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[4r]Chevrolet Equinox sobe de patamar, mas se esquece do motor

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Pouco mais de um mês se passou desde que o novo Chevrolet Equinox estreou no Brasil. Mas era apenas o início da renovação da gama do SUV, em sua inédita configuração elétrica. Agora, é a vez do novo Equinox a combustão, chamado pela marca de Equinox Turbo, justamente para que não haja confusão – mesmo porque os modelos são completamente diferentes.

O modelo estreia em duas versões: Activ, de pegada aventureira, e RS, de aspecto mais esportivo. Para que a escolha do consumidor entre elas seja puramente por gosto, a Chevrolet os colocou em pé de igualdade não apenas no conjunto mecânico, mas também nos preços. Tanto o Equinox Activ quanto o RS custam R$ 267.000.

Andamos na configuração Activ, que tem entre as suas exclusividades a cor Verde Cacti sólida da carroceria que aparece nas imagens de divulgação – além dos clássicos preto, prata e branco. Outros itens exclusivos da versão serão apontados mais adiante.

Chevrolet Equinox Activ 2025Chevrolet Equinox Activ 2025Divulgação/Chevrolet

Aparência de off-road e ‘espaço de elétrico’

A proposta mais aventureira não está apenas na versão Activ do Equinox, mas na aparência como um todo da quarta geração do SUV. Em relação à anterior, que tinha aspecto de perua e tendia para linhas mais elegantes, a nova adota apliques plásticos sem pintura nos para-lamas e uma carroceria mais “musculosa” e quadrada. Isso mantendo as janelas laterais que se unem à coluna D, uma característica de todas as geração do modelo.

Chevrolet Equinox Activ 2025Chevrolet Equinox Activ 2025Divulgação/Chevrolet
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Na dianteira entra também a nova identidade visual da Chevrolet, já vista na Montana, com faróis divididos. Eles são full led. A versão Activ tem um exclusivo aplique cromado nas laterais e acima da grade. A traseira remete ao novo Blazer EV, com lanternas em led que nascem na tampa do porta-malas e seguem em duas direções diferentes.

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As rodas têm desenho mais robusto, com fundo preto e face diamantada, e são de 19 polegadas com pneus de perfil mais alto, 235/55. Na RS, são rodas de 20 polegadas com pneus 235/50.

Chevrolet Equinox Activ 2025Chevrolet Equinox Activ 2025Divulgação/Chevrolet

O interior segue o visual “fazendeiro” com o uso da cor bege em revestimentos do banco e do painel, contrastando com o preto. O acabamento, por sinal, teve um bom salto na qualidade e passa a usar materiais mais variados e com toques mais refinados, no caso dos emborrachados ou revestidos. A porção bege das portas, por exemplo, é almofadada e com revestimento texturizado, assim como o centro do painel.

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Ainda no painel, as saídas de ar laterais são inspiradas nas do Blazer elétrico, assim como as telas – de 11 polegadas no quadro de instrumentos e 11,3 polegadas na central multimídia. Logo abaixo dela, há diversos botões físicos para comandar as funções de ventilação, inclusive dos bancos, que têm ainda aquecimento.

Chevrolet Equinox Activ 2025Chevrolet Equinox Activ 2025Divulgação/Chevrolet

O console central é bastante limpo e tem apenas o seletor giratório para os modos de condução, deixando bastante espaço útil para alocar objetos. Isso foi possível graças à realocação da alavanca de câmbio, agora no lado direito da coluna de direção, como faz a Mercedes-Benz.

A alavanca esquerda é exclusiva para comandar os limpadores dos vidros e cria um inconveniente: os comandos dos faróis estão na central multimídia, nada prático. Embora sejam automáticos, há ocasiões em que se deseja alternar a iluminação manualmente.

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Chevrolet Equinox Activ 2025Chevrolet Equinox Activ 2025Divulgação/Chevrolet

Além do bom espaço para objetos, também há suficiente para passageiros e bagagens. Quem vai atrás, além de aquecimento nos bancos das laterais, saídas de ar-condicionado e portas USB, tem boas acomodações para pernas, cabeça e ombro, com o bônus do assoalho plano, como normalmente se vê em carros elétricos. Isso beneficia um possível ocupante central. O porta-malas também vai bem com seus 469 litros, perto dos 476 litros do Jeep Compass.

Chevrolet Equinox Activ 2025Chevrolet Equinox Activ 2025Divulgação/Chevrolet

Enfim, o Equinox tem ACC

O Equinox Activ é ainda mais completo em relação ao RS. Embora tenham o mesmo preço, algumas trocas precisaram ser feitas para compensar o volante com base achatada e o conjunto de rodas e pneus do RS, mais caros. Só o Activ tem sistema de câmeras 360° e retrovisor interno com projeção de vídeo.

