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[4r]Os Eleitos: Mitsubishi tem o pós-venda com os clientes mais satisfeitos de 2024

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O prêmio Os Eleitos existe há 24 anos. É a única premiação automotiva do Brasil totalmente definida pelos proprietários dos veículos, de acordo com pesquisa exclusiva promovida por QUATRO RODAS. 

Neste ano, recebemos 4.800 respostas válidas, ou seja, que atendiam as regras da pesquisa. Com maior volume de dados, foi possível obter um retrato mais nítido dos modelos e do mercado nacional, que passa por uma grande transformação.

A chegada de novas marcas, novos produtos e diferentes filosofias de atendimento alterou parâmetros de avaliação por parte dos consumidores. Você verá isso espelhado nos resultados apresentados a seguir.

1º – MITSUBISHI: 100,74 pontos

Os donos de modelos Mitsubishi não só compareceram às urnas como elegeram o atendimento pós-vendas da marca o melhor do mercado. Examinando as notas atribuídas pelos motoristas, constata-se que o que mais agrada os proprietários são os aspectos ligados às interações com a rede de concessionárias autorizadas.

A Mitsubishi recebeu 9,29 em pontualidade, 9,23 em transparência no relacionamento e 9,06 em qualidade no atendimento. Mas a qualidade nos trabalhos executados também levou boa nota: 9,26. Essa pontuação, aliás, foi a maior entre as de todas as marcas avaliadas nesse quesito.

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Cliente satisfeito não reclama nem do preço: a nota da Mitsubishi em preços dos serviços (7,97) ficou acima da média das concorrentes, que foi de 7,64. No atributo custo/benefício, a marca levou a sua menor nota (8,13). Mas, ainda assim, acima da média geral (8,08).

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Em razão do maior número de proprietários que respondeu à pesquisa Os Eleitos, o número de marcas analisadas este ano chegou a 15, contra 11, em 2023, e 9, em 2022. Diante disso, a eleição ficou mais apertada, o que valoriza a conquista da Mitsubishi.

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2º – RAM: 100,42

Outra estreia neste ranking, aparece bem na segunda colocação. Em sua pontuação em pós-vendas, nesta edição de Os Eleitos, todas as notas ficaram ao redor de 8. A única abaixo foi 7,88, em preço dos serviços (mão de obra). E a mais alta, 8,91, em qualidade no atendimento.

3º – HYUNDAI: 100,27

A Hyundai é uma frequentadora assídua desta pesquisa. Ficou com o 8º lugar, em 2022, e em 7º, em 2023. Desta vez, conquistou o terceiro posto, com notas como 8,90, em pontualidade e qualidade de atendimento; 8,72, em prazo na realização dos serviços.

4º – GWM: 100,22

A GWM entrou neste Os Eleitos apenas com sua marca Haval, uma vez que o modelo da Ora, o Ora 3, não se tornou elegível. Ela se destacou com boas médias nos diferentes atributos como 8,93, em transparência no relacionamento; e 8,91, em qualidade nos trabalhos executados.

4º – JEEP: 100,22

Este quarto lugar é a melhor posição alcançada nas edições mais recentes pela Jeep, que ficou em 5º, em 2022, em 9º, em 2023. Desta vez, os clientes elogiaram atributos como sua pontualidade (8,81), o prazo para realização dos serviços (8,49)
e a qualidade no atendimento (8,33).

5º – HONDA: 100,18

Habituada a estar entre os três primeiros lugares, a Honda caiu para o quinto este ano – embora neste pelotão intermediário as diferenças entre as médias finais sejam muito pequenas. Suas notas oscilaram entre 9,33, em pontualidade; e 7,50, em preços dos serviços (mão de obra). (6,89).

6º – FORD: 100,11

A Ford é outra que perdeu posições, mas permaneceu no segundo bloco do ranking, que ganhou quatro marcas este ano. A bicampeã entre as picapes médias conseguiu a maior nota da pesquisa em disponibilidade de peças (8,98) e fez boa figura em custo/benefício (8,46).

7º – CHEVROLET: 100,10

Em um cenário onde a maior participação de competidores derrubou o posicionamento
de marcas tradicionalmente bem colocadas, este 7º lugar tem sabor de vitória, porque Chevrolet foi a última colocada nas edições de 2022
(9º lugar) e  2023 (11º).

8º – FIAT: 100,09

Assim como outras marcas do grupo Stellantis, a Fiat também oscila na satisfação dos clientes em relação ao pós-vendas. Ela foi a 4ª colocada em 2022, e 10ª, em 2023. Este ano, conseguiu ser a primeira do terceiro bloco do ranking, onde a disputa por uma posição foi bem apertada.

8º – NISSAN: 100,09

Vencedora da pesquisa no ano passado, a Nissan obteve a mesma pontuação da Fiat este ano, com notas muito próximas às da rival nos diferentes atributos. A japonesa conseguiu 9,22 em qualidade no atendimento, 9,13 em pontualidade e 8,90 em transparência no relacionamento.

9º – TOYOTA: 100,08

Tradicional vencedora, a Toyota perdeu o primeiro lugar para Nissan em 2023 e agora ficou atrás não só
da conterrânea, mas de outras marcas com menos reconhecimento em pós-vendas. A japonesa Toyota tirou nota 9,10 em pontualidade e 9,00 em prazos dos serviços.

10º – VW: 100,07

Colada à Toyota, a VW apresentou
um desempenho parecido com
o da concorrente, com notas algumas vezes ligeiramente maiores, como 9,14 em pontualidade e 9,01 em prazos para realização dos serviços. Mas ficando em desvantagem em outros atributos.

11º – BYD: 100,06

Mesmo ficando próxima de sua rival de estimação, a Toyota, em pós- -vendas a BYD foi a pior colocada entre as estreantes na pesquisa. A chinesa chegou a esse resultado com notas 8,90 em pontualidade, 8,72 em qualidade nos trabalhos executados
e 8,50 em qualidade no atendimento. 

12º – CAOA CHERY: 100,04

Fora da pesquisa em 2022 e 6º lugar em 2023, desta vez a Caoa terminou com notas 8,72 em qualidade nos trabalhos executados e 8,40, em prazos para a realização dos serviços. Perdeu pontos em disponibilidade
de peças (7,79), aspecto que tem recebido críticas dos consumidores.

13º – RENAULT: 100,00

Apesar de veterana, a Renault não vinha conseguindo número de respostas suficientes para ser avaliada, nas últimas edições. Este ano, com a maior participação dos leitores, ela apareceu com notas 8,52, em custo/benefício; e 8,00, em preços dos serviços (mão de obra).

Atributos pesquisados
  • Disponibilidade de peças
  • Prazos para realização dos serviços
  • Preços dos serviços (mão de obra)
  • Qualidade no atendimento
  • Pontualidade
  • Transparência no relacionamento
  • Custo/benefício
  • Qualidade nos trabalhos

 

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