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- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

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drgneto1

Problema: Como fazer isolamento acustico em tenda

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Galera, aqui em minha cit tem um local de festas onde o salão é coberto por uma tenda de lona igual a um circo, em um local privilegiado, pois fica a uns 500 mts. das faculdades (que ficam todas em um unico campus) isto é garantia publico, inclusive alguns dos promouters são aqui da facu.

 

Vem então o grande problema : O volume do som mesmo baixo incomoda os vizinhos e a policia fecha tudo na hora. Como fazer p/ que isto não ocorra ?

 

A tenda tem uns 20m p/ 30m de comprimento e uns 8 de altura, seu terreno é enorme (um quarteirão) e cheio de arvores em suas extenções e cercado com muro pré fabricado!

 

 

Se alguem puder ajudar fico grato, pois irei dar a dica para a proprietaria do local e curtir umas festas !! :ol

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Hehe...o único jeito é chamara os vizinhos e dar uma cortesia para cada um..hehe..

 

Impossível de se fazer isolamento acúsitco EFICAZ em uma tenda, só se ela for toda fechada igual a de um circo mesmo aí vc poderia colocar materiais fonoabsorventes, mas aí fica a questão do calor...

 

Maior problema: Isso pq normalmente as caixas estão no chão viradas para paralelamente ao chão.

 

Soluções:

 

Um jeito interessante que vc poderia fazer é colocar os AF em cima da tenda (pendurados) virados para baixo, pois aí as próprias pessoas funcionarão como um isolamento acústico amortecendo as ondas...

 

Uma vez mandei o dono de numa casa de show fazer isso, vc precisa ver o resultado é impressionante!!

 

Para melhorar ainda mais..o ideal seria colocar um piso como de madeira em baixo da tenda ou melhor ainda: Vc poderia colocar CONCRETO LEVE DE VERMICULITA EXPANDIDA NO CHÃO!! Isso mesmo, normalmente danceterias que fazem projeto de acústica utilizam tal material em que fazem nas paredes verticais, 2 paredes de tijolos e entre elas deixam ar ou colocam isopor (ou fibras ou placas) e no reboco (interior e exterior) coloca-se junto ao cimento a tal da vermiculita expandida e depois por cima coloca-se uma espuma acústica (aquela que parece aquele travesseiro).

 

No teto da tenda pode colocar espumas acústicas tb......para melhorar um pooouco...

 

Mas lembre-se...todo material de isolamento acústico é muito caro...

 

obs: tem coisas que é impossível, pois isolamento total só no dia de são nunca numa tenda.....É o mesmo jeito de vc colocar um AF virado para o céu e perguntar como que faz para isolar o som......

 

exemplos:

http://www.isocel.ubbi.com.br/

http://www.menphis-em.com.br/isolamento.htm

 

dj_vini

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Bom... existem duas coisas beeeem distintas: Tratamento acústico e isolamento acústico. Tratamento usa fono absorventes ou refletores escolhidos de forma a tornar a resposta da sala mais apropriada.

 

Isolamento acústico serve pra isolar os meios interno e externo. Numa tenda é impossível, pois pra isto, vc precisa de MASSA. Quanto mais grassa, rígida e pesada a parede, melhor ela isola. Muitos estúdios usam paredes duplas de gesso acartonado recheadas com AREIA!

 

Se for possível, chame um engenheiro, pois a questão é muito delicada. Você pode pensar em planejar as caixas de modo a não "perder" som pro meio externo... pode trabalhar com bass traps pra matar o grave próximo às paredes... bom, qq solução dessas, atenua, mas não isola.

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Bom vc lembrar a diferença entre isolamento e tratamento acústico..... na verdade seria um tratamento acústico, pois até pela própria palavra dá para saber a diferneça!! :legal:

 

O melhor jeito de planejar o posicionamento das caixas de médio, médio-grave, médio-agudo e agudo seria colocá-las no alto viradas para o chão.

 

Já a caixa de grave e subgrave o ideal seria vc colocá-las no chão mesmo (paralelamente ao chão) e viradas para dentro do salão ou para onde não haja vizinho e se possível virada para para as pessoas e depois das pessoas que haja uma parede com um tratamento...

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Bom vc lembrar a diferença entre isolamento e tratamento acústico..... na verdade seria um tratamento acústico, pois até pela própria palavra dá para saber a diferneça!! :legal:

 

O melhor jeito de planejar o posicionamento das caixas de médio, médio-grave, médio-agudo e agudo seria colocá-las no alto viradas para o chão.

