Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
RobôAutoforum

[4r]DS Nº8 é crossover elétrico e será o principal modelo de luxo da Stellantis

Recommended Posts

Em 2009 a DS Automobiles foi criada como a divisão de luxo da Citroën, mas antes mesmo da formação da Stellantis, ambas se separaram, tornando a DS a quinta marca do grupo PSA. A junção veio e, agora, a DS continua no segmento dos carros de alto padrão e aproveita as novas tecnologias do conglomerado europeu para desenvolver seus próprios projetos.

O mais novo deles é o DS Nº8, um crossover cupê elétrico que estreia a plataforma STLA Medium da Stellantis dentro da marca. Além dele, modelos como os Peugeot 3008 e 5008, e o Citröen C5 Aircross também são desenvolvidos sob a mesma arquitetura, porém todos são híbridos. O DS Nº8 também dará origem a um ‘carro irmão’, o Lancia Gamma, que deve ser lançado em 2026.

DS N°8<span class="hidden">–</span>DS/Divulgação

Seu design é o cartão de visitas para a sua elegância. Na dianteira, temos elementos verticais que ajudam a dar forma para a grade — fechada, como em todo elétrico. Os DLRs também são verticais e até lembram as “presas de leão” que a Peugeot usou nos 208 e 2008 pré-facelift. Para fechar, os faróis principais são bem finos e o capô traz uma pintura em dois tons, com a parte preta se estendendo para o teto e indo até a traseira.

DS N°8<span class="hidden">–</span>DS/Divulgação

A traseira é volumosa e encorpada. O para-choque é alto e avança para o porta-malas, que não é pequeno, tendo 612 L de capacidade. Já as luzes seguem o padrão dos faróis, com uma peça superior fina e horizontal e um anexo vertical.

Continua após a publicidade

As medidas do Nº8 são generosas e o farão disputar no segmento dos SUVs/crossover grandes da Europa. Ao todo, são 4,82 m de comprimento, 2,90 e entre-eixos, 1,58 m de altura e 1,90 de largura. As rodas têm 21’’ e dão uma postura mais esportiva ao carro. Apesar de ser o carro-chefe da DS, ele é cerca de 12 cm menor do que o sedã Nº9.

Compartilhe essa matéria via:

Por dentro, o modelo consegue ser ainda mais elegante. A DS não economizou e deu lago três opções de acabamento para a cabine: preto, bege claro ou marrom. O estofamento utiliza couro Nappa e Alcantara, sempre feitos com material reciclável. Há até a possibilidade de incluir um teto solar panorâmico de vidro laminado e com tratamento infravermelho.

DS N°8<span class="hidden">–</span>DS/Divulgação
Continua após a publicidade

Tudo no interior é bem minimalista e simples. O volante tem quatro raios e traz comandos discretos nas laterais. O mesmo vale para o console central, com uma alavanca de câmbio “escondida” e botões sensíveis ao toque. As telas são separadas, mas tem bom tamanho, com o quadro de instrumentos tendo 10,25’’ e a central multimídia 16’’.

Para completar, o Nº8 traz alguns detalhes especiais para sofisticar sua cabine. Por exemplo, a iluminação ambiente que se une e acentua as inserções no console. Já as portas, incorporam os alto-falantes do sistema Electra 3D da Focal.

DS N°8<span class="hidden">–</span>DS/Divulgação

Sobre a motorização, o Nº8 estará disponível com um ou dois motores elétricos. No primeiro caso, a tração será dianteira e as opções são de 230 cv ou 245 cv, ambas com uma função que libera mais 30 cv temporariamente. Acima deles há a versão com dois motores e tração integral, que entrega 350 cv combinados ou 375 cv com a função boost ativada.

Continua após a publicidade

Em sua forma mais potente — ou seja, com dois motores e mais a função boost — o tempo de 0 a 100 km/h declarado pela DS é de 5,4 s. Porém, todas as versões terão a velocidade máxima limitada em 190 km/h.

DS N°8<span class="hidden">–</span>DS/Divulgação

Por fim, serão duas opções de baterias: uma de 74 kWh e outra de 97,2 kWh. No geral, elas oferecem até 572 km e 750 km de autonomia, respectivamente. Porém, o alcance máximo do modelo AWD é de 686 km, caso seja equipado com a bateria maior. Ambas são compatíveis com carregamento DC de até 200 kW, graças a sua arquitetura de 400V. Isso significa que o carregamento de 20% a 80% pode ser feito em até 27 minutos.

Assine as newsletters QUATRO RODAS e fique bem informado sobre o universo automotivo com o que você mais gosta e precisa saber. Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter
Carregando
Aceito receber ofertas produtos e serviços do Grupo Abril.

Cadastro efetuado com sucesso!

Você receberá nossa newsletter todas as quintas-feiras pela manhã.

O DS Nº8 ainda não tem um preço definido nem uma data certa para estrear, mas sabemos que será na metade de 2025. Outra informação é que a empresa irá mandar um carregador doméstico de brinde, já que ela espera que a maioria dos carregamentos sejam feitos em casa ou no trabalho.

Publicidade

View the full article

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...