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[4r]Volvo EX90 anda como SUV esportivo e pode dar até ‘bronca’ no motorista

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A Volvo foi uma das primeiras marcas a afirmar que teria apenas carros elétricos. Recentemente, porém, mudou (um pouco) os planos. Até 2030, em vez de vender apenas carros elétricos, a intenção é ter 90% da frota eletrificada, portanto composta de modelos elétricos e híbridos. O restante ainda seria ocupado por carros a combustão. O anúncio da Volvo acompanha uma tendência da indústria automotiva, na qual diversas marcas estão revendo as suas metas de eletrificação.

Essa mudança não altera o cronograma de lançamentos importantes como o do Volvo EX90, um SUV elétrico de sete lugares que estreia tecnologias inéditas na linha Volvo, em especial, pela adoção do microchip da Nvidia que baseado na inteligência artificial (IA) torna o carro tão atualizável quanto o seu smartphone.

QUATRO RODAS foi até a Califórnia (EUA), para dirigir o carro mais avançado da Volvo na atualidade.

Volvo EX90

Mesmo com o design mais sóbrio que o do XC90 (que ganhou sobrevida), os Volvo EX90 estacionados em frente ao hotel chamavam a atenção com seus detalhes. A começar pelos faróis pixelados em formato de martelo e que são idênticos ao irmão menor, Volvo EX30. O conjunto óptico é completado pelos DRLs, também pixelados, e que acompanham o desenho da peça principal.

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Em vez de grade dianteira, há um painel completamente fechado que ostenta o logo da Volvo bem ao centro. É um design simples, mas ao mesmo tempo, sofisticado. Um bom emprego para a expressão: “menos é mais”. 

O porte também impressiona e o fato da área envidraçada ser reduzida confere robustez ao SUV. O entre-eixos, de 2,98 metros, é o mesmo do XC90, com o qual deve conviver no mundo todo, incluindo o mercado brasileiro. 

Volvo EX90

Com essa dimensão, o espaço interno é generoso para quem viaja na segunda fileira – são 96 cm de vão para as pernas, segundo a marca. Já na terceira fileira o espaço é mais limitado, como já esperado em SUVs sete lugares, com 81 cm.

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Porém a segunda fila corre sob trilhos e é possível negociar o espaço, com o máximo do trilho para frente. Comprovamos que um adulto de estatura média pode viajar com algum conforto nos dois bancos extras.

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Volvo EX90

 

Mesmo com os sete assentos montados ainda sobra 310 litros de capacidade no porta-malas. Mas isso mais que dobra quando com cinco lugares, pois chega aos 655 litros. Contar com ainda um porta-malas de carro compacto com sete passageiros é a grande vantagem de SUVs de grande porte e o EX90 ganha do rival BYD Tan, que comporta 235 litros, mas perde (por pouco) do Kia EV9 que carrega até 330 litros. O Kia ainda não é vendido no Brasil, mas pode chegar até o fim de 2024.

Volvo EX90

280 trilhões de cálculos por segundo

O Volvo EX90 é o primeiro modelo da marca a contar com um microchip da Nvidia, que substitui dezenas de sensores que monitoram parâmetros do motor, central multimídia, airbags, recursos de auxílio à direção e pressão dos pneus.

Como ele é possível cruzar em tempo real os mais diferentes aspectos de modo inédito e com capacidade computacional incomparável, segundo a marca, que garante que o sistema é capaz de fazer até 280 trilhões de cálculos por segundo. E uma das funções mais interessantes é tornar o EX90 tão atualizável quanto um smartphone, a marca confirma que as atualizações irão ocorrer a cada seis semanas e que é essa tecnologia que pode permitir que o SUV se torne completamente autônomo em um futuro próximo. 

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Volvo EX90

Os algoritmos também servem à segurança, e a câmera instalada abaixo do volante monitora o comportamento do condutor em tempo real. Caso esteja distraído, o motorista sentirá cutucões transmitidos através dos bancos e do volante, algo como uma “bronca” mesmo. Caso o condutor durma ou passe mal ao volante, por exemplo, o carro consegue parar em local apropriado e chamar serviços de emergência automaticamente.

Minimalismo impera

Os Volvo que já nascem com o nome EX são mais minimalistas em tudo. É o caso do irmão menor, EX30, que até abandonou o quadro de instrumentos. O EX90 não chegou a esse ponto e o painel traz informações relevantes e personalizadas, e é acompanhado de uma central multimídia vertical de 14,5” com sistema operacional Google.

E é nela na qual estão concentradas todas as informações e ajustes com operação intuitiva e grafismos modernos. Ela oferece a possibilidade de abandonar a dependência do smartphone por ter aplicativos nativos como Spotify, Google Maps e Waze. Mas, caso ainda faça questão do espelhamento, há conexão com Apple Car Play. 