 

Já a caixa de grave e subgrave o ideal seria vc colocá-las no chão mesmo (paralelamente ao chão) e viradas para dentro do salão ou para onde não haja vizinho e se possível virada para para as pessoas e depois das pessoas que haja uma parede com um tratamento...

Pros graves, dá pra "armadilhar" nas paredes (se estas forem sólidas). Uma camada de lã de vidro ensacada é bem eficiente em "sugar" os graves em estúdios... quanto mais, melhor. Acredito que já alivie bastante a transmissão pro meio.

 

Bom, acho que na FAQ da audiolist, e na parte que mostra os estúdios dos associados (fases de montagem) vc tire muita idéia.

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Bom vc lembrar a diferença entre isolamento e tratamento acústico..... na verdade seria um tratamento acústico, pois até pela própria palavra dá para saber a diferneça!! :legal:

 

O melhor jeito de planejar o posicionamento das caixas de médio, médio-grave, médio-agudo e agudo seria colocá-las no alto viradas para o chão.

 

Já a caixa de grave e subgrave o ideal seria vc colocá-las no chão mesmo (paralelamente ao chão) e viradas para dentro do salão ou para onde não haja vizinho e se possível virada para para as pessoas e depois das pessoas que haja uma parede com um tratamento...

Pros graves, dá pra "armadilhar" nas paredes (se estas forem sólidas). Uma camada de lã de vidro ensacada é bem eficiente em "sugar" os graves em estúdios... quanto mais, melhor. Acredito que já alivie bastante a transmissão pro meio.

 

Bom, acho que na FAQ da audiolist, e na parte que mostra os estúdios dos associados (fases de montagem) vc tire muita idéia.

:pirou:

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Bom vc lembrar a diferença entre isolamento e tratamento acústico..... na verdade seria um tratamento acústico, pois até pela própria palavra dá para saber a diferneça!! :legal:

 

O melhor jeito de planejar o posicionamento das caixas de médio, médio-grave, médio-agudo e agudo seria colocá-las no alto viradas para o chão.

 

Já a caixa de grave e subgrave o ideal seria vc colocá-las no chão mesmo (paralelamente ao chão) e viradas para dentro do salão ou para onde não haja vizinho e se possível virada para para as pessoas e depois das pessoas que haja uma parede com um tratamento...

Pros graves, dá pra "armadilhar" nas paredes (se estas forem sólidas). Uma camada de lã de vidro ensacada é bem eficiente em "sugar" os graves em estúdios... quanto mais, melhor. Acredito que já alivie bastante a transmissão pro meio.

 

Bom, acho que na FAQ da audiolist, e na parte que mostra os estúdios dos associados (fases de montagem) vc tire muita idéia.

:pirou:

???

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Procure dar umas voltinhas na vizinhança quando o som estiver rolando e verifique com os moradores se incomodo é causado pelo som alto ( médios e agudos ) ou por vibrações em suas janelas e móveis ( grave e subgrave ).

 

Se for médios e Agudos, procure deixar as caixas de costas para os vizinhos, acho que vai melhorar bastante.

 

Se for vibração, acho que vai dar mais trabalho para resolver

 

Não me lembro o nome, mais sei que tem um material que parece uma espuma que aplicado como se fosse um "jato de espuma" normalmente é utilizado nos telhados e tetos das casas noturnas de são paulo, poderia aplicar esse material nesse muro pue contorna a tenda, ou quem sabe na própria tenda ( faça um teste antes )

 

:legal:

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Oxe... cada doido q aparece... :P

Pois é....Di certo né.... de médico e louco todo mundo tem um pouco.... :rolleyes:

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Troca a lona por manta asfaltica....

 

:lol: :lol: :lol:

:vts

:+1

 

:lol: :lol: :lol:

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Muito obrigado a todos, vou verificar se o som que incomoda é o grave ou os medios.. e tentar oferecer uma solução para que se possa continuar tendo festas no local !!

 

Será que sacos de lã de vidro no muro ajuda pros graves ?

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Você disse que tem várias arvores, se colocar as caixas direcionadas para o chão e esticar um tecido denso sentre as árvores, provocará uma enorme perda da potência sonora. Uma vez isso numa chácara, dentro até a água da piscina vibrava, do lado de fora o som ficou tão fraco que parecia estar bem longe. Se estiver molhado melhor ainda.

