toyota.” Felipe Andreolla, Garibaldi (RS)

1º TOYOTA COROLLA (100,34)

Único sedã médio a figurar entre os 50 modelos mais vendidos do mercado, o Corolla ficou sozinho nesta categoria, que já foi uma das mais disputadas de nosso país. No mercado, há o arquirrival Honda Civic, reposicionado em preço, depois que passou a ser importado da Tailândia, com motorização híbrida, e o Nissan Sentra, que foi reestilizado este ano e vem do México. Mas no ranking de vendas, acumulado de 2023, o Corolla teve 42.923 unidades comercializadas, enquanto o Sentra vendeu 4.146 unidades e o Civic, 475. O Toyota segue firme e forte nas lojas e também na opinião de seus proprietários, que lhe atribuíram oito notas acima de 9,00 (confiança na marca, 9,57; segurança, 9,57; presença de dispositivos de segurança, 9,46; estabilidade nas curvas, 9,44; e durabilidade, 9,29). Houve ainda 14 notas acima de 8,00 e apenas uma abaixo  de 8,00 (preço de compra, 7,57).

 

SUVs Compactos

Fernando Pires / Fabio Black<span class="hidden">–</span>Fernando Pires / Fabio Black/Quatro Rodas

“Carro maravilhoso. Com motor 270 é perfeito. Meu terceiro Renegade.” Rodrigo Duguay, Recife (PE)

1º JEEP RENEGADE (100,29)

Este ano, esta categoria foi palco da maior alternância de posições, em relação aos finalistas da edição anterior. Basta dizer que os três primeiros lugares deste ano subiram ao pódio pela primeira vez. O Renegade, que terminou em sexto em 2023, galgou cinco posições graças à sua boa pontuação em presença de dispositivos de segurança (9,55), presença de equipamentos (9,33), transmitir segurança (9,32) e acabamento (9,16). Segundo seus proprietários, porém, o SUV ainda tem pontos a melhorar, como em consumo urbano (6,61), espaço no porta-malas (6,94), preço de peças (7,18) e preço de revenda (7,34), e consumo rodoviário (7,88).

Continua após a publicidade

2º FIAT PULSE  (100,88)

O Pulse também conseguiu um avanço importante este ano, saltando do quinto para o segundo posto. Dos 23 atributos considerados, o Fiat obteve notas acima de 8 em 11 deles – como 8,97 em ser um projeto moderno e facilidade de acesso aos comandos. Nos demais, se saiu bem em ser um fabricante com ampla rede de concessionárias autorizadas (9,31), design (9,17) e presença de equipamentos (9,03). Mas deixou a desejar em espaço no porta-malas (6,97), consumo urbano (7,17) e preço de peças (7,21). 

3º CAOA CHERY  (100,81)

Assim como o Renegade, o Tiggo 5X também avançou cinco posições, no caso, de oitavo para terceiro lugar. O Caoa Chery se destacou em acabamento interno (9,61), design do carro (9,56), ser um projeto moderno (9,55) e presença de dispositivos de segurança (9,55). Em contrapartida, deixou a desejar em consumo urbano (6,05) e consumo rodoviário (6,85), que foram suas piores notas. Mas ainda tirou 7,18 em valor de revenda, 7,67 em preço de peças e 7,54 em cobertura da rede de concessionárias.   

 

SUVs Cupês

Fernando Pires / Fabio Black<span class="hidden">–</span>Fernando Pires / Fabio Black/Quatro Rodas

“Penso que o Fiat Fastback é hoje uma das melhores opções de compra do mercado de SUVs de entrada.” Robespierre Moreira, Brasília (DF)

1º FIAT FASTBACK (100,87)

Quando se compara as expectativas dos donos dos SUVs cupês, nesta pesquisa, encontram-se requisitos que recebem exatamente as mesmas notas, ou muito próximas. Por exemplo, rapidez no arranque, que nos dois casos, de Fastback e Nivus, os motoristas atribuíram importância 8,67. Em presença de equipamentos,
as notas foram de 8,83 e 8,86. E ser um projeto moderno, 9,44 e 9,46. Dos dois finalistas na categoria, o Fiat foi o que atendeu melhor o desejo dos proprietários. Ele conseguiu 9,88 em espaço do porta-malas, 9,65 em design e 9,56 em  ultrapassagens. Como pontos negativos, foram apontados nível de ruído (6,86), consumo urbano (7,21), preço de revenda (7,49) e visibilidade (7,88).

