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[4r]Novo VW Golf GTI veio para o Rock In Rio mas com intenção de ficar no Brasil

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Um carro usado com cinco anos de uso e fora de linha é vendido mais caro do que custou 0-km. Esse é o caso dos últimos Volkswagen Golf GTI importados em 2019, anunciados hoje por até R$ 250.000, e que ainda têm apelo. Mesmo assim a VW fez questão de trazer, de avião, o novíssimo Golf GTI 8,5 para sentir usar o Rock In Rio como termômetro para a sua popularidade.

Oficialmente, a marca diz que este carro está no Brasil para comemorar seus 50 anos. Mas tem muita gente na Volkswagen anotando argumentos, pois também querem o Golf GTI de volta às concessionárias. Entre os defensores está o próprio CEO da VW do Brasil, Ciro Possobom.

Claro que o modelo chegaria importado e a um preço longe de ser acessível. Os últimos VW Golf GTI vendidos no Brasil eram nacionais e da sétima geração. A primeira fase da oitava geração nem sequer ameaçou vir ao Brasil e enfrentou alguma rejeição na Europa pela mudança radical em seus comandos.

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VW GOLF GTI 2025<span class="hidden">–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas

Se tem uma coisa rara nos 50 anos do Golf foram as grandes mudanças visuais entre gerações. Quando o assunto é reestilização, fica ainda mais discreto: os “Golf MK 8,5” deixaram os faróis mais estreitos e aproveitaram a ocasião para oferecer os matriciais IQ.Light LED, com um facho que pode chegar a 500 metros de alcance, que equipa esse carro. O logotipo dianteiro iluminado também é novidade, pra combinar com a nova grade iluminada.

VW GOLF GTI 2025<span class="hidden">–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas

Na traseira, tem lanternas em led com efeitos de boas-vindas ou despedida, cujas animações podem ser configuradas entre três diferentes opções. As rodas aro 19, opcionais, são as mesmas do GTI Clubsport e obriga a ter a suspensão adaptativa e barra estabilizadora traseira exclusiva.

São opcionais porque, na realidade europeia, um Golf básico pode ter calotas e um GTI pode ser vendido com rodas aro 17 com design pouco inspirado.

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VW GOLF GTI 2025<span class="hidden">–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas

Ao menos a cabine não tem couro nos bancos, o que significa que tem o tradicional tecido xadrez (e com ajuste milimétrico manual), enquanto o revestimento das portas é Alcantara e parte do painel tem fibra de carbono. Não há mais alavanca de câmbio manual para ter o pomo estilizado como uma bola de golf, e o seletor de marcha atual é bastante discreto.

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VW GOLF GTI 2025<span class="hidden">–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas

As maiores evoluções são eletrônicas. Tem o quadro de instrumentos digital e a central multimídia de 12,9 polegadas, cujo tema de cores muda ao gosto do cliente e não pelos modos de condução. A estrutura das telas evoluiu e agora os botões de acesso rápido estão sempre visíveis e há menus pop-up que não ocupam toda a tela. É mais interessante e vistosa que a VW Play nacional.

VW GOLF GTI 2025<span class="hidden">–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas

Há uma evolução notável na mecânica. Hoje o motor 2.0 TSI 265 cv e 37,7 kgfm. É o mesmo rendimento do antigo GTI Clubsport. Está em sua quarta evolução, com bomba de alta pressão, turbo e cabeçote diferentes até daquele que equipa o Jetta GLI (que tem 231 cv) e a combinação de injeção indireta e direta (são oito injetores) vista outrora está de volta.

O câmbio é o DSG de sete marchas, com embreagens úmidas, que já equipa o Jetta GLI, mas com uma programação exclusiva para o Golf GTI. A Volkswagen declara um 0 a 100 km/h em 5,9 s.

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VW GOLF GTI 2025<span class="hidden">–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas

Este novo Golf GTI deve ser tão bom ou melhor que o antigo, pena que não foi desta vez que pudemos dirigi-lo. Essa unidade veio ao Brasil em missão diplomática e retornará para a Alemanha em outubro. É uma pena e torcemos pelo envio de unidades para serem vendidas no Brasil. Mas fica uma informação importante: uma carro como esse custa cerca de 53.000 euros ou R$ 330.000 antes dos impostos. Golf ainda é um esporte para ricos, mesmo após 50 anos.

Ficha técnica – Volkswagen Golf GTI

Preço: 53.000 euros
Motor: gasolina, turbo, transv., 4 cil., 1.984 cm3, 16V, 265 cv a 5.250 rpm, 37,9 kgfm a 1.600 rpm
Câmbio: DSG, 7 marchas, tração dianteira
Suspensão: McPherson (diant.), multilink (tras.)
Freios: discos ventilados (diant. e tras.)
Direção: elétrica,
Pneus: 235/35 R18
Dimensões: compr., 428 cm; largura, 178,9 cm; altura, 147,1 cm; entre-eixos, 262,7 cm; peso, 1.391 kg; tanque, 50 l; porta-malas, 374 l
Desempenho*: 0 a 100 km/h, 5,9 s; velocidade máxima, 250 km/h

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*Dado de fábrica

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