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[4r]Nissan March usado tem versões 1.6 que andam muito e têm consumo de 1.0

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Para quem procura um seminovo de entrada, o Nissan March é uma boa – e nem sempre óbvia – opção. Primeiro carro popular de origem japonesa, ele chegou ao Brasil em meados de 2011, já como modelo 2012. Era importado do México e beneficiou-se da isenção do imposto de importação, o que lhe garantiu ótimo custo-benefício.

De estilo singular, ele seguia a cartilha dos japoneses: é confiável e fácil de manter. Especialmente porque, nos primeiros anos, seu motor 1.0 era o velho Renault 1.0 16V de 74 cv, que era usado no Clio desde 2001. Ou seja: peças e mão-de-obra para este motor não faltam.

Nissan March S 1.0 16V 2013O Nissan March estreou no Brasil em 2011, importado do MéxicoAcervo/Quatro Rodas

 

Se por um lado ficava devendo bloco de alumínio e comando variável, por outro casou bem com o preciso câmbio: ia muito bem nas ladeiras e saídas de semáforo, mesmo exigindo constantes trocas por causa das relações de marcha curtas.

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O Nissan March 1.0 S é o mais procurado dos primeiros anos de produção. Traz de série direção elétrica, ar-condicionado, airbags dianteiros, computador de bordo, trio elétrico e regulagem de altura para coluna de direção e banco do motorista. Freio ABS, nem como opcional.

Nissan March SR 1.6 16VNissan March SR 1.6 16V era um foguetinho

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A versão S, assim como as SV e SR, estavam disponíveis também com o motor 1.6 16V, que gerava 111 cv e 15,1 kgfm, e câmbio manual de cinco marchas. Pequeno e leve (925 kg), o March 1.6 é capaz de chegar aos 100 km/h em apenas 9,4 segundos.

Nissan March SR 1.6 16V

O Nissan March é fácil de estacionar e gostoso de dirigir: a direção comunicativa de peso certo combina com a suspensão, que é firme e, nos carros importados, tinha batidas secas ao enfrentar as lombadas das ruas brasileiras. Só o interior decepciona: acabamento com plásticos rígidos e falta de isolamento acústico, que permitia ouvir a água batendo nas caixas de roda durante uma chuva.

Nissan March SR 1.6 16V

O espaço interno é aceitável para quatro e o porta-malas de 265 litros é apenas suficiente: é um carro tipicamente urbano. Quem viaja muito deve considerar a versão 1.6 S: o motor Nissan HR16DE de 111 cv tem duplo comando de válvulas, de ótimo desempenho e consumo contido. Na versão SR, o freio ABS é opcional.

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Nissan MarchBancos têm novo padrão de tecido em dois tons. Há ajuste de altura para volante e assento do motoristaAndré Lessa/Nissan MarchAtrás, o encosto é rebatível, mas inteiriçoAndré Lessa/

Tudo mudou com a produção nacional, em 2014: o March foi reestilizado e ganhou conteúdo de compacto premium, com direção elétrica e ABS de série em todas as versões. Destaque para a versão 1.6 SL, com ar digital, câmera de ré, rodas de aro 16 e central multimídia com tela sensível ao toque de 5,8 polegadas. A suspensão ainda ficou mais adequada às condições brasileiras.

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No ano seguinte, o motor Renault de quatro cilindros foi trocado por um três-cilindros 1.0 12V da própria Nissan, que gerava 77 cv e torque máximo de 10 kgfm abastecido com etanol ou gasolina, e ainda dispensava o tanquinho de partida a frio.

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Nissan MarchO ressalto na tampa, à esquerda do logotipo, é a câmera de réAndré Lessa/Quatro Rodas

O incômodo ruído em primeira marcha (parecido até com o som emitido quando o veículo anda em marcha-a-ré) , antigo problema do March, desapareceu no novo modelo. Em relação ao câmbio, a quinta marcha foi alongada em nome da economia de combustível, principalmente em velocidade de cruzeiro.

Em 2011, registramos 7,9 e 10,9 km/l com etanol, na cidade e na estrada. As médias subiram para 8,4 e 11,7 km/l nas mesmas condições com o March SL 1.6 renovado. Com esse resultado, o carro foi melhor até que o March anterior, equipado com motor 1.0, que fez 8,3 km/l e 11,2 km/l, na cidade e estrada.

Nissan MarchMotor 1.6 tem consumo igual ao de 1.0André Lessa/Quatro Rodas

Em 2016, o Nissan March passou a atender a uma demanda recente dos compradores de carros pequenos: o câmbio automático. No caso, o mesmo câmbio automático CVT usado até hoje nos Nissan Kicks e Versa, mas em versão sem marchas definidas. Estava disponível para as versçoes SV e SL. Para ir de 0 a 100 km/h, ele leva 11,1 segundos.

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A lista de equipamentos de série do March SL CVT merece elogios: ar digital automático, direção, vidros, travas e retrovisores elétricos, volante multifuncional, faróis de neblina, ajustes de altura do banco do motorista, alarme, além dos obrigatórios freios ABS e airbags frontais.

Nissan March SL

Completando o pacote, há a central multimídia Nissan Multi-App. O sistema com tela de 6,2 polegadas oferece entradas USB/AUX, Bluetooth, navegador GPS, câmera de ré e acesso à Internet com conexão WiFi pela plataforma Android, que permite ainda o download de aplicativos compatíveis.