2º VW NIVUS  (100,68)

Os índices de satisfação revelam que os dois SUVs cupês atendem as expectativas de seus proprietários, no conjunto. E é interessante notar que a aprovação ocorre em diferentes níveis, mas nos mesmos atributos específicos. O Nivus também se saiu bem em design (9,52) e espaço do porta-malas (9,02). Mas seus proprietários apontaram algumas singularidades, como a confiança na marca (9,19, enquanto na Fiat foi de 8,60). Outra particularidade do VW, mas desta vez de forma negativa, surgiu na nota do acabamento (5,92), a menor pontuação observada na pesquisa. Mesmo sendo alvo de críticas em outros modelos da marca avaliados, entre os donos de Nivus, esse aspecto ruim foi o que pesou mais.

Continua após a publicidade

 

SUVs Médios

Eleitos 2024 HAVAL H6 OK<span class="hidden">–</span>Fernando Pires / Fabio Black/Quatro Rodas

“Carro surpreendente. Superou as expectativas.” Roberto Bartolo, Rio de Janeiro (RJ)

1º GWM HAVAL H6  (100,88)

A GWM preparou seu carro de estreia em nosso mercado com todo o cuidado: a motorização é exclusiva para o Brasil, segundo a fábrica, combinando motor 1.5 turbo a dois elétricos (tendo três versões de baterias). A suspensão foi redimensionada e a direção recalibrada. Até o visual foi definido de modo criterioso, na seleção de materiais e cores (incluindo mudança no grafismo do logo da marca). Como resultado, nesta pesquisa, o H6 tirou notas acima de 9,00 em 16 dos 23 atributos avaliados. O SUV obteve 9,94 em rapidez de arranque, facilidade de ultrapassagem e presença de dispositivos de segurança. Notas abaixo de 8,00, que revelam pontos a serem melhorados, como em preço de revenda (7,85) e cobertura da rede de concessionárias autorizadas (7,31). 

2º JEEP COMPASS  (100,82)

Os donos de Compass revelaram que ele é um SUV que oscila entre extremos. Quando o assunto é segurança, o Jeep se sai bem com notas 9,61 em presença de dispositivos de segurança, 9,44 em transmitir segurança e 9,25 em estabilidade nas curvas. Nos itens relativos a custos, suas médias ficaram entre as mais baixas da pesquisa: 6,63 em consumo urbano, 6,69 em preço de revenda e 7,13 em preço de peças. Pelo conjunto da obra, obteve o segundo lugar de classificação na categoria, um posto acima do conquistado no ano passado.

3º CAOA CHERY TIGGO 7   (100,80)

Segundo colocado em 2023, o Tiggo 7 caiu uma posição neste ano. Atributos como design (9,65) e acabamento interno (9,61) continuaram a ser elogiados pelos proprietários, que este ano valorizaram ainda mais espaço interno (9,74) e dispositivos de segurança (9,66). Entre as queixas, porém, além dos quesitos ser um fabricante com ampla rede de concessionárias autorizadas (7,42) e preço de peças (7,73), apontados anteriormente, somou-se consumo urbano elevado (6,94) e baixo preço de revenda (7,10).

