Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
RobôAutoforum

[4r]Datsun 240Z, o primeiro esportivo japonês de sucesso global

Recommended Posts

Na pista, o Datsun 240Z era páreo para Jaguar E-Type e Porsche 911Na pista, o Datsun 240Z era páreo para Jaguar E-Type e Porsche 911Marco de Bari/

Ele seguia o melhor do design europeu: Ferrari 250 GTO, Jaguar E-Type, Maserati Mistral, carros de produção restrita e preços restritivos… Apresentado em 1969, o cupê aposentou o roadster da geração anterior. Só no Japão o nome Fairlady foi mantido no novo projeto, antes da marca registrada do modelo, a letra Z.

No restante do mundo ele era o Datsun 240Z, representante da antiga marca da Nissan para exportação. Além da melhor vedação contra infiltrações comparado aos bólidos que lembrava, ele era mais facilmente adaptado para competições. Mas a grande diferença é que o 240Z era um sonho bem mais possível.

Continua após a publicidade
No mercado japonês, ele adotava o nome Fairlady ZNo mercado japonês, ele adotava o nome Fairlady ZMarco de Bari/

Ele oferecia níveis de conforto, acabamento e silêncio superiores, para seu preço. Se este equivalia ao do Triumph TR-6, do Opel GT e do Porsche 914, no asfalto o 240Z encarava o E-Type e o Porsche 911.

 

Trabalhando a partir do quatro-cilindros do sedã Datsun 510, a Nissan adicionou dois cilindros e aproveitou parte dos componentes, o que reduziu o custo do projeto e do produto. Com carburação dupla, o 2,4 litros para exportação produzia 151 cv. Em teste da revista Road & Track de abril de 1970, o 240Z foi a 96 km/h em 8,7 segundos e chegou a 196 km/h.

Compartilhe essa matéria via:

No Japão, havia a opção de 130 cv e a de 160 cv, chamada Fairlady Z 432 (quatro válvulas, três carburadores e dois comandos), com o mesmo 2.0 do Skyline GT-R. Inicialmente, este era o único com câmbio manual de cinco marchas, uma além dos demais. Independente nas quatro rodas, a suspensão era auxiliada pela distribuição equilibrada de peso. Freio a disco, só na dianteira.

Continua após a publicidade

 

Tão logo foi lançado, o Z já era usado em corridas e ralis. Venceu o Safari Rally de 1971 e 1973. Por outro lado, desde 1971 havia a opção de câmbio automático.

O motor era um seis-cilindros que levava o carro a 196 km/hO motor era um seis-cilindros que levava o carro a 196 km/hMarco de Bari/

O 240Z 1973 das fotos comprova as qualidades que fizeram dele o primeiro esportivo japonês de renome internacional. Senta-se quase no assoalho, com volante e câmbio bem à mão. Apesar de o banco não segurar o corpo nas curvas, o Datsun veste o corpo.

“Era um carro rápido, espartano e barato”, diz Delso Calascibetta, gerente de vendas da Private Collections, loja paulista que cedeu o veículo para o ensaio. Pensado para a velocidade final, o escalonamento do câmbio não tem “buracos”. A direção atenta aos comandos do motorista é rápida para os padrões da época.

Continua após a publicidade

Para 1974, o motor do Z passou a ser de 2,6 litros e seu nome passou a ser 260Z. No entanto, as leis de emissões reduziram a potência para 139 cv. Chegava também a versão 2+2, com entre-eixos mais longo.

A cabine justa lembrava a dos esportivos europeusA cabine justa lembrava a dos esportivos europeusMarco de Bari/

Um ano depois a cilindrada aumentava novamente, agora para 2,8 litros, ganhando a injeção L-Jetronic da Bosch e mais 10 cv. Para 1977, o motor chegou a render 170 cv, o ápice dessa geração.

Continua após a publicidade

A partir de 1979, outras gerações prolongaram a vida do modelo até 1997. Se o Chevrolet Corvette levou quase 25 anos para ter 500.000 unidades vendidas, o Datsun Z não precisou nem de dez.

Já em 2002 o 350Z resgatava a letra heroica. Afinal, como certo cavaleiro mascarado da Califórnia espanhola fez na ficção, o Datsun 240Z colocou suas nobres virtudes a serviço dos menos favorecidos e, com isso, criou uma assinatura própria.

Ficha técnica – Datsun 240Z 1973

  • Motor: 6 cilindros em linha, 2,4 litros
  • Potência: 151 cv a 5 600 rpm
  • Câmbio: manual de 5 velocidades, tração traseira
  • Dimensões: comprimento, 411 cm; largura, 163 cm; altura, 129 cm; entre-eixos, 230 cm; peso, 1.046 kg
  • Desempenho: 0 a 96 km/h em 8,7 segundos e velocidade máxima de 196 km/h
Publicidade

View the full article

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...