Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Asclus

Cornetada para medio 10" piora a qualidade do som ? muda algo além do ganho em SPL ?

Recommended Posts

Olá amigos, tenho uma caixa para som em casa estilo trio desde 2018, fiz alguns upgrades e hoje estou com 

2x Eros SDS 18" 2700 1350rms 4ohms em dutada de me parece 95litros
1x 10pw3 8ohms modelo de 2008 me parece. selada de 10 litros
1x Driver Ti Eros 7169 8ohms

Soundigital Evo 3000.1 2ohms
Soundigital Evo 5 800.4
Player DEH7880BT
Processador Stx2436BT
4x fontes de DVR adquiridas com 10a ou 20a ,não lembro.

Tudo instalado no modo gambiarra, mas funciona

O som é OK toca razoavelmente, já adquiri por mais de 5x vezes fonte de 200a para instalação mas optei por não instalar já que o gole me faz ficar muito surdo

e acabo levando o som até o desarme do amplicador em algumas poucas vezes, o que me garante uma durabilidade dos alto falantes que ainda são originais, prefiro assim do que ter mais volume com mais risco de queima.

****** Minha duvida é , uso o som para musicas de todos os tipos, gosto de volume, as vezes fazemos bagunça para duzias de pessoas
Possuo 2x 10pw3 8ohms, li em diversos lugares que a corneta para médio de 10" aumenta o spl do som, vi que há picos que variam conforme o falante e tipo da corneta

Pergunta 1: a que ponto a corneta deixa o som estranho, "poc poc" ou nasalado ? 
Pergunta 2: O som fica mais direcional que a selada que já uso ? 

Pergunta 3: Poderei continuar "tocando" o medio de 10" de 200~5500hz ? (meu drive ti costumo deixar de 5500~22000hz)

Já comprei o material e tenho facilidade em fazer a caixa Gostaria de mudar um pouco o som
gostaria de fazer uma nova caixa, colocar meus 2x 10pw3 em cornetada com os equipamentos na mesma caixa como já faço

abaixo o projeto da cornetada que vi e algumas fotos do meu som.
2024112610492910pw3 projeto cornetada.jpeg

IMG_20241126_082549.jpg

IMG_20241126_082621.jpg

IMG_20241126_082629.jpg

IMG_20241126_082632.jpg

Editado por Asclus

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Perdão a demora! Sou o que mais comenta aqui, mas passei 1 mês fora, curtindo umas férias! Enfim, estou de volta! Vamos ao comentado! 

1) Eu tomaria cuidado com essas fontes! Elas podem dar curto de uma hora pra outra! Já perdi equipamento bom por conta delas.

2) Eu tomaria cuidado ao usar esse tipo de fonte, pois esse lance de "desarmar o amp", uma hora vai queimar a fonte dos amps! ELas não foram feitas pra ficar sendo desarmadas. É igual a corte de giro de motor! Não foi feito pra ficar cortando... força e uma hora queima!

Eu sendo você, tentaria algumas fontes de qualidade. Se for preciso, várias (e vai ligando aos poucos, conforme precisar). Mas evitaria esse tipo de fonte!

3) Essa sua caixa de graves tá subdimensionada! Meu vizinho tinha uma da mesma da minha.. SDS 2.7k 18". Mas a minha tava numa caixa de 90 litros, a dele numa caixa de uns 120~150 litros, não lembro! O som dele tocava fácil uns 30~40% a mais que o meu! E olha que era 1x1

4) Esses falantes do grave estão subdimensionados! Eu usei maior parte da vida uma SDS 2.7 18" 4 ohms tocando num SD5k 2 ohms... recebendo pra mais de 4kw... e NUNCA queimou. A diferença é que o amp tocava frio e só clipava de relance. Com menos potência, PRECISA tocar clipando! Prum par de falante desses, eu usaria um amp 8k 2 ohms SEM MEDO! 