SUVs Grandes

Eleitos 2024 - COMMANDER OK<span class="hidden">–</span>Fernando Pires / Fabio Black/Quatro Rodas

“O trabalho da suspensão é excelente, filtra bem as irregularidades e, em curva, é muito bom. Ótima estabilidade.” Gustavo Lourenço, São Paulo (SP)

1º JEEP COMMANDER (100,78)

O Commander foi o único representante dos SUVs grandes a figurar nesta pesquisa em 2023. Comparando seus resultados da edição passada com os de agora, nota-se que alguns atributos se repetem, mas outros se tornaram mais evidentes, com mais destaques positivos e também negativos. Além das características ligadas às dimensões, como espaço no porta-malas (9,70) e espaço interno (9,65), seus proprietários apontaram como pontos fortes presença de dispositivos de segurança (9,78), transmitir segurança (9,43) e presença de equipamentos (9,43). E, somando as queixas dos custos como preço de revenda (6,30), preço de peças (7,17) e preço de compra (7,30), surgiu ainda insatisfação em consumo urbano (7,09), rapidez no arranque (7,35) e nível de ruído interno (7,96). 

2º CAOA CHERY TIGGO 8 (100,72)

Lançado em 2020, o Tiggo 8 foi um divisor de águas para a marca Caoa Chery, que até então oferecia apenas modelos compactos, a maioria deles sob plataformas antigas e de qualidade questionável. Em 2023, o SUV grande não conseguiu o número mínimo de respostas. Da marca, entraram apenas o compacto Tiggo 5X e o médio Tiggo 7. Mas, agora, o Tiggo 8 chegou lá. Ele somou pontos em espaço interno (9,75), presença de dispositivos de segurança (9,67), ser um projeto moderno (9,60), acabamento interno (9,60) e espaço no porta-malas (9,57). De acordo com os proprietários, precisa melhorar em preço de revenda (6,65), cobertura da rede de concessionárias autorizadas (7,43) e preço de peças (7,57).

Picapes Intermediárias

Eleitos 2024 Rampage OK<span class="hidden">–</span>Fernando Pires / Fabio Black/Quatro Rodas

“A cada dia, a picape surpreende. Veículo confiável, estável e prático para a condução no dia a dia.” Henrique Reis, Guarulhos (SP)

1º RAM RAMPAGE  (101,14)

Lançada em junho de 2023, rapidamente a Rampage se posicionou entre as picapes mais vendidas. Desenvolvida sobre a mesma plataforma da Fiat Toro, a Ram intermediária chegou com um posicionamento premium, em relação à parente, o que significa dizer custando mais e entregando mais também, em termos de equipamentos, acabamento e motorização. Nesta pesquisa, a Rampage agradou os proprietários em design (9,73), modernidade do projeto (9,69), presença de dispositivos de segurança (9,68) e presença
de equipamentos de conforto (9,61), entre outros quesitos, e só desagradou em aspectos relacionados aos custos, como consumo de combustível urbano (7,26), preço de peças (7,38) e valor de revenda (7,66).

2º FIAT TORO (100,67)

Comparando as notas da Toro com as de sua prima Rampage, a Fiat apresentou um desempenho similar, no que diz respeito aos prós e contras. Mas ficando sempre ligeiramente defasada na pontuação. O único aspecto em que a Toro supera a Rampage é na cobertura da rede, com a nota 9,33 contra 8,17, o que é uma vantagem plenamente justificável, uma vez que a Fiat tem 520 concessionárias, enquanto a Ram tem 50, em todo o Brasil. A Toro tirou 9,39 em presença de dispositivos de segurança, 9,36 em espaço na caçamba, 9,33 em transmitir segurança, 6,94 em consumo urbano e 7,52 em valor de revenda e preço de peças.   