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A ausência de botões físicos atrapalha a vida a bordo, pois a redundância de alguns ajustes comuns seria bem-vinda. É inconveniente usar a tela para ajustar retrovisores e volante, por exemplo. Até a simples abertura do porta-luvas tem que ser por meio de um comando na grande tela – que só atendeu o nosso comando após algumas tentativas.

O acabamento é esmerado como é esperado em um SUV de luxo, mas no lugar de materiais nobres a Volvo preferiu o uso de materiais reciclados. Ao todo são 48 kg de plástico reciclado, assim como parte do aço e do alumínio usado no carro.

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O SUV ainda tem sistema de som Dolby Atmos vinculado ao som premium da Bowers & Wilkins, com 25 alto-falantes para um som imersivo em toda a cabine.

Como anda o Volvo EX90?

O SUV traz dois motores elétricos, um em cada eixo, e será vendido nos EUA e Europa em duas versões. A Twin. que entrega até 408 cv e 78,5 kgfm e a Perfomance, topo de linha, que chega a 517 cv e 92,8 kgfm. Segundo a Volvo, é a Performance que chegará ao Brasil e foi essa a versão avaliada por QUATRO RODAS.

Volvo EX90

O 0 a 100 km/h prometido é de 4,9 segundos e nos parece um número próximo da realidade. Em um percurso por estradas sinuosas e grandes avenidas em New Port Beach (EUA) é possível constatar que o desempenho é satisfatório e que mesmo tendo mais de 2.500 kg o SUV é ágil e faz ultrapassagens e retomadas com naturalidade.

É notório que no quickdown do acelerador o SUV não tem aquele comportamento típico dos elétricos. O corpo “não gruda” no banco, pois o máximo de torque não é entregue de uma vez só e há uma aceleração mais progressiva. Mas isso não é de todo ruim, pois favorece o conforto. 

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O comportamento dinâmico é exemplar graças à suspensão pneumática independente que privilegia o conforto. As imperfeições do piso são suavizadas, mas sem tornar a condução anestesiada e permitindo uma tocada mais divertida e conectada. 

Volvo EX90Volvo EX90Divulgação/Volvo

Graças ao sistema LiDar e mais 8 câmeras, 5 radares e 12 sensores ultrassônicos, o piloto automático adaptativo (ou Auto Pilot) funciona com precisão e parece “enxergar” mais e melhor que o olho humano. Ele é acionado pela alavanca do câmbio e na nossa experiência fez até curvas com tranquilidade, mas não permitiu nenhuma distração e nem mesmo tirar as mãos do volante. É o chamado nível 2 de automação.

Para chegar aos outros níveis que, ao tudo indica já são possíveis pelo hardware do SUV, a Volvo espera uma atualização da legislação de cada mercado e, assim que considerar “seguro”, irá habilitar mais funções autônomas. 

A sua bateria tem boa capacidade, 111 kWh, e garante autonomia de 600 km no ciclo misto (cidade/estrada) e 817 km apenas rodando na cidade, segundo a fábrica. São bons números, mas é bom lembrar que o Inmetro deve cortar em 30% essa estimativa ficando cerca 420 km de alcance no total.

Volvo EX90

O Volvo EX90 integra uma nova categoria de SUVs, os elétricos de sete lugares. E esse segmento foi inaugurado no Brasil pelo BYD Tan em fevereiro de 2022, e que tem 517  cv, também carrega sete ocupantes e custa bem menos. Afinal o Volvo EX90 deverá custar mais de R$ 700.000 segundo fontes ligadas à fábrica, também para se posicionar acima de XC90, que parte dos R$ 609.950.

A previsão é que SUV elétrico desembarque no Brasil apenas no primeiro trimestre de 2025 e nesse meio tempo pode ganhar mais um rival, o Kia EV9, que foi eleito o “melhor carro do mundo”. A vida não será fácil, mas o que não faltam são recursos ao Volvo para competir.

Ficha técnica – Volvo EX90

Motor: dois elétricos, dianteiro e traseiro, 517 cv, 92,8 kgfm
Bateria: íon-lítio, 111 kWh, 614 km de autonomia (WLTP)
Câmbio: 1 marcha, tração integral
Direção: elétrica
Suspensão: Pneumática, Duplo A (dianteira),multilink (traseira)
Freios: disco nas quatro rodas
Dimensões: comprimento; 504 cm; largura, 196 cm; altura, 174 cm; entre-eixos, 298 cm; peso, 2.818 kg; porta-malas, 655 litros

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