Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
RobôAutoforum

[4r]Cadillac Fleetwood Eldorado foi ícone do luxo e peitou os Rolls-Royce

Recommended Posts

O motor V8 de 7,7 litros podia levar suas 2,2 toneladas a 201 km/hO motor V8 de 7,7 litros podia levar suas 2,2 toneladas a 201 km/hMarco de Bari/Quatro Rodas

Se tivéssemos de eleger um Cadillac clássico, ele seria o Eldorado. Ápice de luxo em Detroit, ele surgiu quando a marca completava 50 anos e estava no auge. Primeiro veio o conceito El Dorado – alusão a bodas de ouro do aniversário. Para 1953 surgia a série especial Eldorado.

Ao custo de então astronômicos 7.750 dólares, era o carro mais caro da América. Só 532 unidades foram produzidas. O presidente Dwight Eisenhower até usou um em sua posse. Conversível, o Eldorado trazia para-brisa envolvente, que seria copiado pela indústria depois.

O Eldorado era 7,6 cm mais baixo que o Série 62 conversível, mais simples. Um V8 de 5,4 litros e 210 cv com carburador quádruplo atuava em parceria com um câmbio automático de três marchas. Ar-condicionado e direção hidráulica eram opcionais, assim como o novo olho autrônico, dispositivo que reduzia a intensidade dos faróis quando outro veículo vinha em sentido oposto.

Apesar de seus 5,61 m, o Eldorado 1968 era um cupê de 2 portasApesar de seus 5,61 m, o Eldorado 1968 era um cupê de 2 portasMarco de Bari/Quatro Rodas

Frente nova e rabos-de-peixe maiores marcaram o 1954, com preço reduzido que multiplicou por quatro as vendas. O desenho mudou em 1955, com barbatanas maiores. Em 1956 chegou o Eldorado Seville, a versão cupê, enquanto o conversível virava Eldorado Biarritz. Maior pela primeira vez desde 1949, o V8 cresceu para 6 litros, com 305 cv.

Continua após a publicidade

Na linha 1959, ápice do exagero do estilo da Cadillac, o Eldo ganhava um V8 6.3 de 345 cv e tornava-se um dos maiores ícones da marca e de Detroit, com suas barbatanas de 107 cm de altura. Depois, o estilo foi sumindo, até sair de cena em 1965.

Banco inteiriço e ausência do eixo cardã no assoalhoBanco inteiriço e ausência do eixo cardã no assoalhoMarco de Bari/Quatro Rodas

A maior renovação da história do Eldorado viria em 1967. Como no Oldsmobile Toronado, a tração passou a ser dianteira. Com 22,8 cm a menos entre os eixos, ele só era oferecido como cupê com linhas retas, simples, elegantes.

Para 1968 veio um V8 7.7 de 375 cv. É desse ano o carro das fotos. Sem ressalto de eixo cardã no assoalho e com banco dianteiro inteiriço, ele leva até seis pessoas. A direção é bem leve e o câmbio automático na coluna oferece engates fáceis. O torque altíssimo é percebido nos arranques. Muito macia, a suspensão não inclina muito nas curvas.

Continua após a publicidade
Faróis retráteis ocupam as extremidades da gradeFaróis retráteis ocupam as extremidades da gradeMarco de Bari/Quatro RodasNome Cadillac estava em toda a parte - até nos retrovisoresNome Cadillac estava em toda a parte – até nos retrovisoresMarco de Bari/Quatro Rodas

Em 1970, o V8 passou a 8,2 litros, considerado o maior já feito pela marca. Para 1979, o modelo perdeu 540 kg e ganhou nova suspensão traseira independente. A mecânica logo passaria a ser compartilhada com o Seville, com opções de – acredite – motor a diesel e V6.

Mais duas gerações e o Eldorado chegaria aos 50 anos (morreu na linha 2002) com um nome famoso, mas brilho apagado pela dificuldade da Cadillac de enfrentar as concorrências alemã e japonesa.

Continua após a publicidade

Exclusivo

Cadillac Eldorado Brougham<span>–</span>divulgação/Chevrolet

Na mira dos Rolls-Royce, o Brougham (foto acima) lançado em 1957 foi o Eldorado mais exclusivo. Tem suspensão a ar, teto de aço inoxidável sem pintura e até pulverizador de perfume francês. Menos de 1 000 foram feitos artesanalmente até 1961.

Ficha técnica – Cadillac Fleetwood Eldorado 1968

  • Motor: V8 de 7,7 litros
  • Potência: 375 cv a 4.400 rpm
  • Câmbio: automático de 3 marchas, tração traseira
  • Carroceria: cupê
  • Dimensões: comprimento, 561 cm; largura, 203 cm; altura, 135 cm; entre-eixos, 305 cm; peso, 2.160 kg
  • Desempenho: 0 a 100 km/h em 8,3 segundos, velocidade máxima de 201 km/h
Publicidade

View the full article

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...