Picapes Médias

Eleitos 2024 - RANGER OK<span class="hidden">–</span>Fernando Pires / Fabio Black/Quatro Rodas

“Gostei muito como responde na ultrapassagem, na estrada, e do consumo usando o modo ecológico.” Jucelia Freitas, Goiânia (GO)

1º FORD RANGER   (100,63)

Grande vencedora do prêmio Melhor Compra deste ano, a Ranger é frequentadora assídua deste Os Eleitos. Foi segundo lugar, em 2022, e primeiro, em 2023. Este ano, ela conquista o bicampeonato de clientes satisfeitos. Suas maiores notas foram em segurança (9,77) e presença de dispositivos de segurança (9,76). Mas se saiu igualmente bem em espaço interno (9,62), estabilidade nas curvas (9,60) e presença de equipamentos (9,58). Até nas médias relativas a custos, em que todos os consumidores geralmente reclamam, a picape se saiu relativamente bem, com 8,04 no preço de revenda e 7,77, no preço de peças. Sua pior nota foi em consumo urbano: 7,56.

2º MITSUBISHI L200  (100,51)

Apesar de veterana no mercado, a L200 é uma estreante neste Os Eleitos. Sua ausência por anos a fio nos fez pensar que seus proprietários eram avessos a pesquisas. Este ano, porém, ela apareceu aqui em segundo lugar e sua marca se destacou em pós-vendas – como você verá mais adiante. Não por acaso, a L200 foi a melhor picape média avaliada no quesito confiança na marca. A Mitsubishi ficou com a média 9,55, enquanto a Ford levou 9,40 e a Nissan, 8,95. A maior nota da L200 foi em segurança (9,61) e a menor em preço de seguro (7,35).

Grande campeão

Eleitos 2024 - BYD DOLPHIN CAMPEAO<span class="hidden">–</span>Fernando Pires / Fabio Black/Quatro Rodas

“Atende muito bem a proposta. Revolucionou o mercado.” Diogo Avelino, Paulínia (SP)

BYD DOLPHIN (101,84)

Carro abre-alas

Além de desmistificar o carro elétrico no Brasil, o BYD Dolphin mostrou nesta pesquisa que é capaz de satisfazer as expectativas de seus proprietários

Apontado como Destaque do Ano no prêmio Melhor Compra QUATRO RODAS 2024, o Dolphin mereceu essa distinção por ter sido o primeiro a desmistificar o carro elétrico em nosso mercado. Ainda existem muitas dúvidas e incertezas em relação a essa tecnologia. Mas o Dolphin tornou os elétricos algo real, corriqueiro, que se vê nas ruas, e não um veículo de nicho ou experimental, como ocorreu com os que o antecederam. Agora, ser o Grande Campeão deste Os Eleitos mostra que o compacto está agradando os consumidores, afinal, de todos os modelos mais vendidos do Brasil, ele foi o que conseguiu o maior índice de satisfação entre seus proprietários. O Dolphin está em avaliação em nosso teste de Longa Duração. E, apesar de um começo difícil, com problemas de mal atendimento, na retirada do carro, e falta de clareza no conteúdo do Manual do Proprietário, no que diz respeito às coberturas da garantia, o BYD está se saindo bem. Atualmente, ele está com 14.000 km, portanto ainda faltam 86.000 km a serem percorridos.

Examinando as notas do Dolphin nesta pesquisa, é interessante observar que seus proprietários aprovaram sua modernidade (9,66 no atributo ser um projeto moderno). E reconheceram que, ao contrário dos modelos a combustão, carros elétricos são mais econômicos (energia elétrica, no caso) na cidade do que na estrada. Tanto que o Dolphin foi elogiado pelos donos no quesito consumo urbano (9,83), mas atribuíram uma nota menor para consumo rodoviário (8,83).

Entre os proprietários do compacto que responderam a esta pesquisa, o Dolphin conquistou o primeiro lugar do mercado, 1,19 à frente do segundo colocado, o VW Polo.

