Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
RobôAutoforum

[4r]CARDE: os carros clássicos que você precisa contemplar no museu de Campos do Jordão

Recommended Posts

Visitei muitos museus de automóveis na vida. Maiores, menores, dedicados a uma marca, donos de acervos abrangentes. O CARDE é diferente de todos, porque, além de carros, tem quadros, esculturas, artesanato. E está no Brasil.

Pensando em compartilhar minha visita com você, leitor, planejei eleger um carro por sala visitada e iniciei minha busca.

Ledo engano. Já na primeira sala, de 1889 a 1930 – o carro e os estilos de design – hesitei em eleger o meu preferido. Havia Benz, Cadillac, Hispano Suiza. Por fim destaquei o Cord L-29, que aparece no vídeo.

museu CARDE<span class="hidden">–</span>CARDE/Divulgação
Continua após a publicidade

Já na sala seguinte, desisti da ideia de escolher apenas um carro. Assim que entrei no espaço me deparei com modelos icônicos como Opala, Karman-Ghia, Romi-Isetta e FNM 2000 JK. Alguns marcaram minha infância. Outros, a vida adulta. Como o JK que dirigi já como jornalista especializado.

Depois disso vieram outras preciosidades como um Isotta Franschini e um Duesemberg. Entre os mais novos, dos anos de1990, o destaque são os supersportivos, como o Jaguar XJ 220, a Ferrari F-50, o Honda NSX (que me remete imediatamente à memória de Ayrton Senna).

É difícil até mesmo dizer minha sala predileta. Uma das menores e com menos carros é a Visionários da tecnologia, que presta homenagem a dois brasileiros Alberto Santos Dumont e João Augusto do Amaral Gurgel. Nela, há apenas dois carros: um X12 e um Itaipu E-400. Mas é uma das mais significativas do acervo.

Museu CARDEEstrelas do museu, como Diablo, F50 e XJ220, ficam no salão principalCARDE/Divulgação

A que eu me demorei mais apreciando os carros (todos meus velhos conhecidos) foi a que reúne lendas internacionais dos anos de 1950 e 1960, entre eles os ingleses Jaguar E-Type e Aston Martin DB-5, os alemães Porsche 356 e Mercedes-Benz 300 SL e o americano Chevrolet Corvette. O E-Type é tido como o carro mais bonito de todos os tempos. Mas esse título pode ser tranquilamente atribuído a todos os demais modelos expostos a seu lado no CARDE.

Compartilhe essa matéria via:

Faz apenas alguns dias que estive no CARDE e não vejo a hora de voltar. Até porque seu acervo é bem maior do que o exposto neste momento. Há muito mais carros no acervo técnico, que será exposto a medida do tempo e da programação do museu.

Museu CARDEHonda NSX, Mitsubishi 3000GT, Dodge Viper, dos anos 1990CARDE/Divulgação

O CARDE fica na Rua Benedito Olímpio Miranda, no 280, bairro Alto da Boa Vista, em Campos do Jordão (SP). Funciona de quinta a segunda-feira (fecha terças e quartas) e tem ingressos a R$ 120 (preço promocional de inauguração).

Publicidade

View the full article

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...