Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
RobôAutoforum

[4r]Dirigimos! Novo Dacia Spring antecipa evolução do Kwid elétrico no Brasil

Recommended Posts

Depois de três anos de vida, veio a primeira reestilização. O Dacia Spring (primavera, em inglês), irmão do Renault Kwid E-Tech, chegou à Europa com mudanças externas e internas; aquela revitalização indispensável para enfrentar a meia-idade sem grandes crises de autoestima.

A parte elétrica e a mecânica – em suma, o que não se vê, embora se sinta – não mudaram, mas aos olhos o carro elétrico mais barato da Europa (e entre os mais baratos do Brasil) mostra boa evolução. Dianteira (inspirada no novo Duster) e traseira estão mais modernas, e o painel (também derivado do Duster) ficou bem melhor.

Dacia SpringAlgumas funções das lanternas são de ledDivulgação/Quatro Rodas

Na frente, para-choque, faróis e grade são novos. E, além de mais atraente, o sistema de iluminação foi melhorado. Apesar da manutenção das lâmpadas halógenas, agora elas estão montadas em um projetor elipsoidal (em vez da superfície reflexiva). Com isso, foi possível reduzir o tamanho do farol e direcionar o feixe de luz com mais precisão para a estrada. Na parte traseira, as novas lanternas, com algumas funções realizadas por leds, são unidas por faixa negra.

Dacia SpringFaixas, rodas e caixas de rodas são inéditasDivulgação/Quatro Rodas

Nas laterais, as mudanças são notadas em detalhes como as molduras das caixas de roda, embora os engenheiros franceses assegurem que as únicas peças mantidas no Spring II foram o para-brisa, os vidros laterais e o teto (que deixa de ter barras longitudinais).

Como a base não mudou, as dimensões permanecem praticamente inalteradas. O comprimento encolheu 3 cm, para 3,70 metros. Na largura, o ganho foi de 0,5 cm (1,58 m). Altura (1,52 m) e entre-eixos (2,42 m) foram mantidos. O peso continua sendo muito baixo para automóvel elétrico, de 1.056 kg, 6 kg a mais do que a versão anterior.

Dacia Spring<span class="hidden">–</span>Divulgação/Quatro Rodas

Em termos de assistência à condução, o Spring recebeu uma câmera atrás do espelho retrovisor interno, que substitui o radar do sistema de frenagem de emergência e também faz parte do novo sistema de manutenção em faixa. Há ainda detector de fadiga e sistema de reconhecimento de sinais de trânsito.

Continua após a publicidade

Se a segurança ativa melhorou, o mesmo não se aplica à segurança passiva, já que não há melhorias estruturais no carro. Na Europa, ele tinha pontuação de 49% na proteção a adultos – não protegendo bem o peito do motorista nem o pescoço dos passageiros traseiros – e de 56% na de crianças. Continuam faltando muitos sistemas de assistência. Assim, o mais provável é que, mesmo melhorando um pouco, o Spring II permanecerá merecendo apenas uma estrela, no máximo duas, nos testes de colisão da Euro NCAP.

Dacia Spring<span class="hidden">–</span>Divulgação/Quatro Rodas

Tal como o modelo lançado em 2021, essa versão reestilizada mantém a plataforma de um Renault com motor a gasolina produzido na Índia. O modelo elétrico (tanto da marca romena Dacia como o francês Renault, que vem para o Brasil) é feito na China, pela parceira Dongfeng. Na China, onde surgiu, ele é vendido como Renault K-ZE.

Mecanicamente, o projeto permanece simples. A suspensão traseira utiliza eixo rígido, os freios posteriores são a tambor e as rodas são aro 15”.

Continua após a publicidade
Dacia SpringAcomoda quatro pessoas com conforto relativo e porta-malas leva 308 litrosDivulgação/Quatro Rodas

A sensação de melhor qualidade fica evidente no interior, onde o painel mostra um design visivelmente mais elaborado. A instrumentação dispõe de uma nova tela digital de 7”, enquanto para o sistema multimídia há duas opções – Media Control e Media Nav Live. Mais simples, o Media Control utiliza como base o smartphone do usuário, que é ligado ao sistema por meio de um suporte. O Media Nav Live é o mesmo que estreou no novo Duster II. Usa uma tela de 10,1”, sensível ao toque, e é compatível com Android Auto e Apple CarPlay sem fio.

Dacia SpringPainel segue o conceito apresentado no novo DusterDivulgação/Quatro Rodas

A coluna de direção ganhou ajuste de altura. O painel retrabalhado recebeu novos comandos, incluindo o seletor de marcha. Agora, há uma pequena alavanca, em vez do controle rotativo. A transmissão tem a posição B, para aumentar a desaceleração regenerativa. O freio de estacionamento continua sendo manual, raridade em carros elétricos. Além disso, o Spring é o único carro elétrico com chave convencional para ligar o motor.

