Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
RobôAutoforum

[4r]Projeto de Lei pode aumentar CNH a 80 pontos para motoristas profissionais

Recommended Posts

Desde 1997, a Lei n° 9.503 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) limita o número de pontos necessários para a suspensão de um motorista profissional. É isso que o Projeto de Lei 2002/24, de autoria da deputada Carla Zambelli (PL-SP), quer alterar.

O projeto prevê penalidade de suspensão do direito de dirigir após o acúmulo de 80 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de motoristas profissionais. Seria o dobro dos pontos atuais.

Atualmente, segundo o CTB, a suspensão da carteira pode ser aplicada sempre que o condutor atingir, no prazo de 12 meses: 20 pontos, caso tenham duas ou mais infrações gravíssimas; 30 pontos, caso tenha uma infração gravíssima; ou 40 pontos, caso não conste nenhuma infração gravíssima.

Segundo o novo projeto de lei, o condutor poderá acumular até 80 pontos na CNH em um período de 12 meses e precisará apenas passar por um processo de reciclagem de direção.

Continua após a publicidade

Radar de velocidade

Esse é um acréscimo muito grande ao que é aplicado atualmente. Para a perda da CNH, os motoristas terão de, no mínimo, dobrar as suas infrações para chegar perto dos 80 pontos dentro de um ano.

Compartilhe essa matéria via:

O argumento de Carla, autora do projeto, é fundamentado, principalmente, na nova realidade do Brasil em relação a fiscalização eletrônica de veículos.

Continua após a publicidade

“Os poucos radares instalados nas ruas estavam localizados em pontos reconhecidamente perigosos, onde a fiscalização ajudaria a reduzir os acidentes. Hoje, com a popularização dessa tecnologia, a instalação de radares se tornou comum, muitas vezes feita sem qualquer estudo prévio”, observa.

Radar campeão de multas na Avenida Salim Farah Maluf<span class="hidden">–</span>Reprodução/Quatro Rodas

Segundo a deputada, os motoristas profissionais ficam em situações de vulnerabilidade, pois, com os diversos radares espalhados pelas ruas, o acúmulo de pontos para a suspensão da CNH se torna mais fácil.

O número de radares é grande em muitas cidades. No entanto, esse aumento sobre o número de pontos abre uma prerrogativa muito perigosa em relação a infrações de trânsito mais graves. O PL ainda está em tramitação, deve ser analisado pela Câmara dos Deputados. Se aprovado, a proposta ainda precisará ser analisada e aprovada também pelo Senado.

Publicidade

View the full article

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...