Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
RobôAutoforum

[4r]QR de setembro: BYD enfrenta a Toyota em dois comparativos

Recommended Posts

A edição de setembro de QUATRO RODAS já está chegando à casa dos assinantes e às bancas com um embate entre BYD e Toyota em dois comparativos. Colocamos frente a frente os SUV e sedãs híbridos das duas marcas.

O BYD King enfrenta o sedã mais vendido do mundo, o Corolla e o SUV Corolla Cross com motorização híbrida encara o BYD Song Pro. 

A própria BYD não esconde que tem a Toyota como principal rival e no  evento de apresentação e test-drive do sedã King disponibilizou diversas unidade do Corolla para que os jornalistas pudessem compará-los. Aceitamos a provocação, mas comparamos do nosso jeito: com teste completo em nosso campo de provas, medições e análise criteriosa da nossa equipe.

QR_785_COMPARA_Toyota

E para englobar também um comparativo representando o segmento mais disputado do Brasil, o de SUVs, também convocamos o Corolla Cross e Song Pro. Os dois são híbridos, porém o Toyota é pleno sem possibilidade de recarregar e o BYD é plug-in, recarregável em tomada, possibilitando uma rodagem de até 68 km apenas no modo elétrico. Apesar de serem tão diferentes na propulsão, compartilham a mesma faixa de preço e o mesmo cliente.

QR_785_COMPARA_Toyota

Continua após a publicidade

Essa edição também traz o teste completo da Volkswagen Amarok renovada. Trata-se de uma segunda reestilização acompanhada de evoluções tardias para uma picape que já sente o peso da idade. É uma receita não muito diferente daquela sofrida pela Saveiro em 2023. A frente recebeu um novo capô cerca de 10 cm mais comprido, permitindo se adequar à mesma linguagem de estilo da nova geração da Amarok vendida na Europa, essa, sim, inteiramente nova, lançada lá em 2022. 

QR_785_CARRO_VW AMAROK EXTREME

E tem mais:
QR_785_CARRO_2008


Peugeot 2008 – A nova geração do Peugeot 2008 foi lançada oficialmente e estreou com mudança de plataforma, design renovado e o mesmo conjunto mecânico do Fiat Pulse, seu parente dentro da família Stellantis. Agora o Brasil tem a mesma geração do 2008 vendido na Europa, embora com atraso: foi lançada no Velho Continente em 2019. O motor do Pulse veio com a troca de  cidadania e faz parte da adaptação para o SUV ser fabricado aqui.

QR_785_CARRO Chevrolet Blazer EV

Continua após a publicidade

Chevrolet Blazer – Há algumas décadas, o Chevrolet Blazer era o SUV da picape S10 no Brasil. Desde 2012, porém, esse papel passou a ser do Trailblazer, que, inclusive, ganhou recentemente uma atualização visual. Nos Estados Unidos, o Blazer seguiu vida solo e, agora, volta ao mercado brasileiro com um posicionamento inédito. Ele passa a ser um SUV elétrico com pegada esportiva, a qual pode lhe render o posto de, digamos, “substituto espiritual” do Camaro.

QR_785_REPORTAGEM_L200 GUIGA SPINELLI

Mitsubishi L200 Triton Ultimate Racing – QUATRO RODAS acompanhou o processo de construção da inédita Triton Ultimate Racing ao longo de nove meses, do corte e soldagem dos primeiros tubos aos primeiros testes e acerto do carro às vésperas do Sertões. Acompanhamos a construção do primeiro carro de rali da categoria FIA Ultimate concebido no Brasil. A picape ainda antecipa que a nova geração da Mitsubishi L200 virá ao Brasil.

QR_785_CARRO_FORD MUSTANG

Ford Mustang GT Performance – O Ford Mustang completou, em 2024, 60 anos de vida. Porém, o esportivo não chamou ninguém para a festa, já que ele passou a ser o único muscle car do mundo. Seus companheiros (e rivais) Chevrolet Camaro e Dodge Challenger deixaram de ser produzidos e os sucessores se renderão à eletrificação – a Ford garante que isso não acontecerá tão cedo com o Mustang. No Brasil, a comemoração acontece com o lançamento do modelo renovado, que, além do novo visual, ganha mais tecnologia e potência. Ele chega na versão GT Performance, por R$ 529.000.

Continua após a publicidade

 

 

 

 

 

CAPA_785<span class="hidden">–</span>Fernando Pires/Quatro Rodas

Carta ao leitor – Inspiração e Transpiração

A capa deste mês se inspira na edição de junho de 1992. Não na forma. Mas no conteúdo: confronto entre duas marcas. Na ocasião, a revista reuniu 14 carros, dois a dois, comparando as linhas de Ford e Volks. Desta vez, a disputa tem quatro carros e dois segmentos: sedãs e SUVs médios, colocando rente a frente BYD e Toyota.

Em 1992, o gancho jornalístico foi o aniversário de cinco anos da Autolatina, sociedade que uniu as duas marcas (de 1987 a 1996), que continuaram sendo rivais no mercado. Agora, o mote foi dado pela BYD, ao disponibilizar unidades do Corolla, no evento de apresentação e test-drive do sedã King, para que os jornalistas pudessem comparar.

Quatro-Rodas-0383-1992-06-01-low-1<span class="hidden">–</span>Acervo/Quatro Rodas

Aceitamos a provocação. Mas, se é para comparar, que seja em um teste completo, em nosso Campo de Provas. Daí, alinhar Song e Corolla Cross foi fácil, porque os dois SUVs híbridos combinam até no preço.

Coube ao piloto Leonardo Barboza acelerar os carros na pista, com toda habilidade que ele tem e todo rigor que ele segue, de acordo com nossa metodologia, que submete os carros às mesmas condições, e nossos pró prios equipamentos. O editor Henrique Rodriguez reuniu os números do teste a suas impressões e escreveu sobre os sedãs, na página 34, e o repórter Guilherme Fontana fez o mesmo com os SUVs, na página 40. Tudo com o auxílio luxuoso das lentes do fotógrafo e cinegrafista Fernando Pires.

Interessante notar como os chineses têm a Toyota como referência. Além dessa demonstração da BYD no test-drive do King, em uma visita que fiz à FTXT, empresa do grupo da GWM, em Baoding, na China, dedicada a tecnologias de propulsão com hidrogênio, havia vários Toyota Mirai estacionados nos pátios dos laboratórios visitados. E, em dado momento da visita, o engenheiro que nos conduzia apresentou duas peças colocadas dentro de caixas de acrílico, para exibição, que teriam a mesma função em um motor movido a hidrogênio, sendo uma produzida pela Toyota e outra, mais simples, compacta e leve, conforme a explicação, produzida pela FTXT.

Continua após a publicidade

Outra constatação curiosa é que as fábricas, normalmente, elegem uma conterrânea para chamar de sua rival. Ford x GM, Mercedes x  BMW, Honda x Toyota. Mas as chinesas apontam suas armas para as ocidentais, caso de BYD x Toyota e Zeekr x Porsche, embora, aqui no Brasil, também já exista uma rivalidade BYD x GWM.

Competição é salutar para todo negócio. Serve para as empresas ficarem alertas e motivadas a buscarem a excelência, como no caso da FTXT, e seu funcionário orgulhoso ao mostrar as propriedades da peça feita em casa. Dito isso, vou ficando por aqui. Ainda temos muito o que fazer e concorrência é o que não falta para quem tem revista, site e presença nas redes sociais.

Quatro Rodas

Publicidade

View the full article

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...