Mas a lista vai muito além: há ar-condicionado dual zone, sensor de chuva, bancos dianteiros com ajustes elétricos (e memória para o motorista), ventilação e aquecimento, lavador da câmera de ré, teto solar panorâmico elétrico, carregador de celulares por indução, porta-malas com abertura elétrica e wi-fi embarcado.

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Chevrolet Equinox Activ 2025Chevrolet Equinox Activ 2025Divulgação/Chevrolet

Há também sensores de estacionamento traseiros (ficam faltando os dianteiros), frenagem automática de emergência com detecção de pedestres e ciclistas, assistente de pontos cegos com correção, assistente de permanência em faixa, alerta de esquecimento de objetos no banco traseiro, farol alto adaptativo e alerta de tráfego cruzado dianteiro e traseiro. O Equinox também passa a ter piloto automático adaptativo (ACC), inexistente na geração anterior.

A central multimídia é equipada com sistema nativo do Google, no qual é possível instalar diversos aplicativos, como Maps, Waze e Spotify. Porém, diferentemente de outros modelos recentes da marca com a plataforma, o Equinox também tem Android Auto e Apple CarPlay, ambos sem fio, em uma oferta mais democrática.

Chevrolet Equinox Activ 2025Chevrolet Equinox Activ 2025Divulgação/Chevrolet

Foco no conforto, mas sem emoções

Não espere pelo retorno do motor 2.0 turbo para o Equinox. O modelo segue equipado com motor 1.5 turbo a gasolina, agora com 177 cv e 28 kgfm (antes, eram 172 cv e 27,8 kgfm), e acompanhado pelo novo câmbio automático de oito marchas – contra seis do modelo antigo. Outra novidade é a tração nas quatro rodas sob demanda.

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Com esse conjunto, segundo a Chevrolet, o modelo pode ir de 0 a 100 km/h em 9,3 segundos, um bom tempo. Porém, desempenho passa longe de ser o foco do Equinox, que demonstra falta de fôlego em retomadas e em aclives. Culpa não apenas do motor, que deve números mais robustos para um carro que cresceu e ficou cerca de 100 kg mais pesado (eram 1.561 kg e, agora, são 1.678 kg), mas também do câmbio, que apesar de ter trocas suaves, não é dos mais rápidos.

Chevrolet Equinox Activ 2025Chevrolet Equinox Activ 2025Divulgação/Chevrolet

A suspensão condiz com a proposta do modelo e é a maior “culpada” pela ótima entrega de conforto. Há boa absorção de irregularidades em áreas urbanas e comportamento suave em rodovias (mas não abuse em curvas a altas velocidades), ao menos na versão Activ, com pneus de perfil mais alto. A direção vai pelo mesmo caminho, com ajuste leve, assim como o bom isolamento acústico.

O SUV tem três modos de condução, em uma composição um pouco fora do comum. Há os modos Normal, Neve/Gelo e Off-Road, nas duas versões. Ou seja, a opção pelo off-road faz sentido pela tração, mas não há um modo econômico e, muito menos, um esportivo. No consumo, segundo a GM junto ao Inmetro, os números ficam na média. São 9 km/l em ciclo urbano e, 10,7 km/l, no rodoviário.

Chevrolet Equinox Activ 2025Chevrolet Equinox Activ 2025Divulgação/Chevrolet

Veredicto

O Chevrolet Equinox evoluiu e subiu de patamar, e até justificaria o preço mais alto em relação à concorrência se não fosse o motor de entrega mediana.

Ficha técnica – Equinox Activ

Preço: R$ 267.000
Motor: gasolina, dianteiro, 4 cilindros 16V, injeção direta, turbo, 1.490 cm³; 177 cv a 5.600 rpm, 28 kgfm a 2.000 rpm
Câmbio: automático, 8 marchas, tração integral
Direção: elétrica
Suspensão: independente McPherson (diant.), multilink (tras.)
Freios: disco ventilado (diant.), disco sólido (tras.)
Pneus: 235/55 R19
Dimensões: comprimento, 466,7 cm; largura, 205,6 cm; altura, 171,3 cm; entre-eixos, 273 cm; peso, 1.678 kg; porta-malas, 469 l; tanque, 59 l
Desempenho*: 0 a 100 km/h, 9,3 s; velocidade máxima, n/d.
*Dados de fábrica

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