Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
RobôAutoforum

[4r]Lexus UX 300h é um Corolla Cross de luxo com dinâmica de hatch médio

Recommended Posts

A presença do Lexus UX no Brasil não é novidade. Desde 2019 este SUV de porte médio é o carro de entrada da marca de luxo japonesa. O que muda para a linha 2025 é o conjunto mecânico a adoção de algumas tecnologias com foco no conforto e o preço.

Sai o Lexus UX 250h e chega o UX 300h com o discreto ganho de 14 cv que o faz acelerar de 0 a 100 km/h em 8,1 s, ou 0,4 s mais cedo. Mas o grande ganho está na redução do consumo de combustível, em especial, na cidade. Segundo o Inmetro, o SUV faz 17,3 km/l no ciclo urbano enquanto o modelo anterior fazia 16,7 km/l. Já na estrada a média se manteve em 14,9 km/l.

Como anda?

A Lexus o classifica o UX como crossover, mas tem altura livre do solo e ângulos de ataque e saída suficientes para poder ser classificado como um SUV médio. Basta ver que tem 2,64 metros de entre-eixos, mesma medida de um Toyota Corolla Cross. Contudo, é 10 cm mais baixo com 1,52 m e 3 cm mais comprido, com 4,49 metros. A largura é a mesma: 1,84 m.

Continua após a publicidade
Lexus UX300H<span class="hidden">–</span>Divulgação/Lexus

É o fato de ser mais baixo que confere uma dinâmica exemplar. O centro de gravidade mais baixo que outros SUVs permite que o Lexus contorne curvas com naturalidade e sem o menor sinal de rolagem. Isso também beneficia a estabilidade da carroceria como um todo com dinâmica digna dos extintos hatches médios ou de sedãs com alguma pretensão esportiva.

O UX 300h estreia a quinta geração do sistema híbrido que combina o motor 2.0 a gasolina com 152 cv e 18,8 kgfm a um motor elétrico com 112 cv e 20,6 kgfm. Com isso, o conjunto tem 198 cv de potência combinada – 14 cv  extras que o modelo anterior. O funcionamento é de híbrido pleno, ou seja, não há necessidade de recarregar a bateria.

Na estrada, o motor elétrico entra em ação para eliminar qualquer sinal de morosidade em ultrapassagens, mas também contribui para a diversão ao volante. Mas quando a potência máxima é necessária o ruído do motor 2.0 invade a cabine e gera certo incômodo. O isolamento acústico, porém, ainda merece elogios por filtrar o barulho dos pneus com o pavimento e o ruído do exterior em todos os outros momentos.

Lexus UX300H<span class="hidden">–</span>Divulgação/Lexus

É a combinação dos dois motores que garante o bom funcionamento do câmbio eCVT. A vida a bordo é beneficiada por uma ergonomia privilegiada, graças ao fato da tela da central multimídia e os comandos do ar-condicionado estarem voltados para o motorista. 

O que mudou?

Houve a introdução de um novo tipo de bateria, mais leve e moderna, com 60 células de íons de lítio (que substitui o sistema anterior de níquel metálico). O conjunto continua instalado sob o banco traseiro. 

A outra mudança está no interior, que ganhou o quadro de instrumentos digital de 12,3”, que pode ser personalizado com três tipos de layout. Os botões dos comandos das portas também são novos e a alavanca de câmbio foi substituída por um seletor do tipo joystick. 

Continua após a publicidade

A central multimídia com 12,3” é a mesma e mantém a conexão sem fio com Apple Car Play e por cabo com Android Auto. Há, ainda, cinco portas USB e um carregador por indução no console central. 

Lexus UX300H

E o lançamento ainda ganhou a possibilidade de ativar o piloto automático adaptativo em qualquer velocidade – no UX 250h era a partir de 40 km/h. Para completar, também traz o Safety Exit Assist (SEA), que monitora o entorno do veículo e emite alerta quando há risco para abertura das portas, como ciclistas ou motocicleta. Segundo a marca, ocorre inclusive o travamento das portas para impedir mesmo qualquer acidente. 

Continua após a publicidade

Todos os sistemas já existentes, como frenagem autônoma de emergência, alerta de ponto cego, monitoramento de saída de faixa e farol alto automático, estão mantidos. 

O preço do Lexus UX 300h não assusta tanto: R$ 299.990. Explico. A versão topo de linha do UX 250h era mais cara, R$ 313.990, e os equipamentos da versão única do UX 300h são compatíveis com essa opção mais cara. Portanto é possível concluir que o SUV ficou mais barato. 

Lexus UX300H

Continua após a publicidade

E ele é mais acessível que os rivais diretos também. O BMW X1, com seu motor 2.0 a gasolina de 192 cv, parte de R$ 318.950 e o Mercedes GLA, que parte de R$ 339.900, é equipado com motor 1.3 turbo de 163 cv e sistema híbrido leve.

Caso não precise de tanto espaço no seu dia a dia e tenha apreço por luxo e prazer ao dirigir, o modelo de entrada da Lexus pode ser ideal pra você.

Ficha técnica – Lexus UX 300h

  • Preço: R$ 299.990
  • Motor: gasolina, dianteiro, transversal, 1987 cm³, 152 cv a 6.000 rpm, 18,8 kgfm a 5.200 rpm; elétrico, 112 cv, 20,6 kgfm; potência combinada, 198 cv
  • Câmbio: CVT, tração dianteira
  • Direção: elétrica
  • Suspensão: McPherson (diant.), double wishbone (tras.)
  • Freios: disco ventilado (diant.) sólidos (tras.)
  • Pneus: 225/50 R18
  • Dimensões: comprimento, 449,5 cm; largura, 184 cm; altura, 152 cm; entre-eixos, 264 cm; porta-malas, 261 litros
Publicidade

View the full article

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...