Sobre isso: 

5) Última sugestão minha: Se puder, pinta de batida de pedra essas caixas! MDF estraga sozinha com o tempo, com o mínimo sinal de umidade! Batida de pedra é baratinho, e as caixas ficam legais. Se quiser, pode jogar um verniz ou spray por cima, fica bonitona! Mas se curte o jeito amadeirado, bota um verniz pelo menos! (Não parece estar envernizada).

E agora, às suas perguntas!

1) Depende do projeto da corneta. Muita gente gosta de projetar corneta + caixa picuda. O que conta é projeto da caixa + projeto da corneta. Mas no geral, se bem feita, não interfere TANTO!
2) Exatamente. Quanto mais "fechada" a corneta, mais longe joga, mas ela "capa" a resposta de quem tá perto. Já uma corneta mais aberta, responde melhor pra quem tá perto mas joga um pouco menos pra longe!
3) O corte superior independe da corneta. É mais pra casar com o driver. Só o inferior que muda. Isso depende diretamente do projeto da corneta!

Uma coisa que eu faria nas suas altas, se elas fossem minhas, é configuração d'apolitto: Woofer - Driver - Woofer. Dessa forma você cria um coaxial gigante, deixando a resposta mais uniforme, com mais qualidade. Se tá tendo necessidade de fazer o som ser mais ouvido quando junta uma turma, suspenda as altas. O segredo tá mais nisso do que no SPL!

Sobre isso: 

Compartilhar este post

Link para o post

Beleza blOom ?

1) Eu tomaria cuidado com essas fontes! Elas podem dar curto de uma hora pra outra! Já perdi equipamento bom por conta delas.

Vou pensar na substituição definitiva, ja tive em mãos as Jfa 200a, 120a, mas nunca tive coragem de por no som, antes não tinha o processador que ao menos tem um limiter que pode ajudar a proteger o falante.

2) Eu tomaria cuidado ao usar esse tipo de fonte, pois esse lance de "desarmar o amp", uma hora vai queimar a fonte dos amps! ELas não foram feitas pra ficar sendo desarmadas. É igual a corte de giro de motor! Não foi feito pra ficar cortando... força e uma hora queima!

O desarmar é por falta de energia, sei que os amps não foram feitos para isso, mas acontece pouquíssimo, normalmente eu percebo a joselitagem acontecendo e baixo um pouco o som.

Eu sendo você, tentaria algumas fontes de qualidade. Se for preciso, várias (e vai ligando aos poucos, conforme precisar). Mas evitaria esse tipo de fonte!

:legal:

3) Essa sua caixa de graves tá subdimensionada! Meu vizinho tinha uma da mesma da minha.. SDS 2.7k 18". Mas a minha tava numa caixa de 90 litros, a dele numa caixa de uns 120~150 litros, não lembro! O som dele tocava fácil uns 30~40% a mais que o meu! E olha que era 1x1

Sei que é pequena para o alto falante, acho que o tamanho me bassei em um tópico que você comenta que tinha um desses eros na mala de seu carro com aproximadamente 95litros,
fiz para ser mais facil de carregar mesmo não rendendo que deveria, talvez um dia faça caixas maiores, onde moro tem uma escada complicada o já me atrapalha na hora de levar a caixa para qq lugar, se fizer uma maior vai ficar fixa.

4) Esses falantes do grave estão subdimensionados! Eu usei maior parte da vida uma SDS 2.7 18" 4 ohms tocando num SD5k 2 ohms... recebendo pra mais de 4kw... e NUNCA queimou. A diferença é que o amp tocava frio e só clipava de relance. Com menos potência, PRECISA tocar clipando! Prum par de falante desses, eu usaria um amp 8k 2 ohms SEM MEDO! 