Nissan March SL

Cuidado com a versão básica, que encalha nas lojas mesmo com preços atraentes: ela não oferece a direção elétrica que virou pré-requisito para quem procura o March. A maioria das peças é encontrada para pronta entrega nas autorizadas, onde sempre é possível negociar um bom desconto.

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Defasado e mais apertado que outros hatches compactos vendidos no Brasil, o Nissan March teve sua produção em Resende encerrada em setembro de 2020 e até hoje não teve um substituto.

Problemas e defeitos do Nissan March

Nissan MarchQuadro de instrumentos é básico, mas de fácil leituraAndré Lessa/

Recall – Verifique se já foi feito o recall dos March produzidos de julho de 2011 a setembro de 2014, por uma falha nos airbags decorrente da montagem incorreta do gerador de gases do sistema.

Vidros laterais – Eles sofrem com vibrações devido ao tipo de canaleta usada nas portas, sem acabamento aveludado. O ideal é tentar fazer ajustes ou mesmo substituí-las, pois o problema quase sempre evolui para infiltrações de poeira.

Ruídos internos – Veja se a tampa do porta-malas não apresenta defeitos. Com o tempo, ela apresenta ruídos causados por folgas de fixação. O mesmo ocorre no tampão do portamalas: a aplicação de fita antirruído ajuda a amenizar o problema.

Correia dentada – Atenção com o estado da correia no motor 1.0 16V: seu rompimento causa atropelamento das válvulas, exigindo retífica do cabeçote. Vale investir na troca: custa só R$ 350.

Rolamentos – A falta de isolamento acústico tem suas vantagens: facilita a identificação de rolamentos de roda danificados, que produzem ruídos estranhos e contínuos em alta velocidade.

Nissan March Colors 1

A VOZ DO DONO

Nome: Reginaldo Vitullo
Idade: 67 anos
Profissão: agrimensor
Cidade: São Paulo (SP)

O QUE EU ADORO – “Visual moderno, mecânica confiável e muita agilidade no trânsito. É um carro para quem gosta de dirigir: tem comandos amigáveis e estabilidade acima da média, especialmente em altas velocidades.”

O QUE EU ODEIO – “Painel sem marcador de temperatura é pecado mortal. O câmbio é barulhento, o reservatório da partida a frio está em local ruim e o espaço é limitado: leva cinco só em percursos curtos.”

Espaço é o ponto fraco do March, mas ele se defende bem em equipamentos

Quanto vale um Nissan March usado

Preço médio dos usados (kbb)
2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018 2019 2020
1.0 16V R$ 29.906 R$ 30.814 R$ 32.794
1.0 12V R$ 37.658 R$38.221
S 1.0 16V R$ 30.172 R$ 32.858 R$ 30.467
S 1.0 12V R$ 40.624 R$ 39.183 R$ 45.171 R$ 44.001 R$ 44.697
S 1.6 16V R$ 32.459 R$ 35.296 R$ 37.963 R$ 38.997 R$ 47.883 R$ 45.619 R$ 50.640
SV 1.0 16V R$ 30.231
SV 1.0 12V R$ 38.950 R$ 42.263 R$ 44.600 R$ 45.587 R$ 47.314 R$ 51.688
SV 1.6 16V R$ 32.436 R$ 35.151 R$ 36.685 R$ 40.822 R$ 45.224 R$ 47.005 R$ 50.020 R$ 53.297 R$ 57.974
SV 1.6 16V CVT R$ 45.640 R$ 56.236 R$ 57.045 R$ 58.768 R$ 63.188
SR 1.6 16V R$ 32.180 R$ 34.934 R$ 37.694
SL 1.6 16V R$ 34.606 R$ 49.670 R$ 47.558 R$ 49.997
SL 1.6 16V CVT R$ 51.141 R$ 59.289 R$ 58.514 R$ 60.639 R$ 69.029

NÓS DISSEMOS…

Hatches compactos de entrada

Outubro de 2011 – “O destaque é o airbag duplo de série em todas as versões. (…) O March é um Nissan genuíno: não encanta, mas conquista. Por dentro e por fora, nada se destaca, mas o conjunto é convincente. (…) Com calibragem mais firme de molas e amortecedores, a suspensão transmite segurança sem deixar o conforto de lado.”

Ficha Técnica
Nissan March 1.6 SL CVT
Preço: R$ 58.990
Motor: flex, diant., transv., 4 cil., 1.598 cm3, 16V, 111 cv a 5.600 rpm, 15,1 mkgf a 4.000 rpm
Câmbio: automático CVT (continuamente variável), tração dianteira
Suspensão: McPherson (diant.) e eixo de torção (tras.)
Freios: discos ventilados (diant.) e tambor (tras.)
Rodas e pneus: liga leve, 185/55 R16
Dimensões: comprimento, 382,7 cm; largura, 167,5 cm; altura, 152,8; entre-eixos, 245 cm; peso, 999 kg; porta-malas, 265 l; tanque de combustível, 41 l
Teste de Pista (com gasolina)
  Nissan March 1.6 SL CVT
ACELERAÇÃO
0 a 100 km/h: 11,1 s
0 a 1000 m: 32,6 s / 157,9 km/h
VELOCIDADE MÁXIMA: n/d
RETOMADAS
De 40 a 80 km/h: 4,8 s
De 60 a 100 km/h: 6,3 s
De 80 a 120 km/h: 7,8 s
FRENAGENS
60/80/120 a 0 km/h: 16,6/28,1/63,5 s
CONSUMO
Urbano: 11,7 km/l
Rodoviário: 15,8 km/l

 

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