Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Entre para seguir isso  
RobôAutoforum

[4r]VW Nivus 2025 faz até 16,8 km/l e fica mais econômico que o Pulse híbrido

Recommended Posts

Revelado em outubro, o Volkswagen Nivus 2025 começará a ser vendido no dia 30 de novembro com novo design e mais equipamentos, porque a inédita versão esportiva GTS ficou para 2025. Mas traz um pouco mais do que isso. Com as novas regras de emissões de poluentes do Proconve L8 prestes a entrarem em vigor, o SUV cupê precisava de mudanças para atender às normas a partir do ano que vem.

Durante a apresentação, a fabricante não deu detalhes do que foi feito. Agora com o carro na garagem de QUATRO RODAS, a Volkswagen explicou como o Nivus 2025 ficou mais econômico e pudemos levar o SUV para a pista para conferir o resultado.

05_nivus_2025_2FLP2969.jpg?quality=70&stVolkswagen Nivus Highline Outfit 2025 Fernando PiresQuatro Rodas02_nivus_2025_2FLP3353.jpg?quality=70&stVolkswagen Nivus Highline Outfit 2025 Fernando PiresQuatro Rodas14_nivus_2025_2FLP1944.jpg?quality=70&stVolkswagen Nivus Highline Outfit 2025 Fernando PiresQuatro Rodas03_nivus_2025_2FLP3131-e1732797264182.jpVolkswagen Nivus Highline Outfit 2025 Fernando PiresQuatro Rodas01_nivus_2025_2FLP2508.jpg?quality=70&stVolkswagen Nivus Highline Outfit 2025 Fernando PiresQuatro Rodas08_nivus_2025_2FLP1933.jpg?quality=70&stVolkswagen Nivus Highline Outfit 2025 Fernando PiresQuatro Rodas17_nivus_2025_2FLP1950.jpg?quality=70&stVolkswagen Nivus Highline Outfit 2025 Fernando PiresQuatro Rodas23_nivus_2025_2FLP1958.jpg?quality=70&stVolkswagen Nivus Highline Outfit 2025 Fernando PiresQuatro Rodas27_nivus_2025_2FLP1963.jpg?quality=70&stVolkswagen Nivus Highline Outfit 2025 Fernando PiresQuatro Rodas10_nivus_2025_2FLP1938.jpg?quality=70&stVolkswagen Nivus Highline Outfit 2025 Fernando PiresQuatro Rodas12_nivus_2025_2FLP1940.jpg?quality=70&stVolkswagen Nivus Highline Outfit 2025 Fernando PiresQuatro Rodas06_nivus_2025_2FLP3627.jpg?quality=70&stVolkswagen Nivus Highline Outfit 2025 Fernando PiresQuatro Rodas11_nivus_2025_2FLP1939.jpg?quality=70&stVolkswagen Nivus Highline Outfit 2025 Fernando PiresQuatro Rodas04_nivus_2025_2FLP3328.jpg?quality=70&stVolkswagen Nivus Highline Outfit 2025 Fernando PiresQuatro Rodas07_nivus_2025_2FLP3049.jpg?quality=70&stVolkswagen Nivus Highline Outfit 2025 Fernando PiresQuatro Rodas13_nivus_2025_2FLP1941.jpg?quality=70&stVolkswagen Nivus Highline Outfit 2025 Fernando PiresQuatro Rodas35_nivus_2025_2FLP1976.jpg?quality=70&stVolkswagen Nivus Highline Outfit 2025 Fernando PiresQuatro Rodas33_nivus_2025_2FLP1973.jpg?quality=70&stVolkswagen Nivus Highline Outfit 2025 Fernando PiresQuatro Rodas09_nivus_2025_2FLP1936.jpg?quality=70&stVolkswagen Nivus Highline Outfit 2025 Fernando PiresQuatro Rodas37_nivus_2025_2FLP1981.jpg?quality=70&stVolkswagen Nivus Highline Outfit 2025 Fernando PiresQuatro Rodas42_nivus_2025_2FLP1996.jpg?quality=70&stVolkswagen Nivus