Normalmente o clip não acende no meu uso, upgrade de amp não seria uma prioridade pois nem fonte boa para ele eu tenho rsrs

5) Última sugestão minha: Se puder, pinta de batida de pedra essas caixas! MDF estraga sozinha com o tempo, com o mínimo sinal de umidade! Batida de pedra é baratinho, e as caixas ficam legais. Se quiser, pode jogar um verniz ou spray por cima, fica bonitona! Mas se curte o jeito amadeirado, bota um verniz pelo menos! (Não parece estar envernizada).

Nãa, sou muito pros coco, ela ta desde 2018 praticamente do mesmo jeito, cheio de marca de copo, as quinas lascadas mas é isso, não pretendo dar algum acabamento, tenho certeza que se um dia eu der acabamento no dia seguinte eu invento de fazer caixas de 150litros ai vai tudo pro lixo. ah e sim, não tem nem verniz, 

E agora, às suas perguntas!

1) Depende do projeto da corneta. Muita gente gosta de projetar corneta + caixa picuda. O que conta é projeto da caixa + projeto da corneta. Mas no geral, se bem feita, não interfere TANTO!

A corneta que coloquei o projeto ai é da Eros, não lembro qual alto falante mas é recomendação deles, eu não saberia projetar.

2) Exatamente. Quanto mais "fechada" a corneta, mais longe joga, mas ela "capa" a resposta de quem tá perto. Já uma corneta mais aberta, responde melhor pra quem tá perto mas joga um pouco menos pra longe!

O jogar longe não é uma prioridade gostaria de mais médio grave e como tenho um 10pw3 para fazer o par imaginei que seria uma forma de aproveita-lo tentando obter mais DB já que no bridge do SD 800.4 "cabe" 2x 10pw3 a 4ohms, agora ficar mais direcional seria um problema como é só 1 caixa ou torre de som não tem como espalhar no ambiente.

3) O corte superior independe da corneta. É mais pra casar com o driver. Só o inferior que muda. Isso depende diretamente do projeto da corneta!

:legal:

Uma coisa que eu faria nas suas altas, se elas fossem minhas, é configuração d'apolitto: Woofer - Driver - Woofer. Dessa forma você cria um coaxial gigante, deixando a resposta mais uniforme, com mais qualidade. Se tá tendo necessidade de fazer o som ser mais ouvido quando junta uma turma, suspenda as altas. O segredo tá mais nisso do que no SPL!

Li o topico 
Fica a dica: Levantem seus médios e agudos!  como na minha caixa de voz estão amplificador, radio, processadores e fontes é meio difícil, a caixa pesa uns 30kg facil com o upgrade vai para uns 35, não seria viável mas que é valido para um som mais profissional é com certeza.

Novas duvidas:

a) Não sei projetar a caixa, este projeto da Eros para corneta de 10" você não conhece? nunca viu/ouviu?
b) Posso fazer dutada ou selada para o par de 10pw3 mas gostaria de tentar algo novo no som, desde que não perca muita abrangência e ou qualidade do que sai dos woofers, o que acha melhor para um som para poucas pessoas?

Editado por Asclus

Compartilhar este post

Link para o post

a) Sim, mas só em sons profissionais ou paredão (daqueles com mais de 2m de altura). Só reafirmando, corneta serve pra jogar longe, e dá um pico a mais em alguma range de frequência (de acordo com as medidas da corneta). Se não pretende jogar o som longe, eu não usaria! 
b) O ideal é dutada, por conta da refrigeração de bobina. Eu uso meus hpx2120 com caixa sintonizada em 60hz. Não que eles vão reproduzir isso (são cortados em 80hz), mas pq a resposta baixa fica praticamente flat.. e por a caixa ser dutada, ele sofre menos com compressão térmica! 

Eu tentaria simular uma caixa que "desça" bem pro 10pw3, dutada e frontal mesmo.. e faria o d'apoliito.. woofer, driver, woofer... ficaria gostoso de ouvir, em tocadas pequenas daria pra usar só essa caixa (se não exigir muito, responde bem a partir de 50hz se bem projetada).... e pra tocar mais forte, cortando 80~120hz acima, consegue lidar bem com a potência nominal! 

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...