Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
RobôAutoforum

[4r]Hyundai Ioniq 5: como é SUV elétrico premiado que estreia no Brasil em breve

Recommended Posts

Após um período de calmaria, a Hyundai trabalha para voltar a ter uma gama de carros importados robusta. Isso porque a Hyundai Motor Brasil assumiu todo o processo de importação e vendas, que antes cabia à Caoa. O SUV Palisade foi lançado há um mês por R$ 449.990 e a próxima novidade na fila é o elétrico Hyundai Ioniq 5.

Esqueça o Ioniq híbrido, que estreou no Brasil quando já estava fora de linha. O Ioniq 5 é o SUV médio de estilo incomum e de última geração. Foi ele o responsável por inaugurar a elogiada plataforma E-GMP, exclusiva dos carros elétricos – e que acaba de estrear no Brasil com o Kia EV5.

No exterior, o Hyundai Ioniq 5 foi amplamente premiado pela crítica, ainda que as vendas nos Estados Unidos, por exemplo, tenham raramente excedido as 3.000 unidades/mês desde janeiro de 2022, quando chegou às lojas.

Hyundai Ioniq 5 2025<span class="hidden">–</span>Divulgação/Hyundai

Há três versões distintas do Hyundai Ioniq 5 cotadas para serem lançadas no Brasil, cada uma com uma combinação mecânica distinta, que pode valorizar a potência ou a autonomia.

Isso porque o Ioniq 5 2025 pode ter motor traseiro de 228 cv e 35,7 kgfm (vai de 0 a 100 km/h em 7,5 s) ou tração integral, composta pela combinação do mesmo motor traseiro com um dianteiro de 101 cv e 26 kgfm, rendendo uma potência combinada de 325 cv e promete 0 a 100 km/h em 5,7 s.

Hyundai Ioniq 5 2025<span class="hidden">–</span>Divulgação/Hyundai

Como ambos usam a mesma bateria de 84 kWh, a versão com apenas um motor é chamada de Long Range e tem autonomia de 570 km no ciclo europeu (WLTP).

Continua após a publicidade

O carregamento pode ser feito tanto em 400 V ou 800 V, abrindo espaço para uso de tomadas rápidas ou comuns sem necessidade de adaptadores. Na melhor das condições, é possível ir de 10% a 80% de carga em 18 minutos, com 5 minutos já garantido 100 km de rodagem. O carro também pode ter sua energia aproveitada por eletrônicos externos e até recarregar outros carros elétricos.

Hyundai Ioniq 5 2025<span class="hidden">–</span>Divulgação/Hyundai

Ainda existe uma configuração mais modesta, com motor elétrico traseiro de 170 cv e 35,5 kgfm, para ir de 0 a 100 km/h em 8,5 s. Sua bateria tem 63 kWh e a autonomia WLTP é de 440 km.

Continua após a publicidade

O Hyundai Ioniq 5 poderá ser vendido no Brasil em três versões de acabamento: Platinum, Ultimate e Signature.

Visão geral da E-GMP, que será base para 23 carros elétricos até 2025Visão geral da E-GMP, que serve de base ao Ioniq 5Divulgação/Hyundai

Apesar da variedade de opções, as virtudes que garantiram o sucesso do Ioniq 5 lá fora se mantêm. Entre elas, o amplo espaço interno (com 531 litros de porta-malas), dinâmica veicular supostamente empolgante, elevada segurança e bons recursos de automação da direção. E o modelo já desembarcará no Brasil reestilizado.

Como é o Hyundai Ioniq 5

Por fora, o Ioniq 5 pouco lembra os modelos recentes da marca. Na verdade, seu design é vagamente inspirado no primeiro Hyundai, o Pony, de 1975. Entretanto, as linhas quadradas do novo utilitário são mais estéticas e buscam remeter à modernidade, assim como faróis e lanternas que simulam pixels e relembram displays antigos.

Continua após a publicidade
Hyundai Ioniq 5 2025<span class="hidden">–</span>Divulgação/Hyundai

Nesta sua primeira reestilização, a entrada de ar dianteira foi simplificada e alargada, por exemplo, dando aspecto mais funcional. As rodas de liga leve também foram redesenhadas para uma melhor aerodinâmica, junto com uma asa traseira maior. O comprimento total do carro aumentou em 2 cm em relação ao modelo anterior, chegando a 4,65 m.

Hyundai Ioniq 5 2025<span class="hidden">–</span>Divulgação/Hyundai

O Ioniq 5 é grande, e só de entre-eixos são 3 metros. Assim, sobra espaço interno e há dois porta-malas: o traseiro com 531 l e outro sob o capô, com até 51 l, dependendo da versão. A posição dos motores também é pensada para não ocupar volume útil e, ao mesmo tempo, acrescentar estabilidade na direção. Ainda tem 1,9 m de largura e 1,6 m de altura, o que revela ser um carro maior do que aparenta.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Por dentro, a Hyundai aproveitou o espaço amplo para aplicar o conceito “Living Space”, no qual ergonomia e conforto são pensados não só para enquanto o carro estiver em movimento. Isso resulta em amplo teto solar, assoalho plano e bancos 30% mais finos, para ampliar a sensação de espaço sem comprometer o conforto.

Hyundai Ioniq 5 2025<span class="hidden">–</span>Divulgação/Hyundai

Para justificar o apelo ambiental, o plástico interno é feito de garrafas PET, enquanto couro e todos os tecidos são vegetais, assim como as suas três opções de cores.

Continua após a publicidade

O painel também é clean, e os mostradores tradicionais dão lugar uma tela retangular idêntica (e embutida) à central multimídia, com 12 polegadas cada. Os controles de ar-condicionado, luzes e limpadores seguem físicos. Na reestilização, volante, bancos esportivos e pedais foram modificados e o console central recebeu um novo botão físico para controlar recursos como bancos aquecidos e ventilados, volante aquecido e auxílio de estacionamento.

Hyundai Ioniq 5 2025<span class="hidden">–</span>Divulgação/Hyundai

O sistema de infoentretenimento foi atualizado e agora suporta atualizações de software remotamente. A central é enxuta por querer, já que o Ioniq 5 estreia o head-up display da Hyundai, capaz de transformar o para-brisas em uma terceira tela com realidade aumentada. Enriquecendo a experiência, há automação veicular de nível 2, capaz de guiar o SUV por conta própria em condições tranquilas.

Publicidade

View the full article

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...