Highline Outfit 2025 Fernando PiresQuatro Rodas39_nivus_2025_2FLP1991.jpg?quality=70&stVolkswagen Nivus Highline Outfit 2025 Fernando PiresQuatro Rodas29_nivus_2025_2FLP1965.jpg?quality=70&stVolkswagen Nivus Highline Outfit 2025 Fernando PiresQuatro Rodas40_nivus_2025_2FLP1993.jpg?quality=70&stVolkswagen Nivus Highline Outfit 2025 Fernando PiresQuatro Rodas16_nivus_2025_2FLP1949.jpg?quality=70&stVolkswagen Nivus Highline Outfit 2025 Fernando PiresQuatro Rodas25_nivus_2025_2FLP1961.jpg?quality=70&stVolkswagen Nivus Highline Outfit 2025 Fernando PiresQuatro Rodas15_nivus_2025_2FLP1947.jpg?quality=70&stVolkswagen Nivus Highline Outfit 2025 Fernando PiresQuatro Rodas28_nivus_2025_2FLP1964.jpg?quality=70&stVolkswagen Nivus Highline Outfit 2025 Fernando PiresQuatro Rodas24_nivus_2025_2FLP1959.jpg?quality=70&stVolkswagen Nivus Highline Outfit 2025 Fernando PiresQuatro Rodas19_nivus_2025_2FLP1952.jpg?quality=70&stVolkswagen Nivus Highline Outfit 2025 Fernando PiresQuatro Rodas22_nivus_2025_2FLP1957.jpg?quality=70&stVolkswagen Nivus Highline Outfit 2025 Fernando PiresQuatro Rodas20_nivus_2025_2FLP1954.jpg?quality=70&stVolkswagen Nivus Highline Outfit 2025 Fernando PiresQuatro Rodas18_nivus_2025_2FLP1951.jpg?quality=70&stVolkswagen Nivus Highline Outfit 2025 Fernando PiresQuatro Rodas21_nivus_2025_2FLP1956.jpg?quality=70&stVolkswagen Nivus Highline Outfit 2025 Fernando PiresQuatro Rodas26_nivus_2025_2FLP1962.jpg?quality=70&stVolkswagen Nivus Highline Outfit 2025 Fernando PiresQuatro Rodas31_nivus_2025_2FLP1969.jpg?quality=70&stVolkswagen Nivus Highline Outfit 2025 Fernando PiresQuatro Rodas41_nivus_2025_2FLP1995.jpg?quality=70&stVolkswagen Nivus Highline Outfit 2025 Fernando PiresQuatro Rodas45_nivus_2025_2FLP2010.jpg?quality=70&stVolkswagen Nivus Highline Outfit 2025 Fernando PiresQuatro Rodas30_nivus_2025_2FLP1968.jpg?quality=70&stVolkswagen Nivus Highline Outfit 2025 Fernando PiresQuatro Rodas34_nivus_2025_2FLP1975.jpg?quality=70&stVolkswagen Nivus Highline Outfit 2025 Fernando PiresQuatro Rodas36_nivus_2025_2FLP1978.jpg?quality=70&stVolkswagen Nivus Highline Outfit 2025 Fernando PiresQuatro Rodas43_nivus_2025_2FLP2002.jpg?quality=70&stVolkswagen Nivus Highline Outfit 2025 Fernando PiresQuatro Rodas32_nivus_2025_2FLP1971.jpg?quality=70&stVolkswagen Nivus Highline Outfit 2025 Fernando PiresQuatro Rodas38_nivus_2025_2FLP1989.jpg?quality=70&stVolkswagen Nivus Highline Outfit 2025 Fernando PiresQuatro Rodas46_nivus_2025_2FLP2019.jpg?quality=70&stVolkswagen Nivus Highline Outfit 2025 Fernando PiresQuatro Rodas44_nivus_2025_2FLP2009.jpg?quality=70&stVolkswagen Nivus Highline Outfit 2025 Fernando PiresQuatro Rodas48_nivus_2025_2FLP2024.jpg?quality=70&stVolkswagen Nivus Highline Outfit 2025 Fernando PiresQuatro Rodas47_nivus_2025_2FLP2020.jpg?quality=70&stVolkswagen Nivus Highline Outfit 2025 Fernando PiresQuatro Rodas49_nivus_2025_2FLP2025.jpg?quality=70&stVolkswagen Nivus Highline Outfit 2025 Fernando PiresQuatro Rodas