Pós-vendas

Eleitos 2024 - POs vendas

1º MITSUBISHI   (100,74)

Os donos de modelos Mitsubishi não só compareceram às urnas como elegeram o atendimento pós-vendas da marca o melhor do mercado. Examinando as notas atribuídas pelos motoristas, constata-se que o que mais agrada os proprietários são os aspectos ligados às interações com a rede de concessionárias autorizadas. A Mitsubishi recebeu 9,29 em pontualidade, 9,23 em transparência no relacionamento e 9,06 em qualidade no atendimento. Mas a qualidade nos trabalhos executados também levou boa nota: 9,26. Essa pontuação, aliás, foi a maior entre as de todas as marcas avaliadas nesse quesito. Cliente satisfeito não reclama nem do preço: a nota da Mitsubishi em preços dos serviços (7,97) ficou acima da média das concorrentes, que foi de 7,64. No atributo custo/benefício, a marca levou a sua menor nota (8,13). Mas, ainda assim, acima da média geral (8,08). Em razão do maior número de proprietários que respondeu à pesquisa Os Eleitos, o número de marcas analisadas este ano chegou a 15, contra 11, em 2023, e 9, em 2022. Diante disso, a eleição ficou mais apertada, o que valoriza a conquista da Mitsubishi.

 

2º RAM  100,42

Outra estreia neste ranking, aparece bem na segunda colocação. Em sua pontuação em pós-vendas, nesta edição de Os Eleitos, todas as notas ficaram ao redor de 8. A única abaixo foi 7,88, em preço dos serviços (mão de obra). E a mais alta, 8,91, em qualidade no atendimento.

3º HYUNDAI 100,27

A Hyundai é uma frequentadora assídua desta pesquisa. Ficou com o 8º lugar, em 2022, e em 7º, em 2023. Desta vez, conquistou o terceiro posto, com notas como 8,90, em pontualidade e qualidade de atendimento; 8,72, em prazo na realização dos serviços.

4º GWM 100,22

A GWM entrou neste Os Eleitos apenas com sua marca Haval, uma vez que o modelo da Ora, o Ora 3, não se tornou elegível. Ela se destacou com boas médias nos diferentes atributos como 8,93, em transparência no relacionamento; e 8,91, em qualidade nos trabalhos executados.

4º JEEP  100,22

Este quarto lugar é a melhor posição alcançada nas edições mais recentes pela Jeep, que ficou em 5º, em 2022, em 9º, em 2023. Desta vez, os clientes elogiaram atributos como sua pontualidade (8,81), o prazo para realização dos serviços (8,49)
e a qualidade no atendimento (8,33).

5º HONDA 100,18

Habituada a estar entre os três primeiros lugares, a Honda caiu para o quinto este ano – embora neste pelotão intermediário as diferenças entre as médias finais sejam muito pequenas. Suas notas oscilaram entre 9,33, em pontualidade; e 7,50, em preços dos serviços (mão de obra). (6,89).

6º FORD 100,11

A Ford é outra que perdeu posições, mas permaneceu no segundo bloco do ranking, que ganhou quatro marcas este ano. A bicampeã entre as picapes médias conseguiu a maior nota da pesquisa em disponibilidade de peças (8,98) e fez boa figura em custo/benefício (8,46).

7º CHEVROLET  100,10

Em um cenário onde a maior participação de competidores derrubou o posicionamento
de marcas tradicionalmente bem colocadas, este 7º lugar tem sabor de vitória, porque Chevrolet foi a última colocada nas edições de 2022
(9º lugar) e  2023 (11º).

8º FIAT  100,09

Assim como outras marcas do grupo Stellantis, a Fiat também oscila na satisfação dos clientes em relação ao pós-vendas. Ela foi a 4ª colocada em 2022, e 10ª, em 2023. Este ano, conseguiu ser a primeira do terceiro bloco do ranking, onde a disputa por uma posição foi bem apertada.

8º NISSAN 100,09

Vencedora da pesquisa no ano passado, a Nissan obteve a mesma pontuação da Fiat este ano, com notas muito próximas às da rival nos diferentes atributos. A japonesa conseguiu 9,22 em qualidade no atendimento, 9,13 em pontualidade e 8,90 em transparência no relacionamento.

