Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
RobôAutoforum

[4r]Volkswagen SP1 é nacional tão obscuro que há quem duvide da sua existência

Recommended Posts

Volkswagen SP1

O SP1/SP2 surgiu no Brasil pelas mãos de Rudolf Leiding, o inventivo engenheiro que recebeu a missão de retomar a produção do Fusca em sua versão civil.

Ele assumiu a filial brasileira da Volks em 1968 e tratou de imprimir por aqui sua ousadia com o cobiçado cupê.

O alemão era famoso pelo espírito criativo. Sob seu comando, a Audi desenvolveu o modelo 100, que acabou dando origem ao belíssimo Coupe S.

Por aqui, ele apostou no potencial dos designers brasileiros e foi o responsável pela implementação do departamento de estilo da fábrica de São Bernardo do Campo, incentivando e apoiando iniciativas de profissionais como Marcio Lima Piancastelli (morto em 2015) e José Vicente “Jota” Novita Martins.

“Trabalhávamos escondidos na engenharia. O Piancastelli era meu chefe e o Leiding nos deu todo o apoio que precisávamos. Foi um verdadeiro pai”, diz Jota, autor dos esboços que dariam origem aos esportivos SP1 e SP2 (homenagem ao estado de São Paulo).

Continua após a publicidade

“O aval do Leiding nos deu essa independência e rendeu a ele o comando mundial da Volkswagen em 1971”, lembra o designer.

A filial paulista foi autorizada a produzir o carro já em 1972. E o evento de lançamento contou com a presença do próprio Rudolf Leiding.

Volkswagen SP1

A fabricação nacional foi realizada em parceria com a Karmann-Ghia, empresa que cuidava da estamparia e solda.

A carroceria pronta era então enviada para a fábrica da VW, onde recebia o tratamento contra corrosão e pintura.

Continua após a publicidade

A montagem final de todos os componentes ficava novamente a cargo da prestigiosa Karmann-Ghia: depois de prontos, os SP1/SP2 retornavam à VW, de onde eram finalmente distribuídos para as concessionárias da marca.

Compartilhe essa matéria via:

Como no início da carreira, Leiding soube trabalhar com o que tinha em mãos: a perua Variant compartilhava chassi plataforma e o tradicional motor boxer de 1,6 litro e 65 cv a 4.600 rpm com o SP1 – subdimensionado para os 890 kg do esportivo.

O SP2 apelava para um veneno de fábrica: pistões maiores e taxa de compressão mais alta, resultando em 1,7 litro e 75 cv a 5.000 rpm. Além disso, a relação do diferencial do SP2 era mais longa que a dos demais.

Volkswagen SP1

Os números de fábrica eram bem otimistas: a VW declarava que a velocidade máxima do SP2 era de 161 km/h, com aceleração de 0 a 100 km/h em 14,2 s contra 153 km/h e 0 a 100 km/h em 17,4 s obtidos em testes de QUATRO RODAS em julho de 1972.

Continua após a publicidade

Com 149 km/h de máxima e 0 a 100 km/h em 16,3 s declarados pela fábrica, é de se imaginar que o SP1 ofereça um desempenho ainda mais decepcionante.

O acabamento interno também exibia diferenças sutis: o SP1 vinha com bancos esportivos revestidos em curvim, enquanto o SP2 oferecia revestimento em couro opcional.

Console entre os bancos, luzes de leitura e alça de apoio para o passageiro eram itens exclusivos do SP2, que também apresentava instrumentação completa: velocímetro, conta-giros, marcador de combustível, relógio, amperímetro e termômetro (os dois últimos suprimidos no SP1).

Volkswagen SP1

Dada a pequena diferença de preço entre as versões, ninguém se surpreende com a disparidade entre elas.

Continua após a publicidade

O SP2 totalizou 10.205 unidades produzidas em cinco anos, ao passo que a produção do SP1 foi limitada a 88 carros fabricados de 1972 a 1973.

A grande maioria ganhou acessórios e até emblemas do SP2, tornando ainda mais difícil encontrar um exemplar em seu estado original.

Um deles é este exemplar fabricado em 1972 e que pertence a um colecionador de São Paulo.

Além deste, há conhecimento de um SP1 no acervo da própria Volkswagen em São Bernardo do Campo e outras duas unidades em acervos pelo Brasil.

Volkswagen SP1

Continua após a publicidade

O que era para ser lembrado apenas como um grande fiasco de marketing acabou se tornando um dos mais raros e valorizados automóveis produzidos pela indústria nacional.

Ficha Técnica – Volkswagen SP1 1972
Motor longitudinal, 4 cilindros opostos, 1.584 cm3, alimentação por dois carburadores, 65 cv (SAE) a 4.600 rpm, 12 mkgf a 3.000 rpm
Câmbio manual de 4 marchas, tração traseira
DImensões comprimento, 421,1 cm; largura, 161 cm; altura, 115,8 cm; entre-eixos, 240 cm; peso, 890 kg
Pneus 185/60 R14
Preço (julho de 1972) Cr$ 27.700
Preço (atualizado IGP-DI) R$ 186.606
Publicidade SP1<span class="hidden">–</span>Acervo/Quatro Rodas
Publicidade

View the full article

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...