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[4r]Último Fiat Uno Mille do mundo é uma máquina do tempo, mas dá aula a muito carro novo

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A referência de tempo fica a seu critério. Faz 40 anos que o Fiat Uno foi lançado no Brasil e 10 anos que saiu de linha. Este carro é exatamente o último Fiat Uno de primeira geração fabricado no mundo, o Grazie Mille número 2.000 e dirigi-lo hoje é uma verdadeira viagem no tempo.

 

Parece que foi ontem, que a obrigatoriedade de freios ABS e airbags culminou no fim do primeiro carro global da Fiat. Mas foi em 13 de dezembro de 2013 que deixou a linha de montagem em Betim (MG). Mesmo naquela época muitos dos seus conceitos de engenharia já estavam superados, mas ainda hoje suas soluções para ser um carro tão valente e funcional surpreendem e mostram que a evolução também tem um preço.

Fiat Uno Grazie Mille<span class="hidden">–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas

Este Grazie Mille faz parte do acervo de carros históricos da Fiat. Ainda com 2.500 km rodados, preserva o cheiro de um Uno Mille zero e o característico barulho metálico da tranca das portas de carros dos anos 1980 – o mesmo que se escuta em um Mercedes Classe G de quase R$ 2 milhões. E faz lembrar como eram os carros novos em um passado não muito distante.

Tudo bem, um Renault Kwid ainda obriga a sentar rente à porta, mas o Mille ao menos tem mais espaço para o outro lado ou dá essa impressão por não ter um console central de plástico ou pelo quadro de instrumentos surpreendentemente amplo. É curioso sentir que o acionamento de um pedal faz o outro balançar e que este longevo câmbio manual de cinco marchas não arranha a ré (ainda? Talvez).

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Fiat Uno Grazie Mille<span class="hidden">–</span>Fernando Pires/Quatro RodasFiat Uno Grazie Mille<span class="hidden">–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas

Você não percebeu que os carros de hoje não têm cinzeiro, mas é na tampa dele, camuflada no painel, onde vai a plaqueta de identificação do Grazie Mille. De uma hora para outra todo carro de entrada passou a ter vários locais para colocar garrafas e esse Mille não tem nenhum. CD Player ficou no passado, mas esse rádio específico da versão de despedida só tem Bluetooth para chamadas e ao abrir o porta-luvas (perfeitamente alinhado, ouviu Pulse?) você encontra um compartimento para iPod ao lado de um USB que só serve para dados, não carrega o celular.

Fiat Uno Grazie Mille<span class="hidden">–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas
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Fiat Uno Grazie Mille<span class="hidden">–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas

É impossível fazer um carro como esse Fiat Uno hoje. As colunas são tão finas que nem sequer têm revestimento plástico. As vedações aparentes já deram lugar tipos mais discretos e eficientes. Também há formas de esconder o limpador de para-brisa, que fica sempre aparente sobre o vidro que é fixado pela própria vedação de borracha – nos carros de hoje é sempre colado.

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E ainda tem o estepe, que vai ao lado do motor, uma herança da plataforma do 147 que não existia no Uno europeu e que muita tratou como proteção extra para o motorista em colisões. Mas ao menos libera espaço no porta-malas que, com 290 litros, ainda supera muito carro moderno na capacidade. O fato de ser amplo nos permitiu acomodar todos os equipamentos de fotografia e filmagem, o que é impossível no nosso Citroën C3, mesmo com 315 litros.

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Fernando Pires<span class="hidden">–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas

Esse compacto com modestos 3,69 m de comprimento e 2,36 m de entre-eixos era como um SUV de outros tempos. Sem apêndices aerodinâmicos no para-choque, não teme valetas e sua suspensão independente nas quatro rodas conhece o asfalto brasileiro como nenhuma outra. Nunca bate seco e o que pode acontecer com o passar dos anos é ceder um pouco, especialmente no feixe de molas transversal traseiro que é uma das responsáveis pelo porta-malas tão bom.

Fiat Uno Grazie Mille<span class="hidden">–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas

Os sinais da idade do projeto são evidentes, mas o rodar de um Uno Mille ainda é muito bom e como não tem muita coisa para ficar batendo e reverberando, também é silencioso. A direção hidráulica tem peso de direção sem assistência e o ar-condicionado “pesa” no desempenho, mas os 66 cv deste 1.0 Fire mais antigo parecem estar mais bem dispostos. O peso abaixo dos 900 kg ajuda tanto que as relações do câmbio são até mais longas.