9º TOYOTA  100,08

Tradicional vencedora, a Toyota perdeu o primeiro lugar para Nissan em 2023 e agora ficou atrás não só
da conterrânea, mas de outras marcas com menos reconhecimento em pós-vendas. A japonesa Toyota tirou nota 9,10 em pontualidade e 9,00 em prazos dos serviços.

10º VW 100,07

Colada à Toyota, a VW apresentou
um desempenho parecido com
o da concorrente, com notas algumas vezes ligeiramente maiores, como 9,14 em pontualidade e 9,01 em prazos para realização dos serviços. Mas ficando em desvantagem em outros atributos.

11º BYD 100,06

Mesmo ficando próxima de sua rival de estimação, a Toyota, em pós- -vendas a BYD foi a pior colocada entre as estreantes na pesquisa. A chinesa chegou a esse resultado com notas 8,90 em pontualidade, 8,72 em qualidade nos trabalhos executados
e 8,50 em qualidade no atendimento. 

12º CAOA CHERY  100,04

Fora da pesquisa em 2022 e 6º lugar em 2023, desta vez a Caoa terminou com notas 8,72 em qualidade nos trabalhos executados e 8,40, em prazos para a realização dos serviços. Perdeu pontos em disponibilidade
de peças (7,79), aspecto que tem recebido críticas dos consumidores.

13º RENAULT 100,00

Apesar de veterana, a Renault não vinha conseguindo número de respostas suficientes para ser avaliada, nas últimas edições. Este ano, com a maior participação dos leitores, ela apareceu com notas 8,52, em custo/benefício; e 8,00, em preços dos serviços (mão de obra).

Atributos pesquisados

Disponibilidade de peças

Prazos para realização dos serviços

Preços dos serviços (mão de obra)

Qualidade no atendimento

Pontualidade

Transparência no relacionamento

Custo/benefício

Qualidade nos trabalhos

RANKING GERAL

BYD DOLPHIN 101,84

JEEP RENEGADE 101,29

RAM RAMPAGE 101,14

FIAT PULSE 100,8 8

GWM HAVAL H6 100,88

FIAT FASTBACK 100,87

JEEP COMPASS 100,82

CAOA CHERY TIGGO 5 100,81

CAOA CHERY TIGGO 7 100,80

HONDA HR-V 100,78

JEEP COMMANDER 100,78

CAOA CHERY TIGGO 8 100,72

VW NIVUS 100,68

FIAT TORO 100,67

VW T-CROSS 100,67

VW VIRTUS 100,65

VW POLO 100,65

FORD RANGER 100,63

NISSAN VERSA 100,63

HYUNDAI CRETA 100,62

TOYOTA COROLLA CROSS 100,61

HYUNDAI HB20 100,55

MITSUBISHI L200 100,51

CHEVROLET TRACKER 100,48

HONDA CITY 100,44

NISSAN KICKS 100,35

TOYOTA COROLLA 100,34

GALERIA DOS CAMPEÕES

2001 Renault Scénic

2002 Renault Clio Sedan

2003 Renault Clio hatch

2004 Honda Fit

2005 Honda Fit

2006 Honda Fit

2007 Honda Fit

2008 Honda Civic

2009 Toyota Corolla

2010 Honda Civic

2011 Hyundai i30

2012 Fiat 500

2013 Chevrolet Cruze Sport 6 e Honda Civic

2014 Ford Fiesta e VW Golf

2015 Toyota Etios Sedan

2016 VW Golf

2017 Honda Civic

2018 VW Virtus

2019 Honda Civic

2020 Ford Ranger

2021 Honda Civic

2022 Honda Civic

2023 Toyota Corolla Cross

2024 BYD Dolphin

 

 

Publicidade

View the full article

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...