Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
RobôAutoforum

[4r]Picape do Toyota Corolla já tem data de lançamento no Brasil confirmada

Recommended Posts

A Toyota trabalha no desenvolvimento de uma picape híbrida baseada na mesma plataforma do Corolla. A informação já era conhecida, mas foi confirmada pela Toyota aos seus concessionários na última semana. A fabricante japonesa, inclusive, confirmou que o lançamento acontecerá em 2027.

Hoje, as únicas picapes híbridas à venda no Brasil são a Ford Maverick Hybrid e a BYD Shark. Mas daqui a dois anos a nova picape da Toyota ainda terá que rivalizar com GWM Poer, Renault Niágara, VW Tarok e com eventuais versões eletrificadas da Fiat Toro e Ram Rampage.

Toyota EPU Concept<span class="hidden">–</span>Divulgação/Toyota

A Toyota tem um investimento de R$ 11 bilhões em curso no Brasil, sendo que R$ 6 bilhões serão utilizados entre 2026 e 2030. É um investimento massivo que visa deixar a operação brasileira mais independente do Japão, pois prevê, inclusive, a fabricação local dos motores flex usados em novos sistemas híbridos, seus módulos e também das baterias.

Sempre que precisou falar sobre a nova picape híbrida, a Toyota a tratou como um projeto exclusivo para a América Latina. Mas foi no Salão de Tóquio, no Japão, onde antecipou o desejo de ter uma picape média com chassi monobloco, com o conceito Toyota EPU.

Toyota EPU Concept<span class="hidden">–</span>Divulgação/Toyota
Continua após a publicidade

O conceito também é baseado na plataforma TNGA, a mesma dos Corolla e Corolla Cross. A Toyota EPU Concept tinha 5,07 m de comprimento, sendo menor que uma Ford Maverick (5,11 m) e pouco maior que uma Fiat Toro/ Ram Rampage (5,02 m), mas ainda 24 cm menor que uma Toyota Hilux.

Assine as newsletters QUATRO RODAS e fique bem informado sobre o universo automotivo com o que você mais gosta e precisa saber. Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter
Carregando
Aceito receber ofertas produtos e serviços do Grupo Abril.

Cadastro efetuado com sucesso!

Você receberá nossa newsletter todas as quintas-feiras pela manhã.

O detalhe é que a proposta deste carro conceito é ser uma picape elétrica, o que confere a ela proporções incomuns até para uma picape monobloco. O ponto mais notável é seu entre eixos, de 3,35 m (a Hilux tem 3,08 m), pois sua mecânica permite que o eixo traseiro fique tão deslocado para trás. Isso libera mais espaço para alocar a bateria sob a cabine e instalar motores no eixo dianteiro e no eixo traseiro.

Toyota EPU Concept<span class="hidden">–</span>Divulgação/Toyota
Continua após a publicidade

Por isso o projeto precisaria ser bem modificado para tornar-se uma picape híbrida plug-in, como é esperada para a nova picape nacional da Toyota. E faria sentido a versão híbrida ter foco ser justamente na América Latina.

Compartilhe essa matéria via:

Novos motores nacionais

Ainda em 2023 a Toyota do Brasil anunciou o início dos testes para o desenvolvimento de um conjunto híbrido plug-in flex no Brasil, que a empresa chama de PHEV-FFV (veículos híbridos plug-in flex fuel). O ponto de partida é o Toyota RAV4 plug-in, que tem motor 2.5 a gasolina de ciclo Atkinson com 185 cv combinado a dois elétricos que somam 236 cv: 182 cv no motor dianteiro e 54 cv no traseiro. A bateria tem 18,1 kWh, tem recarga externa, e garante alcance de 75 km no modo elétrico.

Toyota EPU Concept<span class="hidden">–</span>Divulgação/Toyota
Continua após a publicidade

Outro conjunto em testes para tornar-se flex é o 2.0 híbrido da nova geração do Prius. E isso permitirá que até mesmo os Toyota Corolla e Corolla Cross fiquem mais potentes.

A linha ficará assim. Os Corolla e Corolla Cross trocarão o atual conjunto 1.8 HEV flex de 122 cv por um 2.0 HEV flex com cerca de 150 cv. Já a picape poderá receber um 2.0 PHEV flex com cerca de 220 cv (com a possibilidade de ser 4×4) e ainda um 2.5 PHEV Flex equipará as versões mais caras da picape, sempre 4×4.

A plataforma modular TNGA, base de metade dos futuros Toyota<br />Plataforma modular TNGA da Toyota, que estreou em 2017 na geração anterior do Prius e também será usada pela picapeToyota/Divulgação

O interessante dos conjuntos PHEV Flex é que permitirá que a picape híbrida tenha tração 4×4 sem depender de um cardã atravessando o carro. Configuração mecânica semelhante será usada na picape híbrida da GWM (que também será fabricada no Brasil mas pode ser lançada apenas em 2026) e na BYD Shark.

Esses motores sairão da fábrica de motores da Toyota em Porto Feliz (SP), junto com um novo motor 1.5 (inclusive o 1.5 HEV) que equiparão o novo Yaris Cross.

Publicidade

View the full article

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...