As modificações começaram do lado de fora, ao perder os faróis de neblina no novo para-choque, algo que muitos leitores reclamaram. No lugar das luzes auxiliares, os engenheiros colocaram passagens de ar com o intuito de melhorar a aerodinâmica e reduzir o coeficiente de arrasto. Isto foi combinado a uma nova calibração para os módulos do motor (ECU) e da transmissão (TCU).

Volkswagen Nivus Highline Outfit 2025As passagens de ar no para-choque são funcionais e ajudam a reduzir o consumo ao melhorar a aerodinâmicaFernando Pires/Quatro Rodas

Tudo foi feito sem mexer de fato no desempenho do motor ou da caixa de câmbio. O 1.0 TSI de três cilindros ainda gera até 128 cv a 5.500 rpm e 20,4 kgfm entre 2.000 e 3.500 rpm. A transmissão é a AQ250, uma caixa automática de seis marchas com conversor de torque.

O resultado foi visto no campo de provas em Limeira (SP). O Nivus Highline 2024, testado em março, registrou 12 km/l no ciclo urbano e 15,8 km/l no rodoviário, usando gasolina. A mesma versão da linha 2025 fez 13,1 km/l e 16,8 km/l, respectivamente. É um ganho de 1,1 km/l na cidade e 1,0 km/l na estrada.

Continua após a publicidade
Aceleração VW Nivus Highline 2024 VW Nivus Highline 2025
0 a 100 km/h 11,1 s 11,2 s
0 a 1.000 m 32,5 s – 161,7 km/h 32,5 s – 161,1 km/h
Velocidade máxima* 189 km/h 192 km/h
Retomadas
D 40 a 80 km/h em 4,74 s 4,84 s
D 60 a 100 km/h em 6,18 s 6,20 s
D 80 a 120 km/h em 7,54 s 7,66 s
Frenagens
60/80/120 km/h a 0 13,7/24,4/55,6 m 13,6/24,0/54,8 m
Consumo
Urbano 12,0 km/l 13,1 km/l
Rodoviário 15,8 km/l 16,8 km/l
Ruído interno
Neutro/RPM máx. 37,7/61,9 dBA 38,7/64,6 dBA
80/120 km/h 59,9/72,1 dBA 60,9/67,8 dBA
Aferição
Velocidade real a 100 km/h 98 km/h 98 km/h
Rotação do motor a 100 km/h 1.900 rpm 1.900 rpm
Volante 3 voltas 2,7 voltas

A diferença no desempenho dinâmico, por outro lado, foi mínima. No teste de aceleração, foi de 0 a 100 km/h em 11,2 segundos, apenas 0,1 s mais lento que o modelo antigo. Não fazemos o teste de velocidade máxima, mas a Volkswagen diz que o Nivus agora chega a 188 km/h com gasolina e 192 km/h com etanol, enquanto a versão pré-facelift alcançava 184 km/h e 189 km/h, respectivamente.

Volkswagen Nivus Highline Outfit 2025Com as mudanças, o Nivus ficou mais econômico e faz até 16,8 km/lFernando Pires/Quatro Rodas

Seu rendimento energético impressiona, ainda mais quando consideramos que não tem nenhum tipo de eletrificação. A plataforma MQB-A0 ainda não está preparada para motores híbridos ou elétricos, motivo pelo qual será modificada para ser usada como base para a próxima geração de carros da VW no Brasil, passando a aceitar um sistema híbrido-leve que será produzido em São Carlos (SP).

