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[4r]CATL mostra bateria padrão para aluguel e trocas frequentes em carros elétricos

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Maior fabricante de baterias para carros elétricos no mundo, a chinesa CATL busca agora uma forma de padronizar os processos de trocas de baterias. Mas não se trata de trocas por problemas ou danos, e sim de trocas recorrentes, para que os proprietários de elétricos possam ter baterias cheias em minutos. Esta será a missão da nova linha Choco-SEB.

Ainda sem data estimada para estreia, as novas baterias Choco-SEB devem estar presentes em ao menos dez carroschineses diferentes. Entre eles, o SAIC Roewe D7, o GAC Aion S e o Maxus MIfa 9. Mas a fabricante tem acordos de colaboração, além das marcas SAIC e GAC, também com BAIC, FAW e Wuling para incorporação dos novos componentes em seus modelos. A intenção é de que os componentes sejam intercambiáveis entre diversos modelos e marcas.

Baterias Choco-SEB da CATLBaterias Choco-SEB da CATLCATL/Reprodução

O nome da linha se refere ao formato das baterias, que remetem a barras de chocolate, e elas estarão disponíveis em duas especificações diferentes. A primeira, denominada de #20, será dedicada a veículos menores, com 42 kWh de capacidade quando de LFP (ferrofosfato de lítio) e 52 kWh quando de NMC (níquel, manganês e cobalto).

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A segunda, #25, poderá equipar modelos de maiores dimensões. As capacidades serão de 56 kWh no LFP e de 70 kWh para a tecnologia NMC. Nos dois casos, deve haver um programa de aluguel, com preços a partir de 46 euros mensais (aproximadamente R$ 295, em conversão direta) para as baterias #20 e a partir de 65 euros mensais (cerca de R$ 420) para as maiores, #25.

Troca de baterias dos Nio já é mais usada que a recarga convencional. São mais de 2.500 estações na China e 50 na Europa (com muitas outras a caminho)Troca de baterias dos Nio já é mais usada que a recarga convencional. São mais de 2.500 estações na China e 50 na Europa (com muitas outras a caminho)Divulgação/Nio

Ainda não há informações sobre a frequência de troca dos componentes nos diferentes programas de aluguel. Mas a CATL diz que as baterias poderão ser trocadas em apenas 100 segundos em estações preparadas, ou seja, no lugar de precisar esperar horas para uma recarga, os proprietários poderão apenas trocar as baterias em menos de dois minutos e seguir viagem.

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Estações, aliás, são outro ponto importante dos planos da empresa. Hoje, na China, já existem estações de troca de baterias para marcas e modelos específicos, já que poucos modelos oferecem a função. Para a CATL, a ideia agora é construir ao menos mais 1.000 pontos de troca já em 2025. Em conjunto com parceiros, o número poderá chegar a até 30.000 estações.

“Espera-se que até 2030 a substituição de baterias cubra um terço das necessidades de substituição energética dos veículos eléctricos. Continuaremos a promover a padronização da troca de baterias, e o mais importante é a padronização do tamanho das baterias”, disse Robin Zheng, fundador e CEO da CATL. 

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