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[4r]Pedágios de 11 estradas no Brasil não aceitarão mais dinheiro como pagamento

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Desde de setembro de 2024 algumas rodovias paulistas têm pedágios com cabines automáticas para pagamento (ATMs). Elas aceitam apenas cartões de crédito e débito por aproximação (NFC) e, devido à tecnologia, também permitem o pagamento por celulares ou smartwatches. 

Há, ainda, estradas que implantaram o sistema free flow, que usa o pagamento automático por meio de tag ou mesmo acerto posterior no site da concessionária da via. Isso sem contar as conhecidas cancelas automáticas que são liberadas para clientes de empresas de pedágio eletrônico, como Sem Parar e ConectCar. Segundo a CCR, esses meios eletrônicos de pagamento já representam 85% do total de transações em 2024. Em 2020 esse percentual era de 56,3%. 

Devido a esse crescimento, a meta da CCR é eliminar o pagamento em dinheiro em 2026 em todas as praças de pedágio das 11 rodovias administradas pela empresa, entre elas a Anhanguera-Bandeirantes, Raposo Tavares (SP-270) e Castello-Branco (SP-280), localizadas no estado de São Paulo. 

RODOVIA DOS BANDEIRANTESRodovia dos BandeirantesARQUIVO CCR/Divulgação

“A nossa meta de eliminar o uso do dinheiro nas praças de pedágio faz parte de uma agenda mais ampla do Grupo CCR de melhorar a experiência para o nosso cliente. Os números mostram que há uma mudança no seu comportamento, e estamos incentivando esse movimento com inovação e tecnologia”, explica o presidente da CCR Rodovias, Eduardo Camargo.

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Os dados da CCR mostram também que o uso do cartão superou o dinheiro pela primeira vez nas rodovias do Grupo CCR. Em julho deste ano, os pagamentos em espécie corresponderam a 13,17% do total e esse percentual estaria caindo mês a mês. Este movimento é uma das justificativas da CCR para a adoção e expansão de cabines automáticas em suas praças de pedágio. 

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A CCR já instalou 61 cabines de ATMs em suas rodovias federais, sendo 24 na CCR ViaSul (RS); 17 na CCR RioSP; 16 na CCR ViaCosteira (SC), e quatro na CCR ViaLagos (RJ), que foi a primeira concessão da empresa a receber a tecnologia, em 2021. Nestes locais, as transações por meio do ATM saltaram de 2% para 35%. 

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CCR AutoBAn_Complexo AnhangueraRodovia Anhanguera que liga a capital ao interior de São PauloARQUIVO CCR/Divulgação

No estado de São Paulo são 54 cabines automáticas em praças de pedágio. No sistema Anhanguera-Bandeirantes são 32 cabines e na Castello Branco, 22 postos de atendimento eletrônico.

Pós-pago?

É possível realizar o pagamento do pedágio pelo site da CCR caso o condutor não esteja nem com dinheiro e nem com cartão. A partir do portal CCR Pagamentos é possível consultar débitos de passagens dos veículos pelas praças de pedágio tradicionais, pórticos do free flow e efetuar os pagamentos das passagens.

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O editor Henrique Rodriguez descobriu essa facilidade por acaso. “Estava com um carro de teste e esqueci que o mesmo não tinha tag e acabei passando pela cancela automática, que liberou a minha passagem. Em seguida, me informei com uma funcionária do pedágio sobre como proceder e ela me orientou a realizar o pagamento pelo site”, conta Henrique.

Posto de pedágio visto de frente

Anteriormente o motorista recebia um boleto impresso que poderia ser pago em até cinco dias ou mesmo realizar o pagamento em uma praça de pedágio da mesma rodovia também com o mesmo prazo de cinco dias.

Procurada para esclarecer o ocorrido, a CCR confirmou que houve essa modernização no sistema de recebimento posterior a fim de facilitar a vida dos condutores. Mas, salienta que a passagem pelas pistas de cobrança automática, sem pagamento da tarifa, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é uma infração grave, passível de multa no valor de R$ 195,23 e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

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