Nivus contra Pulse:

Aceleração VW Nivus Highline Fiat Pulse T200 Hybrid
0 a 100 km/h 11,2 s 9,9 s
0 a 1.000 m 32,5 s – 161,1 km/h 31,7 s – 162 km/h
Velocidade máxima* 192 km/h 189 km/h
Retomadas
D 40 a 80 km/h em 4,84 s 4,4 s
D 60 a 100 km/h em 6,20 s 5,7 s
D 80 a 120 km/h em 7,66 s 7,42 s
Frenagens
60/80/120 km/h a 0 13,6/24,0/54,8 m 14,4/25,7/59,3
Consumo
Urbano 13,1 km/l 12,6 km/l
Rodoviário 16,8 km/l 15,8 km/l
Ruído interno
Neutro/RPM máx. 38,7/64,6 dBA 44,7/63,5 dBA
80/120 km/h 60,9/67,8 dBA 63,2/68,5 dBA
Aferição
Velocidade real a 100 km/h 98 km/h 96 km/h
Rotação do motor a 100 km/h 1.900 rpm 1.900 rpm
Volante 2,7 voltas 2,5 voltas
Continua após a publicidade

Mesmo sem a tecnologia MHEV, o Nivus 2025 provou ser mais econômico do que o recém-lançado Fiat Pulse T200 Hybrid. O SUV compacto ítalo-brasileiro registrou 12,6 km/l no consumo urbano e 15,8 km/l no rodoviário em nosso teste instrumentado, o que é 0,5 km/l a menos na cidade e 1 km/l a menos na estrada.

Fiat Pulse Híbrido 2025Agora com um sistema MHEV, o Pulse ficou mais econômico e, mesmo assim, faz até 1 km/l menos do que o NivusFernando Pires/Quatro Rodas

Pode ser mais econômico do que o Pulse, mas quando falamos de performance, o Nivus acaba perdendo. No 0 a 100 km/h, o SUV da Fiat precisa de 9,9 s, sendo 1,3 s mais rápido do que o Volkswagen. Vence também nas retomadas, porém com uma diferença muito menor, que chega a 0,5 s na aceleração de 60 a 100 km/h.

Volkswagen Nivus Highline Outfit 2025Volkswagen Nivus Highline Outfit 2025Fernando Pires/Quatro Rodas

O que mais mudou?

O design externo pode ser funcional, mas ainda vai dividir opiniões. Em particular, eu gostei bem mais do visual ao vê-lo ao vivo e não sinto falta dos faróis de neblina, já que as luzes em led iluminam muito bem sem a necessidade de um conjunto auxiliar. A grade maior no para-choque traz um ar um pouco mais agressivo e interessante para o SUV.

Continua após a publicidade

A adição da barra luminosa na parte dianteira, disponível somente na versão Highline, é bem-vinda e ainda traz um ar de novidade para o carro. O mesmo não pode ser dito para as lanternas, que também são interligadas por uma linha em led, só que é um estilo que está ficando manjado.

Volkswagen Nivus Highline Outfit 2025Com a nova iluminação em led, foi-se a sensação de que faltava algo na barra escurecida do porta-malasFernando Pires/Quatro Rodas

Os designers não alteraram o desenho da cabine, focando em um ponto bem mais importante ao melhorar o acabamento. As portas receberam partes em vinil e tecido, trazendo um ar bem mais sofisticado. É uma pena que tenha mantido o plástico rígido na parte superior do painel. A versão testada ainda conta com o pacote Outfit, adicionando os bancos em duas cores e o acabamento azul.

Volkswagen Nivus Highline Outfit 2025Os menus foram redesenhados para reduzir o tempo gasto navegando pela multimídiaFernando Pires/Quatro Rodas

Uma ótima notícia é que a multimídia VW Play foi atualizada novamente, não apenas no software como também no hardware. Com respostas mais rápidas e um menu mais intuitivo, ficou muito mais agradável de usar e não travou nenhuma vez – um ponto positivo para mim, pois a versão anterior sempre apresentou um problema em todos os carros que testei.