O que isola o som não são grossas paredes, mas sim os materias que podem absorver vibrações. Um teste prático: Dê um soco na parede e outro num saco de areia, com a mesma intensidade...

Outra dica: troque a lona por manta asfáltica :lol:

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Você disse que tem várias arvores, se colocar as caixas direcionadas para o chão e esticar um tecido denso sentre as árvores, provocará uma enorme perda da potência sonora. Uma vez isso numa chácara, dentro até a água da piscina vibrava, do lado de fora o som ficou tão fraco que parecia estar bem longe. Se estiver molhado melhor ainda.

O que isola o som não são grossas paredes, mas sim os materias que podem absorver vibrações. Um teste prático: Dê um soco na parede e outro num saco de areia, com a mesma intensidade...

Outra dica: troque a lona por manta asfáltica :lol:

Os tijolos são ocos, rapaz... dá um soco numa pilastra de concreto pra vc ver... :P A idéia é essa, mais massa, mais isolamento... senão os estúdios por aí teria só uns panos molhados ao redor...

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Estava aqui pensando... e se todas as pessoas usassem fones de ouvido sem fio??? Não ia incomodar ninguém! Ia ser bem engraçado, até.

 

BOm... em último caso mesmo, manda ela construir algo decente... já q o ponto é bom, vale a pena investir... talvez fazer um salão subterrâneo, e deixar entrada, banheiros, caixas, bar, tudo em cima.

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Dar murro em parede e em saco de areia é bem melhor que dar murro em barra de gelo daquelas grandes....

 

Eu sou acostumado a dar murro em parede, pq já calejei minha mão e não sinto dor nenhuma e já cortei e sangrei elas várias vezes.., quebrava tijolo, porta lá da minha ex-casa, telha e até paredes menos resistentes (treinava karatê 3 horas por dia 3x na semana) até que um dia fui tentar quebrar uma barra de gelo grande que um amigo meu segurou para mim para ver se conseguia: Resultado: quebrei a mão..kkkkk Mas tb...gelo no seu estado super sólido é tão duro quanto concreto..... Tá é louco... Mas valeu a experiência...kkkk :lol: :ol

 

ps: Advinha: Estava num churrasco bêbado...mas tb né... essa é a desculpa..

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tente cancelamento por inversão de fase , coloque caixas acusticas do lado de fora da tenda e inverta a polaridade para que as caixas esternas cancelem parte da propagação, experimente em várias posições , potências e distancias da tenda.

talves não seja nescessário a inverão se a distancias das caixas de cancelamento for grande entre a tenda pois terá inversão por a velocidade da propagação ser de muito mais lenta que a velocidade elétrica do som até as caixas é ideia de maluco mas vale a pena tentar :pirou:

 

Gustavo Carmona

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tente cancelamento por inversão de fase , coloque caixas acusticas do lado de fora da tenda e inverta a polaridade para que as caixas esternas cancelem parte da propagação, experimente em várias posições , potências e distancias da tenda.

talves não seja nescessário a inverão se a distancias das caixas de cancelamento for grande entre a tenda pois terá inversão por a velocidade da propagação ser de muito mais lenta que a velocidade elétrica do som até as caixas é ideia de maluco mas vale a pena tentar :pirou:

 

Gustavo Carmona

Esse sistema existe comercialmente, MAS é um tanto complicado. é necessário realizar um delay milimétrico, para que realmente você coincida ondas buscando o cancelamento. O problema todo é que isto exige um grande processamento, pois a temperatura mais baixa e a umidade mais alta, deixam o ar mais denso, o que aumenta a velocidade do som. Se ventar então, já era. Por isto todo o processamento, é necessário alinhar o sistema a todo o momento. Óbviamente, isto é feito com base em microfones... o som é captado pelo mic, e reproduzido numa caixa, com fase invertida, porém esta caixa precisa estar a uma distância que compense os atrasos do sistema. Bem, comercialmente nunca vingou.

 

Trabalhar sem delay é complicar mais ainda a situação com os vizinhos, pois o cancelamento só e somente vai acontecer num ponto exatamente no meio das duas caixas, pois é neste ponto que as ondas das duas caixas chegam ao mesmo tempo. Fora deste ponto, o SPL seria alto.

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Estava aqui pensando... e se todas as pessoas usassem fones de ouvido sem fio??? Não ia incomodar ninguém!

:lol: :lol: :lol: :lol:

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