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Fiat Uno Grazie Mille<span class="hidden">–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas

Este Grazie Mille tão especial roda para mostrar como esse projeto era genial o suficiente para ter merecido ficar em produção por 30 anos. Será que terei essa mesma impressão dirigindo um Mobi daqui a algumas décadas?

02_uno_grazie_mille_2FLP0906.jpg?quality02_uno_grazie_mille_2FLP0906 Fernando PiresQuatro Rodas08_uno_grazie_mille_2FLP1032.jpg?quality08_uno_grazie_mille_2FLP1032 Fernando PiresQuatro Rodas18_uno_grazie_mille_2FLP0999.jpg?quality18_uno_grazie_mille_2FLP0999 Fernando PiresQuatro Rodas11_uno_grazie_mille_2FLP1037.jpg?quality11_uno_grazie_mille_2FLP1037 Fernando PiresQuatro Rodas19_uno_grazie_mille_2FLP1000.jpg?quality19_uno_grazie_mille_2FLP1000 Fernando PiresQuatro Rodas04_uno_grazie_mille_2FLP1064.jpg?quality04_uno_grazie_mille_2FLP1064 Fernando PiresQuatro Rodas16_uno_grazie_mille_2FLP1061.jpg?quality16_uno_grazie_mille_2FLP1061 Fernando PiresQuatro Rodas21_uno_grazie_mille_2FLP1004.jpg?quality21_uno_grazie_mille_2FLP1004 Fernando PiresQuatro Rodas09_uno_grazie_mille_2FLP1033.jpg?quality09_uno_grazie_mille_2FLP1033 Fernando PiresQuatro Rodas15_uno_grazie_mille_2FLP1060.jpg?quality15_uno_grazie_mille_2FLP1060 Fernando PiresQuatro Rodas20_uno_grazie_mille_2FLP1002.jpg?quality20_uno_grazie_mille_2FLP1002 Fernando PiresQuatro Rodas07_uno_grazie_mille_2FLP1030.jpg?quality07_uno_grazie_mille_2FLP1030 Fernando PiresQuatro Rodas05_uno_grazie_mille_2FLP1025.jpg?quality05_uno_grazie_mille_2FLP1025 Fernando PiresQuatro Rodas22_uno_grazie_mille_2FLP1011.jpg?quality22_uno_grazie_mille_2FLP1011 Fernando PiresQuatro Rodas14_uno_grazie_mille_2FLP1058.jpg?quality14_uno_grazie_mille_2FLP1058 Fernando PiresQuatro Rodas10_uno_grazie_mille_2FLP1035.jpg?quality10_uno_grazie_mille_2FLP1035 Fernando PiresQuatro Rodas13_uno_grazie_mille_2FLP1054.jpg?quality13_uno_grazie_mille_2FLP1054 Fernando PiresQuatro Rodas17_uno_grazie_mille_2FLP1023.jpg?quality17_uno_grazie_mille_2FLP1023 Fernando PiresQuatro Rodas03_uno_grazie_mille_2FLP0985.jpg?quality03_uno_grazie_mille_2FLP0985 Fernando PiresQuatro Rodas24_uno_grazie_mille_2FLP1015.jpg?quality24_uno_grazie_mille_2FLP1015 Fernando PiresQuatro Rodas25_uno_grazie_mille_2FLP1009.jpg?quality25_uno_grazie_mille_2FLP1009 Fernando PiresQuatro Rodas23_uno_grazie_mille_2FLP1013.jpg?quality23_uno_grazie_mille_2FLP1013 Fernando PiresQuatro Rodas12_uno_grazie_mille_2FLP1039.jpg?quality12_uno_grazie_mille_2FLP1039 Fernando PiresQuatro Rodas06_uno_grazie_mille_2FLP1027.jpg?quality06_uno_grazie_mille_2FLP1027 Fernando PiresQuatro Rodas26_uno_grazie_mille_2FLP1006.jpg?quality26_uno_grazie_mille_2FLP1006 Fernando PiresQuatro Rodas01_uno_grazie_mille_2FLP0660.jpg?quality01_uno_grazie_mille_2FLP0660 Fernando PiresQuatro Rodas
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