Continua após a publicidade
Volkswagen Nivus Highline Outfit 2025A opção de rastrear o carro via aplicativo deve ajudar a reduzir a cotação do seguroFernando Pires/Quatro Rodas

A multimídia tem outra novidade, passando a ter conexão 4G nativa. Além de servir para baixar aplicativos e usar recursos online sem a necessidade de usar a internet do smartphone, o sinal faz a integração com o novo aplicativo Meu VW. Com ele, é possível consultar informações sobre o Nivus como nível de combustível ou quantos km/l fez na última viagem; verificar a saúde do veículo e enviar um relatório para uma concessionária em caso de problemas; determinar algumas restrições para onde o carro pode rodar ou em qual horário, enviando um sinal caso descumpra as regras; e até mesmo verificar a localização do veículo. A conexão custará R$ 24,90 por mês.

Tirando as mudanças no motor, é o mesmo Nivus que já conhecemos. Segue com um bom espaço interno, até mesmo nos bancos traseiros, e com um porta-malas com capacidade para 415 litros. Não recebeu o sistema de mudar o ângulo do encosto dos bancos traseiros para aumentar o espaço do bagageiro, item que ficará exclusivo para o T-Cross.

Volkswagen Nivus Highline Outfit 2025Ainda é um dos poucos carros do segmento com um pacote de assistências bem robustoFernando Pires/Quatro Rodas

Na versão Highline, traz ar-condicionado digital, painel de instrumentos digital de 10,25”, central multimídia de 10,1” com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, seis airbags, câmera de ré, retrovisores laterais com ajuste elétrico, faróis full-led, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, sensor crepuscular, sensor de chuva, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, chave presencial, start-stop, paddle shifts para troca de marchas, rodas de liga leve de 17”, piloto automático e mais.

Continua após a publicidade

Esta configuração tem apenas dois opcionais. Um é o pacote Outfit, por R$ 2.120, com uma pintura preta brilhante para as maçanetas, para-choque, teto, rack e rodas, além dos bancos com visual exclusivo e acabamento azul no interior. O outro é o kit ADAS, que adiciona detector de ponto cego, assistente de faixa, câmera multifuncional e assistente de estacionamento, custando R$ 4.470.

Volkswagen Nivus Highline Outfit 2025Nivus híbrido? Só na próxima geração, quando a plataforma for atualizadaFernando Pires/Quatro Rodas

A reestlização do Nivus cumpre o seu papel ao mudar o seu estilo ao mesmo tempo em que traz algumas mudanças, ao invés de apenas mexer no para-choque. Em tempos em que o preço do combustível está bem alto, reduzir o consumo é uma boa pedida.

O preço pode assustar: R$ 153.990. Se quiser o carro com o sistema ADAS, terá que pagar R$ 158.460. Porém, o Fiat Pulse Impetus Hybrid custa R$ 140.990 e não é tão bem equipado, enquanto o Fastback Impetus Hybrid agora é vendido por R$ 161.990. Mas isso gera uma preocupação sobre quanto o futuro Nivus GTS irá custar.

Ficha técnica – Volkswagen Nivus Highline 2025

Motor: flex., diant., transv., 3 cil., 12V, 999 cm³, 128/116 cv a 5.500 rpm, 20,4 kgfm entre 2.000 e 3.500 rpm
Câmbio: automático, 6 m., tração dianteira
Direção: elétrica progressiva, 10,9 m (diâmetro de giro)
Suspensão: McPherson (diant.), eixo de torção (tras.)
Freios: disco ventilado (diant.), disco sólido (tras.)
Pneus: 205/55 R17
Dimensões: compr., 427,2 cm; larg., 175,7 cm; alt., 149,6 cm; entre-eixos, 256,6 cm; peso, 1.221 kg; porta-malas, 415 litros (VDA); tanque, 52 litros

Publicidade

View the full article

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...