Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
RobôAutoforum

[4r]Japoneses descobrem como a BYD consegue fazer carros elétricos mais baratos

Recommended Posts

As fabricantes chinesas conseguiram um feito que mexeu com o mercado automotivo mundial: construir carros elétricos por um preço muito baixo. O efeito disso é que os preços, mesmo com eventuais impostos de importação, conseguem ser mais baixos ou equivalentes aos dos demais elétricos de diferentes países ou mesmo equivalente aos preços de carros a combustão.

Dada a rápida expansão global da BYD, os japoneses ficaram curiosos para saber qual é o segredo por trás do custo de produção dos elétricos da marca. Para obter a resposta, o Departamento Econômico e Comercial do Japão Central promoveu um seminário, que contou com a presença de 70 fabricantes de autopeças para explorar as tendências em veículos elétricos a bateria.

A estrela do seminário foi o BYD Atto 3, que aqui no Brasil conhecemos como Yuan Plus. Ele foi o primeiro BYD lançado no Japão, em janeiro de 2023, e custa a partir de 4,4 milhões de ienes, aproximadamente R$ 164.300. Além dele, também participaram do estudo os NIO ET5 e o Tesla Model 3.

Tesla Model 3 PerformanceApesar do Tesla Model 3 também ter surpreendido os japoneses, quem roubou a cena foi o BYDDivulgação/Tesla

Após a desmontagem, o Yuan desbancou completamente os outros carros e impressionou os japoneses. Eles descobriram que o motivo dos preços tão baixos é o fato de produzirem, praticamente, todos os componentes do carro. A produção da BYD é toda verticalizada. Porém, as baterias foram o que mais chamou a atenção.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

A BYD é a segunda maior fabricante de baterias para carros elétricos do mundo, segundo dados do CnEVPost, com uma participação de 16,4% do mercado global. Ela perde apenas para a também chinesa CATL com 37,1%. Isso é de suma importância para o preço baixo dos carros, uma vez que só a bateria equivale a cerca de um terço do valor total do veículo.

A BYD também constrói o eixo 8 em 1, que consiste no eixo dianteiro ao qual está integrado o motor, o inversor, o redutor e outros sistemas de tração e energia, como uma estratégia para reduzir custos. Não só isso, o baixo número de peças no geral utilizados em cada veículo é algo que surpreendeu os japoneses.

byd dolphinO segredo da BYD é construir suas próprias peças. No Dolphin, por exemplo, apenas os vidros e os pneus não são produzidos pela montadora chinesaFernando Pires/Quatro Rodas

“Fiquei surpreso com o pequeno número de peças usadas pela BYD e pela Tesla. Nossa empresa também espera usar a experiência adquirida em nossos negócios existentes para entrar no campo de veículos elétricos”, disse Sho Kato, chefe de departamento da Nissin Seiki, empresa japonesa especializada no design e fabricação de matrizes para forjamento a frio.

Continua após a publicidade

Como exemplo disso, é válido citar o BYD Dolphin. De todas as suas peças e componentes, apenas os vidros (da também chinesa Fuyao) e os pneus (que podem ser de diversos fornecedores) não são produzidos pela montadora, de resto, tudo é feito em casa.

Assine as newsletters QUATRO RODAS e fique bem informado sobre o universo automotivo com o que você mais gosta e precisa saber. Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter
Carregando
Aceito receber ofertas produtos e serviços do Grupo Abril.

Cadastro efetuado com sucesso!

Você receberá nossa newsletter todas as quintas-feiras pela manhã.

Com toda essa desmontagem, os japoneses esperam aprender com os vizinhos um novo jeito de se produzir carros elétricos. Antes reconhecidos pela engenharia engenhosa e simples para reduzir custos, agora as montadoras japonesas estão começando a ficar ultrapassadas em relação aos concorrentes.

A Toyota, apesar de nunca ter visto os elétricos como única saída para descarbonização, tem números de vendas de elétricos muito baixos. Mundialmente, 1,5% das suas vendas nos primeiros oito meses de 2024 foram de elétricos. Ou seja 97.058 dos quase 6,6 milhões. Outras montadoras tradicionais como Nissan e Honda já foram ultrapassadas, em vendas globais, pela BYD no terceiro trimestre deste ano.

Publicidade

View the full article

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...