Os materiais de revestimento continuam de plástico duro e básico, mas as juntas entre eles parecem robustas, e há vários espaços para colocar pequenos objetos. O espaço segue limitado, com os bancos dianteiros muito próximos entre si, e praticamente colados às portas. Mesmo assim, quatro adultos com até 1,80 m podem viajar com espaço suficiente. Já quem vai atrás tem visão limitada, porque os assentos são baixos. O estofamento é firme e os bancos dianteiros (que não têm regulagem de altura e usam encosto de cabeça fixo) suportam pouco os corpos dos ocupantes em curvas. Atrás não há saídas de ar diretas nem portas USB nem luz no teto.

Dacia SpringPainel LCD mede 7” e central multimídia usa tela sensível ao toque de 10,1”Divulgação/Quatro Rodas

 

 

Dacia Spring<span class="hidden">–</span>Divulgação/Quatro Rodas

A direção é muito indireta e imprecisa (você consegue girar o volante uns 5 graus para cada lado sem que haja reação das rodas dianteiras). A suspensão faz com que os ocupantes pulem dentro do carro ao passar sobre lombadas, e a inclinação lateral é excessiva (os passageiros vão em diagonal em curvas mais fechadas e em rotatórias). A bateria pesa pouco – apenas 186 quilos – e não chega a ajudar muito a manter o Spring mais colado ao chão.

Continua após a publicidade

 

O porta-malas cresceu 18 litros (para 308 l), com a eliminação do estepe. Em seu lugar está um kit de reparo de furos. O encosto do banco traseiro rebatido amplia o volume de carga para 1.004 litros, mas a base não fica plana. A tampa traseira não tem apoio para as mãos. Há um segundo pequeno bagageiro (35 litros) na dianteira, útil para colocar os cabos elétricos para recarregamento.

Dacia SpringSobre o motor, a tampa em forma de caixa tem capacidade de 35 litrosDivulgação/Quatro Rodas

 

A pequena bateria, de 26,8 kWh (sem pré-condicionamento de temperatura), está montada debaixo do banco traseiro e pode ser carregada em corrente alternada (AC) até 7 kW (quase 5 horas para uma carga completa, no melhor cenário) e em corrente contínua (DC) até 30 kW (56 minutos de 0 a 80%).

Dacia Spring<span class="hidden">–</span>Divulgação/Quatro Rodas

 

Nada de pressa, portanto, e o mesmo vale para o desempenho: 0 a 100 km/h em 13,7 segundos e 125 km/h de velocidade máxima. E isso na versão mais potente, com 65 cv (18.990 euros, R$ 113.940), porque há uma de 45 cv (17.890 euros, R$ 107.340), que precisa de quase 20 segundos para chegar a 100 km/h. A autonomia é de 225 km.

Continua após a publicidade

Dacia SpringTomada de recarga fica na dianteira, atrás do emblema da marcaDivulgação/Quatro Rodas

 

Portanto, estamos falando de um animal urbano, prático em grandes cidades, capaz de manobrar em espaços reduzidos (9,6 metros) e de estacionar facilmente. Ainda não há data oficial definida para o modelo desembarcar no Brasil. Mas uma fonte a par do assunto informou que o novo Kwid E-Tech não deve chegar este ano.

Veredicto Quatro Rodas

Melhorou no que os olhos veem. Mas o rendimento fraco e a segurança falha continuam iguais. 

Ficha técnica – Dacia Spring

Preço: 18.990 euros (R$ 113.940)
Motor: elétr., diant., 65 cv, 11,5 kgfm
Baterias: íons de lítio, 26,8 kWh; potência máx. 7 kW (AC), 30 kW (DC)
Câmbio: aut., 1 m., tração dianteira
Direção: elétrica
Suspensão: McPherson (diant.), eixo de torção (tras.)
Freios: disco ventilado (diant.), tambor (tras.)
Pneus: 195/65 R15
Dimensões: compr., 370,1 cm; larg., 158,3 cm; alt., 151,9 cm; entre-eixos, 242,3 cm; porta-malas 308+35 l; peso, 1.056 kg
Desempenho*: 0 a 100 km/h, 13,7 s; veloc. máx. 125 km/h; consumo 13,5 kWh/100 km (misto); autonomia, 225 km; recarga, 20 a 80%, 3h50 (7 kW AC), 45 min
*Dados de fábrica

Publicidade

View the full article

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...