Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
RobôAutoforum

[4r]Novo motor 2.0 turbo da Mercedes é feito na China e promete 20 km/l

Recommended Posts

A Mercedes-Benz está preparando sua nova família de motores. Chamada de FAME (de Family of Modular Engines), essa nova linha tem como principal estrela o M252, o primeiro motor da família a ser apresentado e que terá como foco a economia de combustível.

Esse é um movimento que muitas empresas estão fazendo: deixar a eletrificação total de suas linhas de lado e focar em novos motores a combustão mais eficientes e menos poluentes. É isso que a Mercedes fez com o M252, que inclusive, irá trabalhar com sistema híbrido leve de 48 volts.

Claro, que a empresa alemã não está trabalhando sozinha nisso. O novo quatro cilindros M252 será fabricado na China pela Horse, a joint venture fundada pela Renault e pela Geely. Inclusive, esse motor estreará primeiro no novo CLA.

M252<span class="hidden">–</span>Divulgação/Mercedes-Benz

Então vamos ao que torna o novo 2.0 turbo da Mercedes — e da Renault — tão eficiente. Primeiro, ele trabalha em ciclo Miller em vez do ciclo Otto dos antecessores. De maneira semelhante ao ciclo Atkinson, o Miller reduz o consumo do motor em cargas parciais, que é a mais comum na condução do dia-a-dia. Ou seja, a válvulas de admissão se fecham mais tarde do que no ciclo Otto, permitindo que o M252 trabalhe em uma taxa de compressão mais alta, de 12:1, beneficiando assim a economia de gasolina.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Fora isso, o motor ainda terá um sistema híbrido leve de 48 Volts, que funciona daquele jeito que já conhecemos. Mas nesse caso, o motor elétrico de 27 cv — instalado na nova caixa de dupla embreagem de oito velocidades — além de auxiliar o M252 em cenários de baixa velocidade, também permite que o carro ande em roda livre (modo velejar) até velocidades em torno dos 100 km/h. A montadora também afirma que o motor elétrico poderá recuperar até 25 kW de energia, independentemente da marcha.

M252Entre as novidades, há novo turbocompressor e melhorias no sistema de isolamento acústico do blocoDivulgação/Mercedes-Benz
Continua após a publicidade

Além de tudo isso, o turbocompressor também passou por inovações, justamente para auxiliar o motor em rotações mais baixas e, para isso, utiliza uma nova tecnologia de turbina segmentada com conexão de scroll comutável, que também ajudará a reduzir as emissões.

M252Motor elétrico é instalado no câmbio automático de oito marchas e dupla embreagem e permite que o carro dirija em roda livreDivulgação/Mercedes-Benz

O resultado de todas essas inovações, segundo Karsten Krebs, chefe do projeto, é um consumo semelhante ao de motores diesel. No caso do CLA, o consumo médio ficará na casa dos 20 km/l, segundo a montadora, estima a montadora. Mas os testes reais e os números oficiais ainda vão demorar um pouco mais para surgir.

Continua após a publicidade
M252<span class="hidden">–</span>Divulgação/Mercedes-Benz

O que já temos em mãos são as potências. O M252 chegará ao mercado em três variantes: de 136 cv, 163 cv e 190 cv. E a montadora não nega a possibilidade de termos versões ainda mais potentes no futuro.

Fora isso tudo isso, a Mercedes também deu uma atenção especial ao ruído. A Mercedes aumentou o número de espumas e tampas para reduzir o ruído interno. A montadora também antepara dupla para isolar melhor o habitáculo do compartimento do motor, algo que ela já vem fazendo em seus modelos mais caros.

Continua após a publicidade
Assine as newsletters QUATRO RODAS e fique bem informado sobre o universo automotivo com o que você mais gosta e precisa saber. Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter
Carregando
Aceito receber ofertas produtos e serviços do Grupo Abril.

Cadastro efetuado com sucesso!

Você receberá nossa newsletter todas as quintas-feiras pela manhã.

Está certo que o M252 estreará junto com a terceira geração do CLA. Porém, a Mercedes vai dar prioridade para a versão elétrica e, com isso, só vamos ver o novo motor da marca no final de 2025 ou início de 2026.

Publicidade

View the full article

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...